EFI – 3º Ano Manhã e Tarde – Núcleo Engordador – Detalhes da atividade

Aos Pais dos alunos do 3º ano Manhã e Tarde,

No dia 10 de outubro, 4ª feira, faremos um estudo em campo no Núcleo Engordador, um parque estadual na Serra da Cantareira, para conhecer uma floresta de Mata Atlântica.

As condições climáticas dos últimos dias prejudicaram bastante o nosso trabalho de campo no Núcleo Engordador. Por isso decidimos pelo seu adiamento. Fizemos o reagendamento para o dia 24 de outubro, quarta-feira.

Nosso objetivo é realizar atividades de observação como uma etapa do estudo sobre as “Florestas Tropicais”, de modo a identificar elementos característicos dessas florestas e indícios de transformações na paisagem, naturais ou provocadas pela intervenção do homem.

Nesta atividade os alunos estarão acompanhados pelas professoras de classe Lucia e Anita, pelas auxiliares Letícia e Olivia, pelo professor Mauro Pontes (Ciências, do Ensino Fundamental II) e pela orientadora Ana Cristina Marotto, além de alunos-monitores do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio.

Solicitamos que cada criança:

  • leve dois lanches (para o período da manhã e da tarde);
  • leve um cantil de água com alça apropriada, se tiver e quiser (para a caminhada que faremos em uma das trilhas do parque) ¹ ;
  • esteja com a camiseta cinza do uniforme da escola;
  •  esteja com um tênis confortável;
  • leve agasalho (lá é mais frio e a temperatura pode cair).

A escola se responsabilizará pelo almoço, por uma capa de chuva e por todo o material didático necessário.

Solicitamos sua colaboração para os seguintes horários desta atividade:

  • encontro na escola: 7h30
  • término da atividade: 17h55

Em comunicado enviado no dia 20 de setembro, sugerimos que as famílias dos alunos que participarão desta atividade considerassem, seguindo a orientação de médicos de sua confiança, a recomendação de vacinação, que deveria ser feita pelo menos 10 dias antes da atividade, tempo previsto para a aquisição de imunidade.

Tivemos a orientação de que cuidados fundamentais com quem não está vacinado são o uso de repelente com icaridina sobre o protetor solar ou diretamente sobre a pele, em lugar do uso de protetor com repelente ou outros tipos de repelente, e a restrição ao uso de salicilatos, como AAS e Aspirina, em caso de febre, mas sugerimos que as famílias conversem a respeito e nos transmitam a orientação de pediatras e médicos de confiança.

Pedimos a todos que preencham e nos entreguem essa filipeta, relativa à prevenção da febre amarela, até 2ª feira, dia 08 de outubro.

Em relação ao pagamento, conforme previsto em nosso contrato de prestação de serviços, os trabalhos de campo já discriminados no calendário escolar de 2018 estão sendo cobrados através de boletos bancários.

Em caso de chuva, a atividade será cancelada e transferida para uma nova data.

Atenciosamente,

 

Ana Cristina Marotto
Orientadora Educacional e Pedagógica

 

¹ Percorremos a trilha em aproximadamente 1 hora, de forma que não é imprescindível que levem água. O cantil colabora com o clima de preparação para a caminhada, mas pode conter pouca água para não ficar pesado e precisa ter uma alça que não machuque. Os alunos precisam estar com as mãos livres para segurar roteiro e lápis. Levaremos água da escola para os alunos tomarem ou voltarem a encher os cantis, se quiserem.