12/03/2014
VII Seminário para Educadores
Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.
Tema
Leituras do mundo: aprendizagem, linguagens e currículo
Justificativa
Nossos alunos atuais “nasceram com a tecnologia instalada na sociedade. E ver chegar uma tecnologia não é o mesmo que nascer com ela instalada” (Ferreiro, E.). Diante deste fato, observamos uma proliferação das formas de comunicação, um aumento significativo no volume de informação e consequentemente o acesso cada vez mais facilitado às informações sobre todos os conteúdos trabalhados na escola. Mas nossos alunos estão preparados para ‘ler’ todos esses conteúdos? Em que medida nosso trabalho possibilita que os alunos se alfabetizem em diferentes linguagens para que venham a realizar leituras críticas, problematizando diferentes visões de mundo? O que deve ser mantido e o que devemos transformar na nossa prática pedagógica diante deste contexto?
Objetivos
Criar condições para que os professores:
Sistemática:
Na reunião pedagógica que antecede o seminário, no dia 17 de março, teremos uma aula com o Professor Raymundo Campos a partir do filme "Os Incompreendidos", de François Truffaut. Sugerimos, para quem não conhece o filme, que o assistam na íntegra antes da reunião, porque no dia assistiremos apenas alguns trechos para alimentar a conversa. Há cópias na informática que podem ser assistidas na escola ou levadas para casa. Providenciamos também cópias do texto "Alfabetização Digital. Do que estamos falando?", de Emília Ferrero, que está no livro O ingresso na escrita e nas culturas do escrito, para que todos tenham uma referência conceitual comum sobre a questão que vamos abordar.
Clique aqui para consultar a programação
12/03/2014
VII Seminário para Educadores
Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.
Tema
Leituras do mundo: aprendizagem, linguagens e currículo
Justificativa
Nossos alunos atuais “nasceram com a tecnologia instalada na sociedade. E ver chegar uma tecnologia não é o mesmo que nascer com ela instalada” (Ferreiro, E.). Diante deste fato, observamos uma proliferação das formas de comunicação, um aumento significativo no volume de informação e consequentemente o acesso cada vez mais facilitado às informações sobre todos os conteúdos trabalhados na escola. Mas nossos alunos estão preparados para ‘ler’ todos esses conteúdos? Em que medida nosso trabalho possibilita que os alunos se alfabetizem em diferentes linguagens para que venham a realizar leituras críticas, problematizando diferentes visões de mundo? O que deve ser mantido e o que devemos transformar na nossa prática pedagógica diante deste contexto?
Objetivos
Criar condições para que os professores:
Sistemática:
Na reunião pedagógica que antecede o seminário, no dia 17 de março, teremos uma aula com o Professor Raymundo Campos a partir do filme "Os Incompreendidos", de François Truffaut. Sugerimos, para quem não conhece o filme, que o assistam na íntegra antes da reunião, porque no dia assistiremos apenas alguns trechos para alimentar a conversa. Há cópias na informática que podem ser assistidas na escola ou levadas para casa. Providenciamos também cópias do texto "Alfabetização Digital. Do que estamos falando?", de Emília Ferrero, que está no livro O ingresso na escrita e nas culturas do escrito, para que todos tenham uma referência conceitual comum sobre a questão que vamos abordar.
Clique aqui para consultar a programação
Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP
(11) 3662 - 6500
(11) 3579 - 9150
(11) 91372 - 3058 (Recepção)
(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)
© Colégio Equipe - 2023