Visitação à exposição : “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba”

26/02/2024

Prezadas famílias dos estudantes do 8º ano,

No dia 6 de março (quarta-feira), estamos planejando uma visita ao Instituto Moreira Salles Paulista para apreciarmos a exposição “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou”. Essa exposição nos transportará para a cena cultural carioca do início do século XX, onde as comunidades afrodescendentes deram origem ao samba urbano.

“A mostra aborda as intrincadas redes de trabalho, solidariedade e espiritualidade que floresceram nesse período histórico, e suas influências duradouras no presente, desde as escolas de samba até os terreiros e quintais. A curadoria da exposição é conduzida pelos renomados historiadores e professores Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinícius Natal e Ynaê Lopes dos Santos, com a expografia elaborada pela talentosa arquiteta Gabriela de Matos.” (Texto extraído do site do IMS)

Nossa intenção ao participar dessa exposição é aprofundar os estudos que temos realizado em sala de aula sobre a Formação do Povo Brasileiro, História e Cultura Afro-Brasileira e, ao mesmo tempo,  incentivar a experiência de mobilidade urbana.

Estamos programando a visitação durante o período de aulas (das 13h15 às 18h15). Sairemos da escola às  13h30 para pegar o metrô. Os bilhetes serão providenciados pela escola.

A atividade começará às 15h, com duração prevista de 1 hora e 30 minutos. Após a visita, reservaremos um momento para um lanche. Por isso, solicitamos que os estudantes tragam alimentos saudáveis e fáceis de serem manuseados.

É obrigatório o uso da camiseta cinza da escola e os estudantes devem vir com um tênis confortável. A saída será acompanhada, pela professora de música Rosana Araújo, pelo professor auxiliar Henrique Paulino e pela orientadora Iza Cortada.

Em relação ao pagamento, conforme estabelecido em nosso contrato de prestação de serviços, os custos relacionados às atividades externas já programadas no calendário escolar de 2024 serão cobrados por meio de boletos bancários.

Iza Cortada

Orientadora Pedagógica e Educacional

Visitação à exposição : “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba”

26/02/2024