II Fórum Étnico Racial do Colégio Equipe

20/06/2023

São Paulo, 20 de junho de 2023

Queridos estudantes e familiares,

O Colégio Equipe está no processo de aprimoramento do seu currículo escolar, ampliando temas e conceitos da educação antirracista, tanto nos cursos regulares como em nossos eventos.

Neste sentido, o Fórum Étnico Racial que foi realizado apenas no Ensino Fundamental II no ano passado, foi estendido para toda a escola e terá como tema central “Educação antirracista, para muito além da lei 10.639/2003”

No Ensino Médio e no Ensino Fundamental II, teremos mesas de debate na abertura ou no encerramento e oficinas. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o Fórum terá outro formato: as propostas serão mais lúdicas e cada grupo fará um recorte temático que tenha relação com a faixa etária e/ou currículo da série.

O coletivo Equipreta que, ano passado, ocorreu só no EFII coordenado pelas orientadoras Iza Lotitto e Mariana Doneux, neste ano também está presente no Ensino Médio, orientado pela professora Giovana Luz. Ambos os grupos colaboraram na elaboração da programação do Fórum deste ano. Já na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, está nascendo o Equipretinha, que faz uma trajetória diferente dos coletivos do EFII e do EM, em função da faixa etária das crianças. Além das conversas internas entre a equipe de educadores e educadoras sobre a questão racial, é papel do Equipretinha a promoção e documentação de ações junto às crianças. Esse coletivo será coordenado pela orientadora Joana Elkis e pela professora Nélia Dias.

Segue abaixo o link para a programação do Fórum para cada ciclo. Importante ressaltar que as famílias estão convidadas para a mesa final e para o show. As outras atividades foram preparadas para receber exclusivamente os estudantes:

Programação do EM

Programação do EFII

Programação do EI e EFI

Contamos com a presença da nossa comunidade no Show de Encerramento, às 18h30. O valor da entrada será de R$ 15,00 e o dinheiro arrecadado será doado para o Projeto Proceder – projeto de bolsas integrais para estudantes negros e filhos de integrantes do Movimento Sem-Teto. Durante o evento, teremos também cantina e venda de camisetas e de bolsas do Equipreta e da Comissão Antirracista, cuja renda arrecadada terá a mesma finalidade.

Contamos com a presença de todos!

Coordenação do Colégio Equipe.

II Fórum Étnico Racial do Colégio Equipe

20/06/2023

São Paulo, 20 de junho de 2023

Queridos estudantes e familiares,

Programação do EM

Programação do EFII

Programação do EI e EFI

Contamos com a presença de todos!

Coordenação do Colégio Equipe.