Aos(Às) funcionários(as), alunos(as) e familiares,
Campanha de vacinação contra Influenza em São Paulo
A chegada do outono e o início de um período mais frio na cidade de São Paulo fazem com que tenhamos que procurar informações sobre a vacinação contra Influenza.
A Secretaria Municipal da Saúde, que proporciona vacinas gratuitas nos postos da rede pública, iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza no dia 27/03/2022.
Na cidade de São Paulo, a organização para a imunização dos grupos prioritários é a seguinte:
-
Idosos com 80 anos e mais – a partir de 27/03
-
Idosos com 70 anos e mais – a partir de 29/03
-
Idosos com 60 anos e mais – a partir de 04/04
-
Trabalhadores da Saúde – a partir de 04/04
-
Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade – a partir de 02/05
-
Gestantes e Puérperas – a partir de 02/05
-
Povos Indígenas – a partir de 09/05
-
Profissionais da educação das escolas públicas e privadas – a partir de 09/05
-
Pessoas portadoras de deficiência – a partir de 09/05
-
Pessoas com comorbidades – a partir de 09/05
-
Forças de segurança e salvamento, forças armadas – a partir de 16/05
-
Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso – a partir de 16/05
-
Trabalhadores portuários – a partir de 16/05
-
Funcionários do sistema prisional – a partir de 16/05
-
População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas – a partir de 16/05
Para quem pertence a um desses grupos, os endereços de vacinação podem ser consultados em:
Vacinação Contra Influenza | Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura da Cidade de São Paulo
Vale a pena lembrar algumas informações disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo:
-
A vacina contra Influenza pode ser administrada de forma concomitante com outras vacinas do calendário nacional de vacinação (inclusive com a vacina contra Covid-19), e também com outros medicamentos, na população a partir de 12 anos de idade.
-
Para as crianças de 5 a 11 anos de idade, contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra Influenza, que comparecerem a uma Unidade Básica de Saúde e ainda não foram vacinadas contra Covid-19 , deve ser administrada a vacina contra Covid-19 e agendada a vacina contra Influenza, respeitando-se o intervalo mínimo de 15 dias
Campanha de vacinação contra Influenza:
ação conjunta da escola com a Clínica Vaccin
Tomar essa vacina é muito importante, tanto para nos proteger como para contribuirmos para a criação de imunidade de rebanho para gripes que também podem apresentar, em algumas pessoas, complicações graves, além de gerar isolamento até que se confirme o diagnóstico. Os profissionais de saúde orientam também a vacinação para que, em caso de gripe e necessidade de atendimento médico, descartem influenza na triagem de casos para o coronavírus, iniciando prontamente o tratamento adequado.
Para atingirmos a imunidade de rebanho, o ideal é vacinarmos 95% da comunidade, sendo que um percentual entre 70% e 80% seria satisfatório.
Para facilitar o acesso e diminuir o custo da vacina, conseguimos novamente constituir uma parceria com a Clínica Vaccin através de uma campanha conjunta de vacinação que estará disponível do dia 11/04 até o dia 11/05. A clínica propôs o valor de R$ 80,00 por dose.
A vacina que será utilizada é a quadrivalente, que protege para uma cepa a mais do que a trivalente oferecida na rede pública. Ela é bastante segura, sendo a dor local o evento adverso mais comum nos vacinados. Ela é composta de partículas virais purificadas que não causam doença, mas estimulam a produção de anticorpos, os quais terão efeito protetor contra uma eventual infecção, seja para impedir o adoecimento, seja para diminuir a gravidade nos que adoecerem. Esta proteção se inicia a partir do 10º dia após a vacinação. Algumas pessoas, mesmo vacinadas, ainda podem adoecer neste intervalo, mas terão o benefício protetor dali a alguns dias.
A vacina é contraindicada em caso de febre ou para pessoas com histórico de alergia grave a ovo de galinha com sinais de anafilaxia. É fundamental que todos conversem com seus médicos a respeito.
Procedimentos para vacinação
As famílias podem acessar o aplicativo de Clínica Vaccin a partir do link:
https://campanha.vaccin.com.
Na sequência deverão fazer seu cadastro e acessar um “ambiente” no site/aplicativo onde farão a compra das doses que precisarão. Assim que finalizada a compra (o pagamento poderá ser feito com cartão de crédito em até 3 vezes), aparecerá um QR Code que será o demonstrativo de que a compra foi efetivada. Esse QR Code deverá ser apresentado no endereço da Clínica Vaccin que a família escolher para se vacinar.
É importante ressaltar que o QR Code gerado tem a validade de 60 dias.
No momento em que as famílias se dirigirem a um dos endereços da Clínica Vaccin, deverão apresentar a caderneta de vacinação ou guardar o comprovante que será fornecido.
Poderão se vacinar pelo valor mencionado acima todos da comunidade do Colégio Equipe que realizarem a compra através do link aqui disponibilizado.
Os endereços da clínica são:
-
Unidade Higienópolis: Rua Itacolomi, 333 – CJ 31 – Higienópolis
-
Unidade Rebouças: Rua Eusébio Matoso, 403 – Pinheiros
A Vaccin solicitou que informássemos que todos os protocolos que a situação exige estão sendo respeitados e o uso de máscara, em todo o ambiente da Vaccin Centro de Infectologia e Imunização, é obrigatório.
Temos que continuar a nos cuidar e a cuidar de quem precisa de cuidados.
Coordenação do Colégio Equipe