COLÉGIO EQUIPE
ATIVIDADES ELETIVAS NO ENSINO MÉDIO
Caro(a) aluno(a),
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio.
Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, organizamos a Atividade de Apresentação de Eletivas ocorrida em 07/02 e, agora, queremos retomar neste documento as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
- As atividades eletivas constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe. Neste sentido consideramos importante que você, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, escolha os projetos e momentos mais adequados para sua inserção. No entanto, a escolha por uma destas atividades não tem caráter obrigatório, ou seja, você pode escolher participar ou não, desde que justifique, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para este ano.
- As atividades eletivas têm como uma das suas características o fato de que as turmas são formadas por adesão e interesse. Ou seja, cada aluno escolhe o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado. No entanto, nesta escolha você deve ser responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s)atividade(s), você assumirá o compromisso de participar até o final do ano.
- Estas atividades eletivas constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
- Para este ano teremos as seguintes modalidades de atividades eletivas: projetos sociais, grupo de estudos e turmas de treinamento esportivo/dança/capoeira. Cada uma delas foi apresentada por educadores e/ou alunos e será detalhada a seguir em seus aspectos organizacionais.
- As atividades eletivas têm uma proposta diferenciada de avaliação que não se traduz em menções ou conceitos que indicam aprovação ou reprovação. Sua participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao longo do processo de trabalho.
- A sua escolha e compromisso de participação deverão contar com uma conversa com seus pais e a concordância e autorização deles – expressa no formulário de escolhas – para que você possa assumir este trabalho na escola.
- Ao planejar a participação em atividades eletivas, é importante que os alunos considerem a realização da atividade Ciências e Matemática: Encontros Possíveis, que ocorrerá às quartas-feiras.
Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos. As reuniões do Grêmio ocorrem às quintas-feiras, no período da tarde.
Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão. Dentre essas atividades, somente a Oficina de Invenções e Brinquedos destina-se apenas a alunos (EM e EFII).
1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades
O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte
cronograma:
- Entre 29 e 31/01 – Apresentação dos treinos esportivos nas aulas de Educação Física.
- 07/02 – Apresentação das Atividades Eletivas por alunos, ex-alunos e educadores – “Atividades Eletivas – O que são? Como se organizam? Qual sua importância em nossa formação?”.
- 11/02 (1ª e 2ª séries) e 14/02 (3ª série) nas aulas de Orientação Educacional – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Atividades Eletivas (disponibilizado no site)
- 13/02 – Recebimento do Formulário de Inscrição
- 16/02 (sábado), das 9h às 13h – Formação Inicial dos Projetos Sociais (para todos os alunos interessados em conhecer e/ou participar) – É necessária inscrição prévia para as oficinas da Formação. A inscrição ocorrerá em aula a ser definida, entre 12 e 14/02.
- 18/02 (2ª e 3ª séries) – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos e assinados pelos pais (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula).
- 20/02 (1ª série) – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos e assinados pelos pais (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula).
- Semana de 11 a 15 de março – Início das Atividades Eletivas.
Obs. – Alunos veteranos em Projetos Sociais iniciarão suas atividades em 18/02.
2 – Quadro de horários das atividades
3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo e Dança / Capoeira
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Suelena Francisca da Silva – Dô, Márcio Ricardo de Lima e Gilson Nogueira Pedroso.
Critério de realização: criação de grupos entre 10 e 20 alunos (dança e capoeira), 15 e 18 alunos (vôlei masculino), 15 e 24 alunos (vôlei feminino), 12 e 15 alunos (basquete) e 13 e 16 alunos (futsal). Obs. sobre o Futsal: O limite de 16 alunos não inclui goleiros, posição para a qual haverá limite de 3 vagas. Caso o número de inscritos para o futsal (linha) seja superior a 16 alunos na data de inscrição, haverá seletiva para a definição do time desta modalidade. Caso contrário, os dezesseis primeiros inscritos serão os que começarão os treinamentos em 2019.
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança / capoeira e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos. Atletas do futsal que joguem na posição de goleiros(as) participam também de treino específico.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
- Ter se identificado com o esporte escolhido;
- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
a) Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);
b) Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento dos treinamentos);
c) Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);
d) Presença em jogos para os quais o aluno tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais.
Custo:
Dança e Capoeira (atividades realizadas no prédio do Colégio) – taxa semestral de R$ 220,00 a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10. Treinos de Futsal, Basquete e Vôlei (atividades no Club Homs) – taxa semestral de R$ 240,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes das turmas de dança e capoeira devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos no momento da inscrição, por cada aluno inscrito nos treinos. Cada aluno escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto (as meninas não jogarão mais de bermuda de lycra preta). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
Turma de basquete: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto).
O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 11 e 13/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 60,00; Meião preto – R$ 18,00; Short masculino e feminino – R$ 32,00).
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Projetos Sociais
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho.
Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
- Ter se identificado com o projeto social escolhido;
- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere – e muito – na qualidade do trabalho;
- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).
Custo:
Taxa semestral de R$ 220,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria. Atuais projetos sociais:
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2019: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (Deslocamento através de van).
Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando a estética do teatro documentário como mediação, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção de vínculos que favoreçam sua inserção social.
Local de atuação em 2019: Casa de Passagem Terra Nova (Deslocamento através de van).
Formação
Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Chá de Arte, Ver o Mundo e OBA! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 16 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h. Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.
Grupo de Estudos
A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te
Coordenação: Professor Marlito de Sousa Lima
Grupo de Estudos sobre a relação dos jovens com a internet e as redes sociais, iniciado no segundo semestre de 2017, visando a aprofundar reflexões que os alunos vinham realizando em alguns dos cursos regulares e em atividades interséries.
Pontualidade e presença contínua serão imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
As atividades eletivas ocorrerão principalmente no período da tarde, quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:
- O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos alunos participantes de eletivas, até 13h30. Os alunos que pretenderem adquirir as refeições disponibilizadas pelo colégio deverão comunicar com até três dias de antecedência (desconsiderando sábados e domingos), na Secretaria. Cada refeição tem o custo de R$ 24,50, a serem pagos no momento da utilização desse serviço. Informamos que essas refeições são adquiridas pelo colégio de um fornecedor externo. Os alunos/famílias que tiverem interesse pela contratação de refeições para muitas ocasiões em um mesmo mês devem comunicar-se com a Secretaria.
- Os espaços de biblioteca e laboratório de informática podem ser utilizados pelos alunos do Ensino Médio no período da tarde com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.
- Os projetos sociais usarão, sempre que possível, a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião. Os treinos esportivos ocorrerão no Club Homs (turmas de futsal, basquete e vôlei); a dança e a capoeira, no espaço multiuso do colégio. O Grupo de Estudos se reunirá na Sala de Apoio 2. Nessas ocasiões, os banheiros a serem utilizados são os localizados no térreo.
- Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente como espaço dos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil.
- Para entrada, saída e situações de espera, os alunos deverão utilizar o corredor / entrada lateral.
Coordenação do Ensino Médio