São Paulo, 13 de março de 2025.
Car@s amig@s,
Atenção, atenção, atenção! É com alegria que comunicamos uma nova data para a realização da live sobre o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade. Será na próxima terça-feira, dia 18 de março, às 19h30.
Vamos falar não apenas do filme, mas também sobre a ditadura brasileira, os anos de chumbo e de arbítrio dos governos militares, bem como do processo de abertura política, redemocratização do Brasil e o destaque para o trabalho exercido pela Comissão Nacional da Verdade que, entre outros fatos, concluiu ter havido sequestro e assassinato do deputado Rubens Paiva pelo governo da ditadura militar.
Para esse bom encontro, convidamos duas pessoas muito especiais:
Laís Bodansky – Diretora, produtora e roteirista. Seu longa-metragem de estreia, “Bicho de Sete Cabeças” (2001), ganhou reconhecimento de público e crítica ao tratar da temática manicomial e abusos cometidos em hospitais psiquiátricos. Entre seus filmes estão os longas-metragens “Chega de Saudade” (2007), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010), “Como Nossos Pais” (2017) e “A Viagem de Pedro” (2022). Desde 2019, integra a The Academy (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), votando nas produções cinematográficas indicadas ao Oscar.
Pedro Dallari – Graduado em Direito e Administração de Empresas, foi coordenador e relator da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Pedro é, ainda, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da Universidade. No plano internacional, foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integrou o Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A live terá também a participação musical da musicista e cantora mineira Karine Telles. Karine lançou seu primeiro álbum solo em 2011 e integra o grupo musical de Eduardo Gudin, Notícias dum Brasil, pelo qual participou de um trabalho indicado ao Grammy Latino em 2016. Karine já dividiu o palco com músicos como Elton Medeiros, Paulo César Pinheiro, Renato Braz, entre outros. Karine estará acompanhada pelo preciso violão do instrumentista Paulinho Grasmmann.
A mediação do encontro caberá ao professor de Leituras do 6° e 7° anos do Colégio Equipe, Maurício Freitas. Maurício estudou no Colégio Equipe, tem graduação em História e mestrado em História Social pela USP, onde também fez licenciatura.
Esperamos tod@s vocês para esse encontro muito especial, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 19h30. Para acompanhar, acesse o link https://www.youtube.com/live/ZeHSr3Ojd7g?si=9PKKR49D3i066DcC ou a página do Colégio Equipe no Youtube.
Este é um evento aberto a todos e todas que tenham interesse. Por este motivo, fiquem à vontade para divulgar e convidar amigos, colegas, familiares, vizinhos. Tod@s serão muito bem-vind@s!
Saudações fraternas.
Instituto Equipe Cultura e Cidadania
Colégio Equipe