Chamada Geral 2025 – 2º ano-Tarde

 

Cronograma
AtividadeDataHorárioParticipantes
Escola, Arte e CulturaSábado
1 de Novembro
10h às 12h30Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização2ª feira
3 de Novembro
Período de aulaAlunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira6ª feira
5 de Dezembro
13h30 às 14h30Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
10 de Dezembro
8h15 às 9h15Alunos(as), educadoras(es) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 1/11/2025
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

“Eu me vejo no futuro”

A partir da leitura compartilhada do livro “Afrofuturo – Ancestral do Amanhã”, de Henrique André e Tutano Nômade, e de muitas conversas e brincadeiras, os alunos e as alunas foram convidados(as), assim como as crianças da história, a planejar, sonhar e criar possíveis situações para o seu futuro, colocando-se como protagonistas de uma história que descreve seu dia a dia ou uma situação especial.

Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.

O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.
 


Ilustração de Larissa Passos e Castro

Professoras responsáveis: Luciana Justi, Lara Nogueira, Camilla Guimarães e Dandara Martins

 

“Memórias do 2º ano em 2025” – Caderno de Memórias e Linha do Tempo

Os Cadernos de Memória do 2º ano e as Linhas do Tempo foram organizados com a intenção de registrar e resgatar as principais experiências do 2º ano em 2025.

A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarem as atividades, aprendizagens e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.

Em cadernos confeccionados pelos(as) próprios(as) estudantes, cada um(a) foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória e impressões pessoais e, com a aproximação do final do ano, elaboramos juntos uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo resgatar o percurso vivenciado. Ela permite também a compreensão de que as aprendizagens dependem de um conhecimento anterior, de interações, conversas, pesquisas e investimentos, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e uma construção coletiva.

Entendendo que os “Cadernos de Memória” têm como objetivo o registro do momento de cada criança, optamos por não corrigir as escritas, respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.

As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem desta bela e significativa memória de um período de suas vidas.

Professoras responsáveis: Luciana Justi, Camilla Guimarães, Lara Nogueira e Dandara Martins

Cores e formas: pintura de tecidos inspirados na arte de Esther Mahlangu

Os tecidos aqui expostos foram pintados pelos alunos e pelas alunas do 2º ano da Manhã e da Tarde, inspirados(as) na obra da artista sul-africana Esther Mahlangu, pertencente ao povo Ndebele, reconhecida por sua arte vibrante e repleta de padrões geométricos coloridos.

Durante o processo de criação, os/as estudantes exploraram conteúdos estudados na área de Geometria e observaram figuras geométricas planas, identificando formas, simetrias e composições presentes nas obras da artista.

Conheceram também a trajetória de Esther Mahlangu, que começou a pintar aos 10 anos de idade, aprendendo com sua mãe e avó a arte de decorar murais — uma prática tradicional das mulheres Ndebele, que preserva uma tradição ancestral. Suas obras, marcadas por símbolos e padrões abstratos, são pintadas à mão livre, com cores intensas e contornos pretos, técnica originalmente realizada com penas de galinha como pincéis.

Ao longo de sua carreira, Esther levou essa arte para o mundo, aplicando seus padrões em telas, cerâmicas, esculturas, carros e até sapatos, reafirmando a força e a beleza da cultura Ndebele em diferentes suportes, o que nos inspirou a estampar nossos tecidos.

Professoras responsáveis: Luciana Justi, Camilla Guimarães, Lara Nogueira e Dandara Martins

Exposição de Artes – Seres das Águas 

Neste 3º trimestre, as crianças do 2º ano mergulharam em uma investigação artística sobre os habitantes das águas. Polvos, cavalos-marinhos, focas e baleias tomaram o Ateliê de Artes e ganharam vida pelas mãos das crianças, que, por meio de desenhos, ilustrações e imagens, exploraram suas principais características, cores e dimensões.

Como fruto desse trabalho, apresentamos nossa exposição de seres aquáticos pintados em mini-telas. Os trabalhos em pequena escala nos convidam a apreciar as sutilezas que tornam cada criação única.

Em sala de aula, as crianças vivenciaram diversas etapas do processo artístico: a transferência do desenho para a tela usando papel carbono, o manuseio de diferentes pincéis, o primeiro contato com a tinta acrílica, o preenchimento de cores, a qualidade das linhas e o contraste entre figura e fundo. Uma infinidade de recursos visuais presentes na pintura em tela foi descoberta e experimentada por cada criança.

Em parceria com o trabalho desenvolvido em sala de aula, o 2º ano da manhã produziu uma pintura coletiva do pirarucu, peixe pré-histórico que vive nas águas doces da bacia amazônica e que nos impressiona pelo seu tamanho: pode atingir até 3 metros e pesar mais de 200 quilos.

Com o 2º ano da tarde, os estudantes também conheceram outras espécies da fauna aquática, como o aruanã, conhecido por seus saltos fora d’água para capturar insetos, a piranha, famosa por seus dentes afiados e comportamento em cardume, o cachara, com suas manchas escuras características sobre o corpo claro, e o
tucunaré, peixe colorido e territorialista considerado um dos mais valorizados da Amazônia.

Como referência artística, utilizamos o livro “A vida na água”, do artista indiano Rambharos, que cresceu às margens do rio Ganges, pescando e observando atentamente a vida em suas águas. Inspiradas por seu olhar sensível, as crianças foram convidadas a criar seus próprios peixes imaginários, com cores e encantos particulares.

Pintura de Nina Braga Costa Lima

Profs. responsáveis: Inessa de Oliveira e Se Paz Suzuki

2nd year’s fantastic animalia

Ao longo do 3º trimestre, as crianças do 2º ano manhã e tarde pesquisaram, selecionaram e reproduziram os bichos que compõem um catálogo de observatório animal. Esperam deixar seu público estupefato com as maravilhosas combinações possíveis. Bastará que virem as páginas para produzir nomenclaturas inéditas para os espécimes observados!

Esse trabalho surgiu a partir de jogos e atividades escolhidos para que as crianças conhecessem e se familiarizassem com os nomes de animais em inglês. Depois disso, realizarams um levantamento coletivo dos animais favoritos do grupo e, com base nele, cada criança produziu um animal que compõe o livro, inspirado pela obra original Professor Revillod’s Universal Animalarium, de Miguel Murugarren.

A produção artística em torno do vocabulário apresentado no trimestre possibilitou concretizar o conhecimento adquirido, enquanto a escrita segmentada dos nomes dos animais e as variadas combinações entre eles serviu como estratégia para a associação entre escrita e fonemas da língua inglesa.

Profs. responsáveis: Bianca Figueiredo e Vitor Orlando Espindola

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 3/11/2025
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.  

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 5/12/2025
Horário: das 13h30 às 14h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 10/12/2025
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde 

O As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:

● Duração: pulso e divisão rítmica

● Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes

● Intensidade: interpretação, dinâmica

● Timbre: qualidade e personalidade do som

● Expressividade e Autonomia

● Relação corpo/voz e movimento

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Luiza Villavicencio

ApresentaçãoEnsino InfantilEnsino Fundamental IEnsino Fundamental IIEnsino Médio
InícioGIManhã
GITarde
1° Ano-Manhã
1° Ano-Tarde
2° Ano-Manhã
2° Ano-Tarde
3° Ano-Manhã
3° Ano-Tarde
4° Ano-Manhã
4° Ano-Tarde
5° Ano-Manhã
5° Ano-Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série