08/04/2016
Tema
Metodologia Problematizadora de Ensino – Diálogo e Diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?
“Como é possível por o educador e o educando num mesmo nível de busca do conhecimento se o primeiro já sabe? Como admitir no educando uma atitude cognoscente, se o seu papel é o de quem aprende do educador?”
“Se a educação é dialógica, é óbvio que o papel do professor, em qualquer situação, é importante. Na medida em que ele dialoga com os educandos, deve chamar a atenção destes para um ou outro ponto menos claro, mais ingênuo, problematizando-os sempre. Por quê? Como? Será assim? Que relação vê você entre sua afirmação feita agora e a de seu companheiro “A”? Haverá contradição entre elas? Por quê?” (Paulo Freire, em Extensão ou Comunicação?)
“Resolvi me contaminar pela realidade. Os alunos me ensinaram como eu devia ensiná-los.” (Gílson Rampazzo, fundador do Colégio Equipe e Professor de Redação)
Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.
O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.
Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.
Já nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. No ano passado, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino e neste ano decidimos aprofundar a temática a partir da questão: “Diálogo e diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?”. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos retomar questões fundantes para a configuração do projeto político pedagógico da Escola.
Objetivos Gerais:
Criar condições para que os educadores da escola:
Objetivos Específicos:
Criar condições para que os educadores:
Inscrições de Trabalhos:
Temos o prazer de convidá-los a inscrever trabalhos sobre a sua experiência no encontro com os alunos. Acreditamos que possam suscitar boas conversas trabalhos que enfatizem como os educadores entram em contato e problematizam os conhecimentos e concepções de seus alunos e o que aprendem com eles nesse processo.
Nosso desafio será partilhar relatos reflexivos de situações didáticas em que o educador reconhece que houve ou é possível intensificar o diálogo e o aprendizado com seus alunos.
Uma boa aula, um bom trabalho, boas preguntas e projetos bem articulados ao currículo da escola serão muito bem-vindos, tanto quanto propostas que geram dúvida e possam ser partilhadas com os colegas, em um encontro no qual todos contribuam para o aprimoramento de nossa prática e do nosso currículo.
Cronograma:
Até 24 de março: Inscrições de trabalhos pelos professores.
De 28 de março a 8 de abril: Seleção/Organização de trabalhos pela coordenação.
De 11 a 13 de abril: Inscrição dos professores, que não apresentarão trabalhos, nos grupos de discussão.
16 de abril: IX Seminário das 8h30 às 17h30.
Participantes:
Educadores do Colégio Equipe
08/04/2016
Tema
Metodologia Problematizadora de Ensino – Diálogo e Diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?
“Como é possível por o educador e o educando num mesmo nível de busca do conhecimento se o primeiro já sabe? Como admitir no educando uma atitude cognoscente, se o seu papel é o de quem aprende do educador?”
“Se a educação é dialógica, é óbvio que o papel do professor, em qualquer situação, é importante. Na medida em que ele dialoga com os educandos, deve chamar a atenção destes para um ou outro ponto menos claro, mais ingênuo, problematizando-os sempre. Por quê? Como? Será assim? Que relação vê você entre sua afirmação feita agora e a de seu companheiro “A”? Haverá contradição entre elas? Por quê?” (Paulo Freire, em Extensão ou Comunicação?)
“Resolvi me contaminar pela realidade. Os alunos me ensinaram como eu devia ensiná-los.” (Gílson Rampazzo, fundador do Colégio Equipe e Professor de Redação)
Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.
O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.
Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.
Já nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. No ano passado, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino e neste ano decidimos aprofundar a temática a partir da questão: “Diálogo e diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?”. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos retomar questões fundantes para a configuração do projeto político pedagógico da Escola.
Objetivos Gerais:
Criar condições para que os educadores da escola:
Objetivos Específicos:
Criar condições para que os educadores:
Inscrições de Trabalhos:
Temos o prazer de convidá-los a inscrever trabalhos sobre a sua experiência no encontro com os alunos. Acreditamos que possam suscitar boas conversas trabalhos que enfatizem como os educadores entram em contato e problematizam os conhecimentos e concepções de seus alunos e o que aprendem com eles nesse processo.
Nosso desafio será partilhar relatos reflexivos de situações didáticas em que o educador reconhece que houve ou é possível intensificar o diálogo e o aprendizado com seus alunos.
Uma boa aula, um bom trabalho, boas preguntas e projetos bem articulados ao currículo da escola serão muito bem-vindos, tanto quanto propostas que geram dúvida e possam ser partilhadas com os colegas, em um encontro no qual todos contribuam para o aprimoramento de nossa prática e do nosso currículo.
Cronograma:
Até 24 de março: Inscrições de trabalhos pelos professores.
De 28 de março a 8 de abril: Seleção/Organização de trabalhos pela coordenação.
De 11 a 13 de abril: Inscrição dos professores, que não apresentarão trabalhos, nos grupos de discussão.
16 de abril: IX Seminário das 8h30 às 17h30.
Participantes:
Educadores do Colégio Equipe
Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP
(11) 3662 - 6500
(11) 3579 - 9150
(11) 91372 - 3058 (Recepção)
(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)
© Colégio Equipe - 2023