Orientações para mediação parental para uso de telas

20/06/2024

Caras famílias,

A coordenação da escola vem se dedicando nos últimos anos ao estudo dos efeitos das telas em crianças e adolescentes. Além da consulta de bibliografia especializada e de encontros de formação e discussão entre educadores, temos criado situações curriculares de estudo sobre as relações com as telas e as redes sociais com os próprios estudantes. Também temos feito pesquisas sobre os hábitos de uso de telas entre adolescentes e discutido os dados com eles.

Há dois anos, temos compartilhado com as famílias do Ensino Fundamental II, em reuniões específicas sobre o tema, alguns dados decorrentes destes estudos. Neste ano, no dia 6 de abril, no evento “Diálogos: família, escola e comunidade”, nos comprometemos, nas rodas de conversa com EI/EFI e com EFII, a enviar um documento com orientações básicas para o monitoramento do uso de telas para crianças e adolescentes.

Em um contexto sem regulamentação para as atividades das grandes mídias, amplamente presentes no cotidiano de crianças e adolescentes, entendemos que é papel da escola assumir um posicionamento ativo na direção de enfrentar as lacunas legais e também a ausência de um senso comum sobre como mediar o uso da internet. Com este documento, pretendemos traçar orientações no sentido de prevenir as consequências do uso excessivo e do consumo de conteúdos impróprios na internet, riscos aos quais nossa atual geração de estudantes está     vulnerável. É importante ressaltar que as seguintes orientações não são um conjunto de regras rígidas, mas princípios a serem postos em prática, com a intenção de que nossas crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento integral e consigam estabelecer bons uso das ferramentas digitais que farão parte das suas vidas.

Link de acesso às orientações

Coordenação do Colégio Equipe