EFI – 5º ano – Acompanhamento da vida escolar

03/03/2023

São Paulo, 3 de março de 2023

 

 

 

 

Às famílias dos alunos e das alunas de 5º ano-Manhã,

 

 

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar em conjunto, ao longo do ano, o percurso escolar de cada criança.

 

 

Reuniões com as famílias e Eventos

Nas próximas semanas, de acordo com nosso Calendário Escolar, faremos nossas primeiras reuniões com as famílias de cada grupo, nas quais vocês terão a oportunidade de conversar com o orientador e com as professoras de classe do 5º ano. Poderemos ainda, nesses encontros e em mais dois por grupo ao longo do ano, elucidar nossa proposta educacional e partilhar a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar, os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo e os principais aspectos da vida escolar das crianças e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da nossa comunidade na escola e para que vocês se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos e suas filhas. No ano passado tivemos que fazer alterações nas datas dos eventos para dividir o público em diferentes dias, de forma que alguns já aparecem no nosso calendário escolar como “a confirmar”. Segue a nossa previsão para este ano, mas confirmaremos sempre com antecedência os dias e horários, de forma a realizar os encontros com segurança a depender do contexto sanitário de cada momento.

 

 

Data

Grupo

Evento

Objetivo Principal

Sábado, 18/3

GI a 5º ano

Passeio Ciclístico

Convivência entre crianças, familiares, educadores e educadoras

Sábado, 3/6

GI a 9º ano

Mostra Literária

Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita

Sábado, 24/6

GI a 9º ano

Festa Junina

Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais

6ª feira, 29/9

GI a 5º ano 

Encerramento da Olimpíada – Manhã 

Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração, que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas

GI a 9º ano

Encerramento da Olimpíada – Tarde

Sábado, 7/10

GI a 5º ano

Brinquedos e Brincadeiras

Comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras entre crianças e familiares

Sábado, 11/11

GI a 9º ano

Escola, Arte e Cultura

Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano

6ª feira, 1/12

GI a 5º ano – Manhã

Roda de Capoeira

Confraternização entre crianças de diferentes grupos

6ª feira, 8/12

GI a 5º ano – Tarde

4ª feira, 13/12

2º a 5º ano

Apresentação de Música

Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho ou sua filha, que pode ser acessado no link do boletim eletrônico enviado por e-mail às famílias, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais com o registro da avaliação do período.

As crianças terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Encontros de Leitura na Biblioteca, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores e professoras especialistas; Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e jogos e brincadeiras de integração (Projeto Quadra do 5º ano), no dia do período integral. Atividades em integração com crianças de outros grupos ocorrem também em outras situações, algumas já planejadas, como as Atividades Diversificadas de Português e Matemática, e outras que avaliamos serem pertinentes no contexto de cada grupo ou período.

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar das crianças, bem como as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que as famílias entrem em contato conosco também se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou suas filhas, ou para nos contar sobre o que as crianças expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção relativos a qualquer aspecto.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar crianças de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são:

  • dúvidas quanto à necessidade de acolher qualquer dificuldade de uma criança ou, de outro lado, de intensificar conjuntamente, familiares e escola, nossa expectativa e exigência;

  • dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento / auxílio ou, de outro lado, de uma maior exigência de autonomia nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega;

  • combinados relativos às intervenções diante da necessidade de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão;

  • outras questões de socialização e aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

Boletins trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno e aluna às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com as crianças o que esperamos que aprendam e os principais desafios individuais e coletivos.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, as crianças aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com familiares, professoras ou professores e/ou orientação, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la de forma cada vez mais autônoma às necessidades identificadas.

 

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso das crianças com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores e pelas professoras, como forma de acompanhamento do que as crianças conseguem realizar fora do contexto de sala de aula. É fundamental, nesse sentido, que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que as crianças tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso alguma criança necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado conosco. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

As crianças de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa duas a três vezes por semana; e as do 5º ano, quatro vezes por semana.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe as crianças, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;

  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;

  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;

  • elas sejam encorajadas a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar conhecimentos, dúvidas e dificuldades em classe;

  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;

  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo que foi solicitado.

 É importante também que questões relativas à organização das crianças para levarem o material necessário para casa sejam informadas às professoras. As crianças podem tentar acessar com colegas o conteúdo que porventura tenha ficado no material esquecido na escola, mas é importante refletirmos conjuntamente sobre como as ajudamos a se responsabilizar por uma organização eficiente, que lhes permita carregar o material necessário sem peso extra na mochila, o que entendemos que se conquista, por um lado, sem que os adultos resolvam tudo por elas, mas por outro, sem que deixem de acompanhar, sempre que necessário, as necessárias constatações e planejamentos em busca de soluções.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e as famílias podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EF I, constituem também um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

 

Particularidades do 5º ano

No início do 5º ano, modificamos a forma de solicitação das lições de casa, agendando antecipadamente o que as crianças devem realizar ao longo de toda a semana, de forma que elas são desafiadas a aprender a se organizar com o uso da agenda e com a separação dos materiais que querem ou precisam levar para casa, conforme seu ritmo de realização das tarefas. Algumas crianças levam mais tempo para se adaptar a essa mudança e vão contar com o auxílio de colegas para que, gradualmente, consigam compreender como se organizar, o que é esperado e bastante trabalhado no início da série. O domínio desse procedimento é fundamental para a conquista da autonomia esperada a partir do Ensino Fundamental II.

No primeiro trimestre do 5º ano, as crianças, por vezes, demonstram dificuldade ou resistência para investir mais tempo no estudo, e costumamos conversar com elas para que compreendam que, mesmo que isso exija maior disciplina e dedicação, o esforço vai valer a pena, e que será possível verificarem o prazer de terem conseguido aprender e realizar produções mais complexas. Eventualmente seus conceitos, no boletim, não são tão bons no primeiro trimestre do 5º ano como eram até o 4º ano, o que não deve preocupar, enquanto conversamos e elas se organizam para adequar seus investimentos aos novos desafios.

Ao longo desse processo, esperamos que elas desenvolvam recursos para aprofundar seu investimento nos estudos e na aprendizagem, e compreendam a importância de adequar as orientações recebidas na escola e em casa para a elaboração de um método pessoal de estudos, que por vezes exige mais ou menos tempo, ou ainda estratégias diferentes e criativas, originadas de reflexões pessoais sobre o resultado de processos anteriores e da identificação constante das necessidades pessoais diante das particularidades de sua aproximação com os novos desafios que vão surgindo.

 

 

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos,

 

 

 

Flávio Cidade

Orientação Pedagógica e Educacional

Adriana Mangabeira

Coordenação de EI e EF I

EFI – 5º ano – Acompanhamento da vida escolar

03/03/2023

São Paulo, 3 de março de 2023

 

 

 

 

Às famílias dos alunos e das alunas de 5º ano-Manhã,

 

 

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar em conjunto, ao longo do ano, o percurso escolar de cada criança.

 

 

Reuniões com as famílias e Eventos

Nas próximas semanas, de acordo com nosso Calendário Escolar, faremos nossas primeiras reuniões com as famílias de cada grupo, nas quais vocês terão a oportunidade de conversar com o orientador e com as professoras de classe do 5º ano. Poderemos ainda, nesses encontros e em mais dois por grupo ao longo do ano, elucidar nossa proposta educacional e partilhar a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar, os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo e os principais aspectos da vida escolar das crianças e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da nossa comunidade na escola e para que vocês se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos e suas filhas. No ano passado tivemos que fazer alterações nas datas dos eventos para dividir o público em diferentes dias, de forma que alguns já aparecem no nosso calendário escolar como “a confirmar”. Segue a nossa previsão para este ano, mas confirmaremos sempre com antecedência os dias e horários, de forma a realizar os encontros com segurança a depender do contexto sanitário de cada momento.

 

 

Data

Grupo

Evento

Objetivo Principal

Sábado, 18/3

GI a 5º ano

Passeio Ciclístico

Convivência entre crianças, familiares, educadores e educadoras

Sábado, 3/6

GI a 9º ano

Mostra Literária

Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita

Sábado, 24/6

GI a 9º ano

Festa Junina

Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais

6ª feira, 29/9

GI a 5º ano 

Encerramento da Olimpíada – Manhã 

Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração, que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas

GI a 9º ano

Encerramento da Olimpíada – Tarde

Sábado, 7/10

GI a 5º ano

Brinquedos e Brincadeiras

Comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras entre crianças e familiares

Sábado, 11/11

GI a 9º ano

Escola, Arte e Cultura

Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano

6ª feira, 1/12

GI a 5º ano – Manhã

Roda de Capoeira

Confraternização entre crianças de diferentes grupos

6ª feira, 8/12

GI a 5º ano – Tarde

4ª feira, 13/12

2º a 5º ano

Apresentação de Música

Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho ou sua filha, que pode ser acessado no link do boletim eletrônico enviado por e-mail às famílias, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais com o registro da avaliação do período.

As crianças terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Encontros de Leitura na Biblioteca, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores e professoras especialistas; Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e jogos e brincadeiras de integração (Projeto Quadra do 5º ano), no dia do período integral. Atividades em integração com crianças de outros grupos ocorrem também em outras situações, algumas já planejadas, como as Atividades Diversificadas de Português e Matemática, e outras que avaliamos serem pertinentes no contexto de cada grupo ou período.

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar das crianças, bem como as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que as famílias entrem em contato conosco também se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou suas filhas, ou para nos contar sobre o que as crianças expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção relativos a qualquer aspecto.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar crianças de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são:

  • dúvidas quanto à necessidade de acolher qualquer dificuldade de uma criança ou, de outro lado, de intensificar conjuntamente, familiares e escola, nossa expectativa e exigência;

  • dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento / auxílio ou, de outro lado, de uma maior exigência de autonomia nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega;

  • combinados relativos às intervenções diante da necessidade de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão;

  • outras questões de socialização e aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

Boletins trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno e aluna às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com as crianças o que esperamos que aprendam e os principais desafios individuais e coletivos.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, as crianças aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com familiares, professoras ou professores e/ou orientação, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la de forma cada vez mais autônoma às necessidades identificadas.

 

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso das crianças com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores e pelas professoras, como forma de acompanhamento do que as crianças conseguem realizar fora do contexto de sala de aula. É fundamental, nesse sentido, que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que as crianças tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso alguma criança necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado conosco. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

As crianças de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa duas a três vezes por semana; e as do 5º ano, quatro vezes por semana.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe as crianças, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;

  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;

  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;

  • elas sejam encorajadas a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar conhecimentos, dúvidas e dificuldades em classe;

  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;

  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo que foi solicitado.

 É importante também que questões relativas à organização das crianças para levarem o material necessário para casa sejam informadas às professoras. As crianças podem tentar acessar com colegas o conteúdo que porventura tenha ficado no material esquecido na escola, mas é importante refletirmos conjuntamente sobre como as ajudamos a se responsabilizar por uma organização eficiente, que lhes permita carregar o material necessário sem peso extra na mochila, o que entendemos que se conquista, por um lado, sem que os adultos resolvam tudo por elas, mas por outro, sem que deixem de acompanhar, sempre que necessário, as necessárias constatações e planejamentos em busca de soluções.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e as famílias podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EF I, constituem também um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

 

Particularidades do 5º ano

No início do 5º ano, modificamos a forma de solicitação das lições de casa, agendando antecipadamente o que as crianças devem realizar ao longo de toda a semana, de forma que elas são desafiadas a aprender a se organizar com o uso da agenda e com a separação dos materiais que querem ou precisam levar para casa, conforme seu ritmo de realização das tarefas. Algumas crianças levam mais tempo para se adaptar a essa mudança e vão contar com o auxílio de colegas para que, gradualmente, consigam compreender como se organizar, o que é esperado e bastante trabalhado no início da série. O domínio desse procedimento é fundamental para a conquista da autonomia esperada a partir do Ensino Fundamental II.

No primeiro trimestre do 5º ano, as crianças, por vezes, demonstram dificuldade ou resistência para investir mais tempo no estudo, e costumamos conversar com elas para que compreendam que, mesmo que isso exija maior disciplina e dedicação, o esforço vai valer a pena, e que será possível verificarem o prazer de terem conseguido aprender e realizar produções mais complexas. Eventualmente seus conceitos, no boletim, não são tão bons no primeiro trimestre do 5º ano como eram até o 4º ano, o que não deve preocupar, enquanto conversamos e elas se organizam para adequar seus investimentos aos novos desafios.

Ao longo desse processo, esperamos que elas desenvolvam recursos para aprofundar seu investimento nos estudos e na aprendizagem, e compreendam a importância de adequar as orientações recebidas na escola e em casa para a elaboração de um método pessoal de estudos, que por vezes exige mais ou menos tempo, ou ainda estratégias diferentes e criativas, originadas de reflexões pessoais sobre o resultado de processos anteriores e da identificação constante das necessidades pessoais diante das particularidades de sua aproximação com os novos desafios que vão surgindo.

 

 

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