Live: Como lidar com os desafios das Redes Sociais dentro e para além das nossas casas?

São Paulo, 14 de agosto de 2024.

Car@s amig@s,

Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe irão realizar na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, às 19h, a liveComo lidar com os desafios das Redes Sociais dentro e para além das nossas casas?

As Redes Sociais são uma realidade do nosso cotidiano; elas estão por todos os lados, seja para atividades comerciais, de informação, lazer, diversão, turismo, mobilidade, educação ou socialização, entre tantas outras possibilidades. Para qualquer um de nós, é difícil imaginar o dia a dia sem a utilização de aplicativos e sem a comunicação por meio das redes.

Todavia, na mesma medida em que sua utilização pode facilitar as atividades e a comunicação, também pode criar inúmeras dificuldades, desinformações e, sobretudo, desafios na sua utilização por parte de crianças e adolescentes.

A escola e as famílias têm se dedicado a conversar sobre como criar condições para que crianças e jovens façam um bom uso das telas e da internet. Trabalhos e reflexões desenvolvidos no Ensino Fundamental do Colégio Equipe têm provocado a comunidade escolar a pensar em um novo conceito: a cidadania digital. Esse conceito diz respeito aos direitos e deveres de todos os cidadãos ao acessar as ferramentas digitais e, ao mesmo tempo, à dimensão do respeito às regras para fazer um bom uso delas. Compõem esse novo conceito temas como segurança digital, privacidade, direitos autorais, ética e respeito, responsabilidade na divulgação de informações, ciberativismo, saúde e bem-estar.

Entretanto, esses esforços precisam ir para além do controle parental e escolar. São necessárias ações governamentais e da sociedade civil, que regulem conteúdos e o uso das plataformas digitais.

Para aprofundar e complementar os debates que temos realizado entre famílias e escola, estamos convidando para esta live:

Orlando Silva – Deputado federal pelo PCdoB, em terceiro mandato. Foi vereador em São Paulo, Ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma, e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na Câmara, entre a defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e dos movimentos sociais, atua em prol de uma internet livre e sem fake news. É relator do PL das fake news (PL 2630/20).

Paulo Beer – Psicanalista, professor e pesquisador. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre negacionismo e os impactos das novas tecnologias digitais no Departamento de Psicologia Social da USP, onde também é professor convidado e orientador. É coordenador do Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos (NETT) e professor do Instituto Gerar.

A mediação da live ficará a cargo da orientadora educacional e pedagógica do Ensino Fundamental II, Mariana Doneux, que tem conduzido reflexões sobre o tema na comunidade escolar. Contaremos ainda, na abertura, com a participação de Isabela de Mello Monteiro, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Equipe, que está elaborando sua monografia sobre o tema e nos ajudará a contextualizar as reflexões. Também teremos a presença de Júlia Mello Neiva, mãe de estudante do Colégio Equipe, que debate esse assunto com outros pais, mães e responsáveis, e nos apoiará com perguntas.

Lembramos que a live acontecerá na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, às 19h. Para assistir, basta acessar a página do Colégio Equipe no YouTube ou o link: https://www.youtube.com/live/LwSG32bIj2g.

Este é um evento aberto. Fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, familiares e pessoas que se interessam pelo tema.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania