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Educação Infantil e 1º ano

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Esse primeiro ciclo da escolaridade configura um período de transição da casa para a escola, no qual as crianças ampliam vínculos e criam recursos para lidar com as novas situações que se apresentam quando passam a integrar um grupo que tem a aprendizagem como tarefa comum.
Conviver com segurança em um ambiente social e pertencer a um grupo vão possibilitar que as crianças se disponham, gradativamente, a construir conhecimentos conjuntamente, expondo seu pensamento, ouvindo as demais, contribuindo e aceitando contribuições para a formulação e reformulação de perguntas e ideias.
Embora tenham desafios de aprendizagem específicos, o cotidiano escolar dos grupos de Educação Infantil e 1º ano conta com a mesma carga horária, a mesma forma de organização e nomeação da rotina e de utilização dos materiais e os mesmos procedimentos de avaliação, aspectos, entre outros, que têm uma mudança mais acentuada na passagem das crianças para o 2º ano do Ensino Fundamental.

O currículo inclui aprendizados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Música, Educação Física e Capoeira. A partir do 1º ano, também Inglês.
Para que as crianças experimentem, desde o início, o aprendizado como um processo coletivo, os conteúdos curriculares têm íntima relação com a brincadeira e a conversa em grupo, nas quais expressam seus sentimentos e conhecimentos a respeito de suas relações com os demais e sobre os fatos e acontecimentos que acompanham, ao observar a vida e os afazeres das pessoas mais próximas.
Aliar brincadeira, leitura, conversa e investigação é o que nos permite, nessa faixa etária, contar com o envolvimento das crianças no aprendizado dos diversos conteúdos curriculares, já que se vinculam a aspectos que as instigam e as mobilizam diante da necessidade que estão expressando de partilhar e prosseguir em seu processo de questionamento, investigação e aprendizagem.

Na Educação Infantil, optamos por trabalhar com grupos que integram crianças de 3 a 5 anos.
Nosso objetivo é propiciar aprendizagens a partir dessa interação, em função das diferenças individuais que possibilitam a composição de um grupo mais diverso e também pela colaboração entre as crianças.
Nossa experiência nos mostra que, nessa faixa etária, grupos mais heterogêneos propiciam que as crianças tenham mais tranquilidade para aprender umas com as outras e para mostrar o que sabem e o que não sabem. Como a presença e a opinião individual são importantes e valorizadas nas brincadeiras e conversas, a satisfação com as descobertas se alia ao reconhecimento e respeito pelos conhecimentos e contribuições de cada uma.
As crianças compartilham todas as atividades da rotina e encontram desafios diversificados e específicos para a conquista de autonomia e para o aprendizado contínuo dos diferentes conteúdos curriculares, que consideram tanto os objetivos específicos para cada faixa etária como aquilo que cada uma já sabe e pode aprender.
No contexto de grupos mais heterogêneos, as crianças têm a oportunidade de observar colegas mais novos e mais velhos que ainda estão aprendendo ou já aprenderam aquilo que elas já dominam, o que institui um clima de confiança no tempo e no processo de aprendizagem de cada uma. No campo das relações sociais, as crianças constroem recursos saudáveis de administração dos conflitos próprios da infância, de tal maneira que um grupo de faixa etária ampliado tem maior possibilidade de desenvolver a autorregulação de forma mais autônoma que um grupo seriado.

O trabalho no 1º ano traz como marcas de aprendizagem a maior sistematização e formalização dos conteúdos relacionados à leitura, à escrita e à Matemática, e a importância da parceria, de escutar a dúvida de outras crianças, da possibilidade de se aprender com a colocação do outro e de quanto é possível aprender quando estão auxiliando um colega. Neste sentido, a noção de “erro” é relativizada, na medida em que são justamente as hipóteses das crianças que fomentam a construção de conhecimentos no grupo.
Propiciar a interação e a colaboração entre crianças de diferentes idades é um valor que perpassa muitas de nossas escolhas e propostas de aprendizado. As crianças do 1º ano permanecerão tendo essa oportunidade, realizando atividades curriculares comuns com crianças mais novas e mais velhas em função de objetivos específicos de aprendizado.

Inserção social para a aprendizagem

Nosso objetivo é receber as crianças de forma acolhedora, atendendo-as em suas necessidades individuais, para que gradativamente se familiarizem com as outras crianças do grupo e com a escola e estabeleçam parcerias para a brincadeira e a aprendizagem.
Nesse momento, nossa tarefa é acompanhá-las e desafiá-las de forma gradual e contínua, para que cada criança:

  • conquiste independência crescente com relação à sua higiene e aos cuidados com os objetos de uso pessoal e coletivo;
  • conheça, compreenda o sentido, proponha, discuta, respeite e exija o cumprimento dos combinados do grupo e das regras de convívio social e institucional;
  • recorra cada vez mais à linguagem verbal para narrar fatos significativos e resolver conflitos, conquistando a possibilidade de expressar seu pensamento de forma coerente e de exercitar sua capacidade de argumentação e negociação;
  • disponha-se a brincar em grupo, partilhando enredos, rodiziando papéis, dividindo materiais e seguindo regras;
  • construa conhecimentos sobre o mundo, compartilhando saberes e descobertas, expressando suas ideias e posições, ouvindo os colegas e ampliando seus interesses;
  • desenvolva respeito e tolerância para com as contribuições e os aprendizados de cada um no grupo;
  • perceba as diferentes formas de comunicação do pensamento e dê importância à qualidade de suas representações gráficas nas diferentes linguagens – plástica, textual (oral ou escrita) e matemática.

A organização pessoal e coletiva para o aprendizado

Nessa idade, as crianças ampliam sua condição de participar de diálogos e conversas em grupo, mantendo sua participação e escuta em torno de um mesmo assunto e percebendo as diferentes opiniões. Nos projetos de pesquisa, aprendem a tolerar a diversidade e a permanência das questões, que motivam novas aprendizagens.
Nosso trabalho possibilita que a criança:

  • integre-se ao grupo, tomando iniciativas para articular-se com os(as) demais na construção de conhecimentos, criação de brincadeiras e solução de problemas;
  • responsabilize-se pelas tarefas em sala de aula e em casa, assim como pelos materiais escolares;
  • conquiste maior independência para o trabalho individual e coletivo;
  • compartilhe conhecimentos e descobertas, expressando suas ideias de forma coerente e exercitando sua capacidade de argumentação;
  • valorize o próprio pensamento e o de cada um(a) no grupo, desenvolvendo tolerância com os próprios erros e os dos outros;
  • evolua em sua capacidade de expressão nas diferentes linguagens;
  • no aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, busque compreender e se aproximar das formas socialmente convencionadas de registro e comunicação.

A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada estudante do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções do professor ou da professora e propiciar uma boa comunicação com as famílias, na busca de uma parceria que nos permita proporcionar aos estudantes um espaço de aprendizagem mais próximo daquele que desejamos e no qual acreditamos.
Algumas formas específicas de registro nos permitem compartilhar o resultado da avaliação de forma mais significativa em cada ciclo.

Na Educação Infantil e 1º ano, elaboramos relatórios semestrais – individuais e de grupo – dirigidos aos familiares.

A preocupação com o que comer e como comer faz parte do nosso projeto educacional.
No refeitório e na cantina da escola, a alimentação é saudável e equilibrada, feita ou escolhida com um cuidado especial no uso não abusivo de frituras, de alimentos com aditivos químicos ou excessivamente açucarados.
Na Educação Infantil e no 1º ano, o lanche é trazido de casa. Professores e professoras acompanham as crianças, incentivando-as a perceber o sentido das orientações educacionais pertinentes a esse importante momento de cuidado com a saúde e o encontro social.

Ensino Infantil (EI): Refere-se aos estudantes do Grupo Interidades
Ensino Fundamental I (EF I): Refere-se aos estudantes de 1º a 5º ano

2024