São Paulo, 04 de novembro de 2024.
CUIDADO COM AS RELAÇÕES / USO DE ELETRÔNICOS
Caros estudantes do Ensino Médio e seus responsáveis,
Quando solicitamos, em Boletim Equipe enviado antes do começo do ano letivo, que celulares, se trazidos ao Colégio, permanecessem desligados dentro de bolso ou bolsa, tínhamos já como objetivo que nossos estudantes pudessem desfrutar do encontro com os colegas e educadores, de trocas, e que focassem em suas possibilidades de aprendizados e desenvolvimento.
Destacamos que a restrição colocada não visa ao isolamento, mas ao contato; visa à saúde; visa ao cuidado e à preservação do espaço de relações – com pessoas e conhecimentos – que a escola representa.
Todos os educadores do Ensino Médio do Colégio Equipe entendem ser urgente o resgate desses princípios. No momento, tem sido necessário solicitar nas turmas que celulares e fones de ouvido sejam guardados. Não é o que deveria ocorrer se princípios estivessem compreendidos e pactuados.
Estamos então recuperando a informação divulgada no começo do ano; porém, com alterações. A partir de 05 de novembro, os celulares, fones e quaisquer outros eletrônicos, se trazidos, deverão permanecer desligados e guardados nas bolsas/mochilas durante todo o período da manhã – exceto intervalo (9h55 às 10h15), de forma que não estejam em contato com o corpo dos estudantes, nem ao alcance do olhar de colegas e educadores.
Qualquer situação que não corresponda a esta orientação do Colégio Equipe implicará que o aluno leve o respectivo aparelho à Secretaria Escolar. A responsabilidade pela retirada, a partir do final do período de aulas do dia, poderá ser do aluno ou de algum responsável, a depender do histórico prévio quanto à ocorrência desse tipo de inadequação.
Contamos que estudantes e seus familiares tenham compreendido os princípios e entendam essa nova conduta como valorização do processo ensino-aprendizagem e do contato com o espaço interno. Além de favorecer a interação e o foco nos estudos, a restrição ao uso de celulares na escola busca proteger nossos estudantes da intoxicação digital e do risco de dependência causados pelo uso excessivo de redes sociais e pelo possível acesso a sites de apostas. Essa medida se faz ainda mais necessária diante da ausência de políticas públicas e regulamentações efetivas que responsabilizem as Big Techs quanto ao impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens.
Lembramos que recados aos estudantes podem ser transmitidos através da escola e que, caso haja qualquer situação com um aluno que precise ser informada à família, esse contato será feito, como também foi informado no Boletim Equipe enviado no começo do ano.
Esperamos desfrutar conjuntamente dos ganhos que certamente haverá em nossos encontros.
Saudações.
Coordenação e demais Educadores do Ensino Médio