13/02/2017
Caro(a) aluno(a),
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos e atividades de interesse do grupo de alunos. A princípio, estas atividades poderão ser agendadas na quinta-feira, no período da tarde.
Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.
Dentre essas atividades, apenas a Oficina de Invenções e Brinquedos destina-se apenas a alunos (EM e EF II) e será divulgada ainda nesta semana.
1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades
O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
|
Tarde |
14h30 às 16h Treino: Vôlei Feminino* (Professores Nelson e Adriano) |
14h30 às 16h Treino: Futsal Feminino* (Professores Francisco e Márcio) |
|||
16h às 17h30 Treino: Vôlei Masculino* (Professores Nelson e Adriano) 14h às 17h Projeto Social: Chá de Arte |
14h às 17h Projeto Social: Era Outra Vez |
16h às 17h30 Treino: Futsal Masculino* (Professores Francisco e Márcio) |
15h05 às 16h35 Dança (Profª. Suelena – Dô) |
||
Noite |
20h30 às 22h Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson) |
* Os treinamentos de futsal e vôlei ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).
3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo e Dança
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Suelena Francisca da Silva – Dô, Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.
Critério de realização: criação de grupos entre 10 e 20 alunos (dança), 15 e 25 alunos (vôlei) e 13 e 16 alunos (futsal).
Obs. sobre o Futsal: O limite de 16 alunos não inclui goleiros, posição para a qual não haverá limite de vagas. Caso o número de inscritos para o futsal (linha) seja superior a 16 alunos, haverá seletiva para a definição do time desta modalidade.
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
1-Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o esporte escolhido;
3- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
4- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais.
Custo:
Dança e Treino de Basquete (atividades no prédio do Colégio) – taxa semestral de R$ 193,00, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Treinos de Futsal e Vôlei (atividades no Club Homs) – taxa semestral de R$ 200,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos no momento da inscrição, por cada aluno inscrito nos treinos. Cada aluno escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa e meião preto (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa, short e meião.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
O pagamento e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 08 e 10/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 50,00; Meião preto – R$ 15,00; Short masculino – R$ 28,00).
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Projetos Sociais
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Celina Fernandes.
Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;
3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere – e muito – na qualidade do trabalho;
7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).
Custo: taxa semestral de R$ 193,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Atuais projetos sociais:
Era Outra Vez – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 (iniciado em parceria com a Fundação Abrinq), tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.
Local de atuação em 2017: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)
Deslocamento através de van.
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2017: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Deslocamento através de van.
Formação
Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez, Chá de Arte e OBA! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 18 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
As atividades eletivas ocorrerão principalmente no período da tarde, quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:
Coordenação do Ensino Médio
13/02/2017
Caro(a) aluno(a),
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos e atividades de interesse do grupo de alunos. A princípio, estas atividades poderão ser agendadas na quinta-feira, no período da tarde.
Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.
Dentre essas atividades, apenas a Oficina de Invenções e Brinquedos destina-se apenas a alunos (EM e EF II) e será divulgada ainda nesta semana.
1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades
O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
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Tarde |
14h30 às 16h Treino: Vôlei Feminino* (Professores Nelson e Adriano) |
14h30 às 16h Treino: Futsal Feminino* (Professores Francisco e Márcio) |
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16h às 17h30 Treino: Vôlei Masculino* (Professores Nelson e Adriano) 14h às 17h Projeto Social: Chá de Arte |
14h às 17h Projeto Social: Era Outra Vez |
16h às 17h30 Treino: Futsal Masculino* (Professores Francisco e Márcio) |
15h05 às 16h35 Dança (Profª. Suelena – Dô) |
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Noite |
20h30 às 22h Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson) |
* Os treinamentos de futsal e vôlei ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).
3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo e Dança
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Suelena Francisca da Silva – Dô, Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.
Critério de realização: criação de grupos entre 10 e 20 alunos (dança), 15 e 25 alunos (vôlei) e 13 e 16 alunos (futsal).
Obs. sobre o Futsal: O limite de 16 alunos não inclui goleiros, posição para a qual não haverá limite de vagas. Caso o número de inscritos para o futsal (linha) seja superior a 16 alunos, haverá seletiva para a definição do time desta modalidade.
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
1-Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o esporte escolhido;
3- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
4- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais.
Custo:
Dança e Treino de Basquete (atividades no prédio do Colégio) – taxa semestral de R$ 193,00, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Treinos de Futsal e Vôlei (atividades no Club Homs) – taxa semestral de R$ 200,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos no momento da inscrição, por cada aluno inscrito nos treinos. Cada aluno escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa e meião preto (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa, short e meião.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
O pagamento e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 08 e 10/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 50,00; Meião preto – R$ 15,00; Short masculino – R$ 28,00).
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Projetos Sociais
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Celina Fernandes.
Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;
3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere – e muito – na qualidade do trabalho;
7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).
Custo: taxa semestral de R$ 193,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Atuais projetos sociais:
Era Outra Vez – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 (iniciado em parceria com a Fundação Abrinq), tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.
Local de atuação em 2017: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)
Deslocamento através de van.
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2017: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Deslocamento através de van.
Formação
Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez, Chá de Arte e OBA! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 18 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
As atividades eletivas ocorrerão principalmente no período da tarde, quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:
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