EM- Projeto Coletivo

17/06/2024

São Paulo, 17 de junho de 2024.

Caros estudantes do Ensino Médio e seus familiares,

PROJETO COLETIVO 2024

25 a 27 de junho

Buscando proporcionar espaços educacionais em que nossos estudantes encontrem, no ambiente escolar, situações de troca de conhecimentos e experiências, conduzindo-os a reflexões sobre temas com que se mostram especialmente sensíveis e atuais, temos organizado junto a eles, nos encerramentos de primeiro semestre, o Projeto Coletivo.

Os estudantes das três séries do ciclo manifestaram algumas preocupações e interesses e elegeram a temática da Militarização como foco para esses dias de trabalho em 2024. A questão formulada, a partir dos assuntos trazidos foi:

Violência Policial e Escolas Cívico-Militares: o que essas experiências revelam?

Receberemos em Mesas de Debate convidados que, de formas diversas, estão envolvidos com o tema. Serão duas mesas:

• Violência policial em São Paulo: enfrentando o legado histórico e os desafios contemporâneos da discriminação racial.
  • Escolas cívico-militares: uma análise crítica de seu significado político e ideológico na contemporaneidade.

Teremos também a aula Do Brigadeiro Tobias de Aguiar ao Capitão Derrite: uma breve história da Polícia Militar de São Paulo, preparada por professores do Ensino Médio.

Como no processo de definição da temática do Projeto Coletivo 2024, a situação do Rio Grande do Sul foi bastante considerada, haverá a aula Rio Grande do Sul, a tempestade perfeita, também a ser ministrada por professor do ciclo.

Como é próprio da concepção do Projeto Coletivo, estudantes de 1ª a 3ª série irão ministrar oficinas aos colegas, a partir de linguagens e conhecimentos que dominam, com práticas diversificadas e compartilhadas entre eles.

Aulas especiais de educadores da escola, com propostas de vivências coletivas, em diferentes linguagens, como artes visuais, música, culinária, também acontecerão.

As dinâmicas propostas em todas as atividades serão vivenciadas coletivamente pelo Ensino Médio, em novos agrupamentos, com alunos da 1ª a 3ª séries reorganizados de acordo com interesses pessoais, rompendo com o cotidiano das turmas.

O Projeto Coletivo se encerra com o Sarau organizado pelo Grêmio, protagonizado pelos estudantes, dando início ao período de férias para a comunidade escolar.

A programação das atividades, com horários e conteúdo das oficinas, estará disponível nos murais das salas de aula.

Esperamos que esta proposta educacional seja muito aproveitada por todos. Frente aos objetivos do Projeto Coletivo e ao seu processo de construção, e frente à relevância dos temas, consideramos obrigatório o compromisso com presença, pontualidade e participação efetiva de cada um dos estudantes do Ensino Médio.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio

EM- Projeto Coletivo

17/06/2024

São Paulo, 17 de junho de 2024.

Caros estudantes do Ensino Médio e seus familiares,

PROJETO COLETIVO 2024