EF I – 3º ano – Núcleo Engordador – 2023

São Paulo, 10 de outubro de 2023

Às famílias das alunas e dos alunos do 3º ano,

No dia 18 de outubro, 4ª feira, faremos um estudo em campo no Núcleo Engordador, no Parque Estadual da Cantareira, para conhecer uma floresta de Mata Atlântica.

Nosso objetivo é realizar atividades de observação como uma etapa do estudo sobre as “Florestas Tropicais”, de modo a identificar elementos característicos dessas florestas e indícios de transformações na paisagem, naturais ou provocadas pela intervenção do homem.

Nesta atividade as crianças estarão acompanhadas pelas professoras de classe Maria Lucia e Daniela de Amorim, pelas professoras auxiliares Filomena e Julia, pelo professor de Ciências Antonio Carlos, do Ensino Fundamental II, pela orientadora Luciana Gamero, além de alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio, no papel de monitores e monitoras.

Solicitamos que cada criança:

  • leve dois lanches, compostos de alimentos não perecíveis (para o período da manhã e da tarde);
  • leve um cantil ou garrafa de água com alça apropriada (para a caminhada que faremos em uma das trilhas do parque);
  • esteja de calça comprida, pois vamos caminhar em uma trilha;
  • leve boné ou chapéu que proteja do sol, para momentos antes ou depois da trilha;
  • esteja com a camiseta cinza do uniforme da escola;
  • esteja com um tênis confortável, pedimos que não usem calçados abertos;
  • leve agasalho (lá é mais frio e a temperatura pode cair).

A escola se responsabilizará pelo almoço, por uma capa de chuva e por todo o material didático necessário. As crianças não precisam de mochila com agenda, estojo ou demais materiais.

Solicitamos sua colaboração para os seguintes horários desta atividade:

  • encontro na escola: 7h45
  • término da atividade: 17h55

Informamos que desde 2016 há a recomendação de que todas as pessoas que viajem para uma zona rural sejam vacinadas contra febre amarela em todo o estado de São Paulo. Como essa vacina faz parte do calendário nacional de vacinação, estamos considerando que as crianças estão vacinadas, mas pedimos que, junto com a autorização de saída, nos confirmem essa informação ou, caso a opção da família tenha sido por não vacinar, conversem com médicos e/ou pediatras de sua confiança e nos enviem então as suas orientações com relação às medidas de prevenção necessárias. Tivemos a orientação de que os cuidados fundamentais com quem não está vacinado são o uso de repelente com icaridina sobre o protetor solar ou diretamente sobre a pele, em lugar de protetor com repelente ou outros tipos de repelente; e o uso de vestimentas que protejam a pele, como calça comprida, já solicitada, e blusa de manga comprida. Seguiremos, no entanto, a orientação das famílias para cada criança.

Para a participação na atividade, é imprescindível a entrega ou envio de uma autorização, que pode ser acessada pelo link abaixo:

Autorização de saída e informações sobre saúde

Em relação ao pagamento, conforme previsto em nosso contrato de prestação de serviços, os trabalhos de campo já discriminados no calendário escolar de 2023 estão sendo cobrados através de boletos bancários.

Em caso de chuva na cidade de São Paulo ou, mais especificamente, na região do Parque Estadual da Cantareira, a atividade será cancelada.

Atenciosamente,

Luciana Gamero

Orientadora Educacional e Pedagógica

¹ Percorremos a trilha em aproximadamente 1 hora. O cantil colabora com o clima de preparação para a caminhada, mas pode conter pouca água para não ficar pesado e precisa ter uma alça que não machuque. As crianças precisam estar com as mãos livres para segurar roteiro e lápis. Levaremos água da escola para as alunas e os alunos tomarem ou voltarem a encher os cantis, se quiserem.
² Orientação da COVISA/Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Disponível em https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=243611