FITA – Festival Interestudantil de Trabalhos Audiovisuais

12/06/2024

São Paulo, 12 de junho de 2024.

Queridos estudantes e familiares,

No próximo dia 15 de junho, sábado, ocorrerá no Colégio Equipe a segunda edição do FITA – Festival Interestudantil de Trabalhos Audiovisuais. O Festival foi criado em 2023, sendo produzido por estudantes do curso temático interséries de cinema do Ensino Médio.

Na edição deste ano, o tema é “A expressão dos anseios: Diversidade e Experimentação da juventude”, em curadoria que apresentará um panorama das diferentes linguagens cinematográficas através das quais jovens de todo o país vêm expressando seus sentimentos.

Além disso, haverá uma sessão de curtas e roda de conversa sobre negritude e racialidade,  realizadas pelo Equipreta, o coletivo antirracista de estudantes do Colégio Equipe. A sessão antecederá o almoço organizado pela Comissão de Formatura da 3ª série e a exibição dos curtas que fazem parte do tema central do FITA deste ano.

Convidamos todos a participarem dessa edição do festival. Consultem a Programação abaixo.

Contamos com a presença de vocês!

Estudantes e Educadores do Curso Temático Interséries de Cinema

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

11h Sessão – Equipreta tá no Fita!

11h40 Debate – Equipreta tá no Fita!

12h30 Feijoada da Comissão de Formatura

14h Sessão – Seleção oficial do FITA

16h15 Encerramento e Premiação

Equipreta tá no Fita!

Composto por estudantes e docentes brancos, pretos e pardos, o Equipreta é um espaço de diálogo, ponto de convergência. Embora sejamos um coletivo, temos papéis específicos na luta contra o racismo, a começar pela identidade pessoal e reconhecimento do lugar social de cada um. O que me torna branco? O que me torna negro? Pardo ou negro de pela clara? Por vezes quase branco, por outras quase preto. Qual a minha identidade? Como o racismo me atravessa? Olhar para si e reconhecer-se indivíduo racializado, seja qual for a raça, é etapa elementar para iniciar a construção de uma nova forma de existir e coexistir, em equidade social. Inaugurando nossa participação no FITA, nós, do coletivo Equipreta, realizamos uma curadoria pautada em discussões sobre negritude e relações raciais, dentro e fora do ambiente escolar. Através de “Alma no Olho”, queremos problematizar os atravessamentos do racismo na formação do jovem negro, especialmente ao pensar nos espaços reservados a ele, na atualidade. Diante disso, quais seriam as nossas estratégias e ações capazes de romper com os ciclos de manutenção de privilégios? Já nos curtas “O dia de Jerusa”, “Travessia” e “Antes de Ontem”, enxergamos um convite para pensar em nossos ancestrais negros e suas histórias, muitas delas contadas, outras tantas apagadas. Como recuperar o que ficou no passado? Por onde começar? Após a sessão, teremos um debate, contando com a presença de representantes do Coletivo Equipreta e da Comissão Antirracista do Equipe.

Debate

Beatriz Roldão (Professora de Matemática do Ensino Médio); Cassius Marcelus (Administrador e pai de estudante do Colégio Equipe); Eugênio Lima (Dj, Ator-Mc, Diretor, Pesquisador da cultura afro diaspórica e pai de estudante do Colégio Equipe); Moa Simplício (Artista Visual, Professor, Pesquisador em arte e educação e pai de estudante do Colégio Equipe). Mediação: Heitor Alves Correia da Silva e Giovana Barelli Gamez (estudantes do Colégio Equipe, integrantes do FITA e do Equipreta).

FITA – Festival Interestudantil de Trabalhos Audiovisuais

12/06/2024

São Paulo, 12 de junho de 2024.

Queridos estudantes e familiares,

Contamos com a presença de vocês!

Estudantes e Educadores do Curso Temático Interséries de Cinema

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

11h Sessão – Equipreta tá no Fita!

11h40 Debate – Equipreta tá no Fita!

12h30 Feijoada da Comissão de Formatura

14h Sessão – Seleção oficial do FITA