Live sobre São Paulo

23/05/2024

São Paulo, 23 de maio de 2024.

Car@s amig@s,

Este é um ano eleitoral nos municípios brasileiros e o debate sobre as questões urbanas, desafios, entraves e possibilidades para o desenvolvimento das cidades estará cada vez mais presente. Por este motivo, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe irão promover uma live sobre a nossa cidade, São Paulo. Desta vez a live terá, ainda, apoio e transmissão simultânea da FESPSP – Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo, instituição com a qual temos estabelecido parceria.

Os últimos eventos no Rio Grande do Sul colocam na pauta da gestão pública municipal a urgência das questões climáticas; a existência de 50 mil pessoas morando nas ruas de São Paulo revela o urgente caminho que ainda é preciso percorrer para garantir um mínimo de dignidade para todos paulistanos; o Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo atual prefeito, revela o poder econômico do mercado imobiliário e seus interesses, nem sempre aliados ao interesse da coletividade; ainda poderíamos citar o desafio da construção de uma melhor mobilidade urbana, a necessidade de reabilitar a região central e tantos outros temas importantes para a cidade de São Paulo.

Mas afinal, quais as pautas prioritárias e urgentes para a próxima gestão municipal? Esse é o debate que vamos promover na live Quais os principais desafios de São Paulo?

Para essa importante reflexão, convidamos:

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978),  Professor Titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. As atividades de pesquisa acadêmica e política se complementam na carreira de Nabil, que ocupou, por duas vezes, o cargo de vereador em São Paulo. Também possui experiência no executivo, como Superintendente de Habitação de São Paulo (1989-1992) e Secretário Municipal de Cultura (2014-2016).

Patricia Marra Sepe, geóloga, Mestre em Geociências e Meio Ambiente e Doutora em Geografia Urbana pelo IGCE/UNESP/Rio Claro, trabalha na Prefeitura de São Paulo, nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano e ambiental. Na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, coordenou diversos projetos, entre os quais o Atlas Ambiental do MSP e o projeto GeoCidade de SP (indicadores ambientais). Desde 2014, trabalha na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento- SMUL. Recebeu em 2018 o Prêmio Espírito Público, do Instituto República e do jornal inglês The Guardian, por sua trajetória no serviço público, na área de meio ambiente. É professora do curso de pós-graduação em Cidade e Moradia da FESPSP.

A mediação da Live será feita por Marcos Barreto, gestor do Instituto Equipe Cultura e Cidadania e vice-diretor geral da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Representantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Equipe, que estão desenvolvendo o projeto interdisciplinar Deslocar-se em São Paulo: possibilidades de experiência e representação na metrópole, farão perguntas aos convidados.

A participação musical será de Luiza Villa, jovem cantora, compositora, instrumentista e ex-equipana.  Luiza Villa é vocalista da banda Orfeu Menino. Neste ano fez seu primeiro show solo voz e violão na Porta Maldita. Além de ser muito influenciada pela MPB, Luiza também bebe de fontes estrangeiras, colhendo referências do folk, soul e jazz. Estudou violão erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo com Everton Gloeden, foi aluna da cantora Inês Stockler e hoje é graduanda em Licenciatura em Música pela ECA/USP.

A live acontecerá no próximo dia 28 de maio, terça-feira, às 19h. Para assisti-la, basta acessar o canal do Colégio Equipe no YouTube ou o link: https://www.youtube.com/live/etlE-cpjj3Q?si=OL4V4dxJB9a88LCZ

Lembramos que esse é um evento aberto; portanto, fiquem à vontade para divulgá-lo e convidar amigos, amigas, familiares e pessoas que tenham interesse sobre o tema.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

Colégio Equipe

Live sobre São Paulo

23/05/2024

São Paulo, 23 de maio de 2024.

Car@s amig@s,

Para essa importante reflexão, convidamos:

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania