Princípios
O Processo de Entrada de novos alunos no Colégio Equipe toma como pressupostos para sua organização os seguintes princípios educacionais:
- O processo de entrada de um novo aluno na escola permite explicitar quais compromissos educacionais os educadores, alunos e responsáveis fazem em relação às aprendizagens esperadas.
- A escolha consciente e intencional pela proposta educacional da nossa escola, por parte dos alunos e/ou de seus responsáveis, contribui nas aprendizagens dos nossos alunos.
- O conhecimento da história escolar, das expectativas quanto à escolaridade, dos principais aprendizados, das habilidades e capacidades necessárias ao estudo e aprendizado na série para a qual está se candidatando, do universo de interesses e práticas e do repertório cultural dos nossos alunos é um dos pontos de partida para o planejamento da adaptação e escolha das abordagens e intervenções para o ensino e a aprendizagem.
Depoimentos de ex-alunos
Objetivos
Que cada aluno(a)-candidato(a) e/ou seus responsáveis possam conhecer:
- os objetivos, procedimentos e critérios de avaliação do Processo de Entrada;
- o desempenho do aluno-candidato frente às situações de avaliação propostas no Processo de Entrada a partir do 3º ano do Ensino Fundamental;
- as expectativas da escola em relação aos aprendizados necessários ao prosseguimento dos estudos;
- os princípios, objetivos, diretrizes e principais estratégias de trabalho no currículo da escola, em especial da série pretendida;
- os compromissos que a escola assume com o processo de aprendizagem dos alunos;
- os compromissos com o processo de aprendizagem que a escola espera dos alunos e de seus responsáveis;
- os espaços, recursos e normas de funcionamento da escola, bem como os termos do contrato de prestação de serviços.
Que a escola possa conhecer e avaliar:
- os critérios e valores que norteiam a procura e a escolha dos alunos e/ou seus responsáveis pela nossa proposta educacional;
- o histórico do processo escolar e de aprendizado dos alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental;
- o desempenho de cada aluno em relação às situações de avaliação propostas a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, que expressam os aprendizados que consideramos necessários para o prosseguimento dos estudos em nossa escola;
- as expectativas de formação da família para o aluno-candidato;
- o universo de interesses e valores, as práticas culturais e esportivas, os hábitos de estudo e leitura do aluno-candidato;
- os compromissos que a família e o aluno assumem em relação ao estudo e ao aprendizado.
Critérios de Entrada
Para o preenchimento das vagas, a escola levará em conta a ordem de inscrição dos interessados, respeitando os seguintes critérios:
- Irmãos de alunos já matriculados na escola.
- Filhos de ex-alunos e funcionários.
- Alunos de escolas parceiras em cada ciclo.
- Famílias interessadas.
Para mais informações
Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio
alessandra@colegioequipe.g12.br
(11) 91372 – 3058
Educação Infantil e 1º ano
Em 2024 teremos:
- GI – uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde.
- 1º ano – uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde.
Momentos e instrumentos
- Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
- Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar.
- Preenchimento da Ficha Pessoal e matrícula.
- Entrevista inicial com a orientação do ciclo para conhecimento do aluno e planejamento do início de seu convívio escolar.
- Saiba mais sobre o trabalho
2º Ano do Ensino Fundamental I
Em 2024 teremos:
- Duas turmas de 2º ano, uma no período da manhã e outra no período da tarde.
Momentos e instrumentos
- Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
- Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar.
- Preenchimento da Ficha Pessoal e matrícula.
- Atividade coletiva com os alunos matriculados para que possam conhecer a escola e as características da série e para que os educadores possam conhecer os aprendizados prévios dos alunos.
- Conversa entre pais e orientação para retorno da atividade coletiva e planejamento da entrada na escola.
- Saiba mais sobre o trabalho
3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I
Em 2024 teremos:
- Duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde;
Momentos e instrumentos
- Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
- Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola e apresentação do espaço escolar .
- Inscrição, preenchimento da Ficha Pessoal do aluno e agendamento de atividade avaliativa e de conhecimento da escola pelo aluno.
- Atividade avaliativa (Português e Matemática) e de conhecimento da escola.
- Conversa com a orientação para retorno da avaliação realizada.
- Matrícula.
- Saiba mais sobre o trabalho
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II
Momentos e instrumentos
- Recepção: preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de reunião com a orientação do ciclo.
- Reunião de pais com a orientação do ciclo sobre o projeto pedagógico da escola.
- Preenchimento da Ficha Pessoal do aluno, inscrição e agendamento de atividade avaliativa.
- Atividade avaliativa – prova de Português e Matemática.
- Entrevista com a orientação do ciclo, com o aluno e a família, para retorno da atividade avaliativa.
- Matrícula.
- Saiba mais sobre o trabalho
1ª a 3ª série do Ensino Médio
Momentos e instrumentos
- Preenchimento do Formulário de Inscrição e agendamento de apresentação de escola e dinâmica.
- Apresentação de escola e dinâmica. Ficha Pessoal.
- Retorno da Ficha Pessoal, prova e reunião de pais.
- Retorno sobre as etapas do processo e, se aprovado, encaminhamento para matrícula.
- Matrícula.
- Saiba mais sobre o trabalho