Inscrições para 2025

Princípios

O Processo de Entrada de novos alunos no Colégio Equipe toma como pressupostos para sua organização os seguintes princípios educacionais:

  • O processo de entrada de um novo aluno na escola permite explicitar quais compromissos educacionais os educadores, alunos e responsáveis fazem em relação às aprendizagens esperadas.
  • A escolha consciente e intencional pela proposta educacional da nossa escola, por parte dos alunos e/ou de seus responsáveis, contribui nas aprendizagens dos nossos alunos.
  • O conhecimento da história escolar, das expectativas quanto à escolaridade, dos principais aprendizados, das habilidades e capacidades necessárias ao estudo e aprendizado na série para a qual está se candidatando, do universo de interesses e práticas e do repertório cultural dos nossos alunos é um dos pontos de partida para o planejamento da adaptação e escolha das abordagens e intervenções para o ensino e a aprendizagem.

Depoimentos de ex-alunos

Objetivos

Que cada aluno(a)-candidato(a) e/ou seus responsáveis possam conhecer:

  • os objetivos, procedimentos e critérios de avaliação do Processo de Entrada;
  • o desempenho do aluno-candidato frente às situações de avaliação propostas no Processo de Entrada a partir do 3º ano do Ensino Fundamental;
  • as expectativas da escola em relação aos aprendizados necessários ao prosseguimento dos estudos;
  • os princípios, objetivos, diretrizes e principais estratégias de trabalho no currículo da escola, em especial da série pretendida;
  • os compromissos que a escola assume com o processo de aprendizagem dos alunos;
  • os compromissos com o processo de aprendizagem que a escola espera dos alunos e de seus responsáveis;
  • os espaços, recursos e normas de funcionamento da escola, bem como os termos do contrato de prestação de serviços.

Que a escola possa conhecer e avaliar:

  • os critérios e valores que norteiam a procura e a escolha dos alunos e/ou seus responsáveis pela nossa proposta educacional;
  • o histórico do processo escolar e de aprendizado dos alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental;
  • o desempenho de cada aluno em relação às situações de avaliação propostas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que expressam os aprendizados que consideramos necessários para o prosseguimento dos estudos em nossa escola;
  • as expectativas de formação da família para o aluno-candidato;
  • o universo de interesses e valores, as práticas culturais e esportivas, os hábitos de estudo e leitura do aluno-candidato;
  • os compromissos que a família e o aluno assumem em relação ao estudo e ao aprendizado.

Critérios de Entrada

Para o preenchimento das vagas, a escola levará em conta a ordem de inscrição dos interessados, respeitando os seguintes critérios:

  • Irmãos de alunos já matriculados na escola.
  • Filhos de ex-alunos e funcionários.
  • Alunos de escolas parceiras em cada ciclo.
  • Famílias interessadas.

Para mais informações

Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio

alessandra@colegioequipe.g12.br

(11) 91372 – 3058

Educação Infantil e 1º ano

Em 2025 teremos:

  • GI – uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde.
  • 1º ano – uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde.
Momentos e instrumentos
  • Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
  • Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar.
  • Preenchimento da Ficha Pessoal e matrícula.
  • Entrevista inicial com a orientação do ciclo para conhecimento do aluno e planejamento do início de seu convívio escolar.
  • Saiba mais sobre o trabalho

2º Ano do Ensino Fundamental I

Em 2025 teremos:

  • Duas turmas de 2º ano, uma no período da manhã e outra no período da tarde.
Momentos e instrumentos
  • Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
  • Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar.
  • Preenchimento da Ficha Pessoal e matrícula.
  • Atividade coletiva com os alunos matriculados para que possam conhecer a escola e as características da série e para que os educadores possam conhecer os aprendizados prévios dos alunos.
  • Conversa entre pais e orientação para retorno da atividade coletiva e planejamento da entrada na escola.
  • Saiba mais sobre o trabalho

3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I

Em 2025 teremos:

  • Duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde;
Momentos e instrumentos
  • Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
  • Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar .
  • Inscrição, preenchimento da Ficha Pessoal do aluno e agendamento de atividade avaliativa e de conhecimento da escola pelo aluno.
  • Atividade avaliativa (Português e Matemática) e de conhecimento da escola.
  • Conversa com a orientação para retorno da avaliação realizada.
  • Matrícula.
  • Saiba mais sobre o trabalho

6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II

Momentos e instrumentos
  • Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
  • Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola.
  • Preenchimento da Ficha Pessoal do aluno, inscrição e agendamento de atividade avaliativa.
  • Atividade avaliativa – prova de Português e Matemática.
  • Entrevista com a orientação do ciclo, com o aluno e a família, para retorno da atividade avaliativa.
  • Matrícula.
  • Saiba mais sobre o trabalho

1ª a 3ª série do Ensino Médio

Momentos e instrumentos
  • Preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de apresentação de escola e dinâmica.
  • Apresentação de escola e dinâmica. Ficha Pessoal.
  • Retorno da Ficha Pessoal, prova e reunião de pais.
  • Retorno sobre as etapas do processo e, se aprovado, encaminhamento para matrícula.
  • Matrícula.
  • Saiba mais sobre o trabalho