| Cronograma | |||
| Atividade | Data | Horário | Participantes |
| Escola, Arte e Cultura | Sábado 1 de Novembro | 10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
| Atividade interna de socialização | 2ª feira 3 de Novembro | Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
| Roda de Capoeira | 6ª feira 5 de Dezembro | 16h30 às 18h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
| Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem | 2ª feira 3 de Dezembro | 19h às 21h | Alunos(as), educadoras(es) e familiares |
| Apresentação de Música | 4ª feira 10 de Dezembro | 11h às 12h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
| Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 1/11/2025
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
| Livro de crônicas |
A partir da leitura e interpretação de textos de cronistas clássicos, como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lima Barreto, Cecília Meireles e alguns mais contemporâneos, como Cidinha da Silva, Elisa Lucinda, Antônio Prata, Daniel Munduruku e Itamar Vieira Junior, os alunos e as alunas aprofundaram seu conhecimento sobre a crônica no contexto do trabalho com gêneros em Língua Portuguesa.
O estudo deste gênero envolveu etapas de discussão e produção, das quais todos e todas participaram, desde a leitura e o processo de revisão até a escrita da versão final. Além de dar contexto para a retomada e o exercício dos conteúdos de ortografia, acentuação, pontuação e gramática, a produção de crônicas proporcionou ocasiões prazerosas de escrita autoral, dadas as características do gênero, como o tom de conversa na abordagem de assuntos do cotidiano.
Apresentamos hoje o livro que reúne as produções do grupo, “Esse ano foi Crônico”. Esperamos que apreciem a leitura e se emocionem com estes textos que expressam o olhar peculiar das nossas crianças sobre o mundo.

Ilustração de Joaquim Faria Eliezer
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Paladino
| Maquete iluminada do centro de São Paulo (Projeto de Geografia, integrado a História, e alguns conceitos relacionados aos estudos de Matemática) |
O grupo vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, numa proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro velho e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.
Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.
Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que as alunas e os alunos utilizaram para a construção das figuras espaciais e para a composição de elementos da maquete.
Como a turma visitou o centro da cidade de São Paulo pessoalmente, em nosso projeto de campo, poder concretizar seus aprendizados em uma maquete foi uma maneira envolvente e interessante de relacionar conhecimentos e apoiar os estudos em sala de aula.
Professoras responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Carolina Lisboa; Daniela de Amorim e Júlia Palladino
| Exposição de Artes – Reinvenção da matéria: Argila e Madeira |
A matéria: argila
Moringas com cabeças de bichos
A argila é uma materialidade fundamental na história da humanidade. Explorada por diversas culturas e civilizações desde os tempos mais remotos, está presente em inúmeros espaços do nosso cotidiano. Nas mãos dos/das estudantes do 5º ano, a argila tomou forma a partir da livre experimentação e de estudos sobre a cerâmica do povo indígena Xakriabá.
Foi um longo processo: modelar, desenhar o que foi modelado, desconstruir o que foi feito, modelar novamente, preparar a peça para receber as cores finais. Ao decorrer da investigação, fomos compreendendo que trabalhar com o barro requer um íntimo contato com o nosso entorno, os dias frios, úmidos, a temperatura das mãos, tudo influencia na textura da argila e nas etapas de secagem. Assim, as crianças produziram moringas com cabeça de bicho, inspiradas nas esculturas produzidas pelo artista Nei Xakriabá.
A matéria: madeira
Da marcenaria básica à criação de autômatos
No projeto de madeira, estudantes do 5º ano vivenciaram princípios básicos da marcenaria para montar e pintar suas próprias caixas. Inicialmente, serraram a madeira e partiram para o desafio de fixar as partes, fazendo uso de pregos, martelo e alicate. O objetivo inicial era construir uma peça bem estruturada e resistente.
Após essa primeira etapa, um novo desafio foi lançado: a inserção de engrenagens capazes de realizar pequenos movimentos por meio de manivelas, os autômatos. Entre o desenho do projeto e o resultado final, muitas foram as descobertas. As ideias iniciais ganharam novos contornos diante dos limites e possibilidades que a própria materialidade apresenta: a madeira, as rodas e as engrenagens. Cada criança teve a possibilidade de modelar, com biscuit, um objeto, personagem ou elemento de sua escolha que pudesse ganhar movimento por meio do uso da força manual.
Como referência artística e inspiração, apreciamos os autômatos do artista e inventor James Elkis, pai da Joana Elkis, orientadora da Educação Infantil do Colégio Equipe. Nestes dois projetos, o 5º ano experimentou as infinitas possibilidades de criação com as próprias mãos que criam, constroem e reinventam a matéria.

Modelagem de Joaquim Guarnieri de Paiva
Profs. responsáveis: Inessa de Oliveira e Se Paz Suzuki
| Encontros de Leitura — Uma reinvenção de Alexandria |
O projeto dos Encontros de Leitura para as turmas do 5º ano aqui apresentado é sobre a história de uma investigação que se inicia no mito fundador, ainda que ancorado no mundo real, da Biblioteca de Alexandria — um espaço criado para imortalizar ideias e registrar tudo o que já existira e pudesse ser registrado, numa sequência infinita de leituras e comentários. Um espaço que deveria ser uma oficina de leitores, e não apenas um lugar onde os livros fossem preservados infinitamente.
Infelizmente, apesar das referências oferecidas, a verdade é que não sabemos que aspecto terá tido a Biblioteca de Alexandria, afinal, a biblioteca que pretendia ser o depósito da memória do mundo não soube conservar para nós a memória de si mesma.
Felizmente, temos a sorte e o privilégio de poder contar com as pesquisas e a imaginação das crianças do 5º ano, que toparam o desafio de reinventá-la!
Professoras responsáveis: Ana Gabriela Faversani e Bianca Figueiredo
| Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 3/11/2025
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
| Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 5/12/2025
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares familiares dos grupos
de 3º a 5º ano-Tarde
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
| Reunião de Passagem de 5º para 6º ano |
Data: quarta-feira, dia 3/12/2025
Horário: das 19h às 21h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Os principais aprendizados e as melhores histórias de nosso tempo de 1º a 5º ano
Os educadores e as educadoras do Colégio Equipe convidam os familiares do grupo do 5º ano para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual os alunos e as alunas farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.
Este é um momento especial do percurso educacional dos e das estudantes deste ano que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados(as) a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.
Professoras responsáveis: Daniela de Amorim e Julia Paladino
| Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 10/12/2025
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde
O As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
● Duração: pulso e divisão rítmica
● Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
● Intensidade: interpretação, dinâmica
● Timbre: qualidade e personalidade do som
● Expressividade e Autonomia
● Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Luiza Villavicencio
| Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
|---|---|---|---|---|
| Início | GI–Manhã GI–Tarde | 1° Ano-Manhã 1° Ano-Tarde 2° Ano-Manhã 2° Ano-Tarde 3° Ano-Manhã 3° Ano-Tarde 4° Ano-Manhã 4° Ano-Tarde 5° Ano-Manhã 5° Ano-Tarde | 6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano | 1ª Série 2ª Série 3ª Série |