Princípios |
O Processo de Entrada de novos alunos no Colégio Equipe toma como pressupostos para sua organização os seguintes princípios educacionais:
- O processo de entrada de um novo aluno na escola permite explicitar quais compromissos educacionais os educadores, alunos e responsáveis fazem em relação às aprendizagens esperadas.
- A escolha consciente e intencional pela proposta educacional da nossa escola, por parte dos alunos e/ou de seus responsáveis, contribui nas aprendizagens dos nossos alunos.
- O conhecimento da história escolar, das expectativas quanto à escolaridade, dos principais aprendizados, das habilidades e capacidades necessárias ao estudo e aprendizado na série para a qual está se candidatando, do universo de interesses e práticas e do repertório cultural dos nossos alunos é um dos pontos de partida para o planejamento da adaptação e escolha das abordagens e intervenções para o ensino e a aprendizagem.
Objetivos |
Que cada aluno(a)-candidato(a) e/ou seus responsáveis possam conhecer:
- os objetivos, procedimentos e critérios de avaliação do Processo de Entrada;
- o desempenho do aluno-candidato frente às situações de avaliação propostas no Processo de Entrada a partir do 3º ano do Ensino Fundamental;
- as expectativas da escola em relação aos aprendizados necessários ao prosseguimento dos estudos;
- os princípios, objetivos, diretrizes e principais estratégias de trabalho no currículo da escola, em especial da série pretendida;
- os compromissos que a escola assume com o processo de aprendizagem dos alunos;
- os compromissos com o processo de aprendizagem que a escola espera dos alunos e de seus responsáveis;
- os espaços, recursos e normas de funcionamento da escola, bem como os termos do contrato de prestação de serviços.
Que a escola possa conhecer e avaliar:
- os critérios e valores que norteiam a procura e a escolha dos alunos e/ou seus responsáveis pela nossa proposta educacional;
- o histórico do processo escolar e de aprendizado dos alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental;
- o desempenho de cada aluno em relação às situações de avaliação propostas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que expressam os aprendizados que consideramos necessários para o prosseguimento dos estudos em nossa escola;
- as expectativas de formação da família para o aluno-candidato;
- o universo de interesses e valores, as práticas culturais e esportivas, os hábitos de estudo e leitura do aluno-candidato;
- os compromissos que a família e o aluno assumem em relação ao estudo e ao aprendizado.
Critérios de Entrada |
Para o preenchimento das vagas, a escola levará em conta a ordem de inscrição dos interessados, respeitando os seguintes critérios:
- Irmãos de alunos já matriculados na escola.
- Filhos de ex-alunos e funcionários.
- Alunos de escolas parceiras em cada ciclo.
- Famílias interessadas.
Para mais informações clique link.
Atenciosamente,
Luis Marcio Barbosa
Diretor Geral do Colégio Equipe