Orientação de Práticas Inclusivas

Prezadas famílias, 

No final de dezembro de 2024, fomos informados da saída do profissional responsável, nos últimos anos, pelo apoio à orientação em práticas inclusivas na escola. Diante dessa situação e da proximidade do início do novo ano letivo, decidimos priorizar, junto à orientação de cada série/ano, aos educadores e aos profissionais que atuam fora da sala de aula, o planejamento da recepção e do acompanhamento dos/as estudantes com deficiência neste início de aulas.

Nosso principal esforço é retomar e fortalecer os vínculos de cada estudante e sua família com a escola, sempre que possível, por meio daqueles que já os conhecem e que acompanham, no cotidiano, a convivência, o planejamento e a condução do processo de ensino e aprendizagem. Em nossa experiência, as práticas inclusivas são um desafio coletivo, cotidiano e permanente, que envolve cada educador/a, estudante e família.

Ao mesmo tempo avaliamos, nesse momento, que perfil e atribuições devemos considerar para agregar ao   processo educacional de apoio à orientação nas práticas inclusivas na escola de forma que continuem sendo aperfeiçoadas a partir das características dos nossos estudantes, das dinâmicas coletivas dos grupos em cada classe, assim como, da nossa concepção e metodologia de ensino.

Esses encaminhamentos foram apresentados inicialmente em reuniões individuais com cada família e, no dia 06 de fevereiro, em encontro com a Comissão de Pais de Famílias Anticapacitistas do Colégio Equipe. Junto aos participantes, renovamos nosso compromisso com a presença e participação ativa da Comissão na comunidade escolar, visando à continuidade e ao fortalecimento da comunicação e da parceria com a escola.