EM – 3ª Série – Simulado Fuvest

Simulado da Primeira Fase da Fuvest 

 

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

No próximo dia 5 de outubro, quarta-feira, faremos novamente uma prova simulada da primeira fase do vestibular da FUVEST. “O exame terá 90 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia, Inglês e algumas questões interdisciplinares. O candidato terá cinco horas para responder às questões” (Manual da FUVEST 2011). Não haverá tempo adicional para a transcrição das respostas.

Como da outra vez, iniciaremos a prova pontualmente às 7h30 e terminaremos às 12h30. Os alunos devem chegar antes do horário, dirigir-se à sala e organizar-se para o início da prova. Recomendamos que todos estejam no colégio até as 7h15. Não serão permitidos atrasos em hipótese alguma. Ocuparemos uma das salas da 3ª série, e as carteiras estarão seguindo a ordem alfabética. O tempo mínimo de permanência é de três horas.

Estamos repetindo a experiência realizada no 1º semestre. Após o primeiro simulado, os professores corrigiram a prova e comentaram os erros mais frequentes e também as questões que costumam se repetir ou não a cada ano. A proposta agora é que os alunos possam comparar seus resultados.

Seguem abaixo novamente algumas recomendações aos alunos.

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Atenciosamente,

 

Coordenação do Ensino Médio

 


 

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO(A)

a) Venha descansado(a) e traga material para o trabalho: caneta esferográfica azul ou preta (apenas para assinar a lista), lápis nº 2, borracha; e de apoio para o trabalho: água e alimentos leves. Não será permitido sair para comprar lanche. Evite ingerir quantidades de líquido que exijam idas ao banheiro. Se precisar dirigir-se ao banheiro, considere o tempo em que não estará fazendo a prova. Vista roupas confortáveis.

b) Leia a prova inteira (ou por matérias) e elabore um programa para a realização do exame. As questões são divididas em baixa, média e alta dificuldade, todas de igual valor. É frequente ver alguém “quebrar a cabeça” em uma questão de alta dificuldade e, como consequência, errar várias questões de baixa e de média dificuldade, as quais normalmente acertaria.

c) Atenção para as questões que são autorreferentes, isto é, são respondidas pelos próprios textos ou enunciados. Atenção para as “pegadinhas”. Boa parte da realização da prova depende de uma boa leitura.

d) Em certas matérias é possível responder, caso seja necessário, às questões do fim para o começo (das respostas para a pergunta), testando as alternativas no enunciado.

e) Aproveite ao máximo o tempo destinado à realização da prova. Procure ter uma ideia do tempo médio que pode ser destinado a cada questão e estipule prazos para a realização de blocos de questões.

Enfim, tudo isso exige trabalho e dedicação. Esperamos que todos aproveitem bem esse simulado, tanto na sua realização quanto na correção.

A cada um, força e bom trabalho!

 

Luciana B. Fevorini