I – OBJETIVO GERAL
A atividade da monografia do Colégio Equipe junto aos alunos da 3ª série visa a propiciar situações que lhes possibilitem realizar:
- o aprofundamento conceitual e metodológico através da proposta escolhida e
- um trabalho de síntese que propicie condições para o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.
II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Que os alunos:
- preparem um projeto de pesquisa (questão, metodologia, fontes) a partir de temáticas propostas por um professor orientador do trabalho;
- realizem o projeto de pesquisa em seus diversos momentos – recorte do problema, escolha da metodologia, levantamento bibliográfico, estudo de fontes primárias e secundárias, registro e observação , análise – refletindo sobre seu percurso e procedimentos de estudo;
- elaborem um texto que explore analiticamente o assunto pesquisado;
- aperfeiçoem a capacidade de pesquisa;
- qualifiquem sua participação em parte dos cursos da 3ª série;
- em sendo possível, façam de seu trabalho parte do estudo / formação de outros alunos ou membros da comunidade escolar e
- planejem e realizem apresentação oral da monografia, de forma a socializar o conteúdo estudado e o processo de trabalho.
III – SISTEMÁTICA
- Cada professor envolvido no projeto irá propor uma ou mais temáticas que, ao ser(em) desenvolvida(s), leve(m) o aluno a entrar em contato com conceitos importantes da sua disciplina / área de trabalho.
- Junto com a(s) temática(s) será apresentada uma explicação da proposta de trabalho e, por alguns orientadores, uma bibliografia básica.
- O projeto terá o espaço semanal de uma aula para a orientação do processo de trabalho.
- Cada orientador terá um limite de orientandos.
IV – “DIÁRIO DE BORDO”
O Diário de Bordo se constitui em um caderno de campo onde será registrada toda trajetória de pensamento e pesquisa do aluno: como trabalha, como pensa, como se inquieta, como lida com suas dúvidas e expectativas. A perspectiva é que o Diário de Bordo tenha tanta importância quanto o produto final, por documentar detalhadamente o processo do trabalho.
Aspectos que podem ou devem estar contidos no Diário de Bordo:
- planos e cronograma de trabalho;
- bibliografia e comentários de síntese – o que o aluno encontrou, o que não encontrou e o que há em cada livro (os fichamentos e a monografia são feitos à parte, para o diário adquirir maior flexibilidade);
- anotações das leituras;
- roteiro de questões sobre o tema e possíveis respostas. Qual o estágio de desenvolvimento de um determinado tema? Qual o “repertório” de questões?;
- roteiro de entrevistas;
- estado geral do estudo realizado pelo aluno – onde há progressos e onde há retrocessos;
- estado de ânimo – o Diário mostra o desânimo, as questões “insolúveis”, a bibliografia que não está sendo encontrada e, também, os dados positivos relacionados com o avanço do trabalho, os sentimentos pessoais em relação ao que está sendo realizado, as vivências do cotidiano (quando o trabalho passa a acompanhar o aluno no seu dia-a-dia);
- anotações das reuniões de orientação;
- anotações do professor-orientador, ressaltando o que há de mais significativo -correspondências entre professores e alunos (e vice – versa) nos vários aspectos envolvidos no Diário de Bordo (organização do trabalho, aprofundamento do tema, experiência pessoal etc);
- anotações de aulas relacionadas ao tema e de seminários de orientação coletiva.
V – PROCEDIMENTOS
- Os trabalhos devem seguir um modelo de monografia de acordo com os padrões aceitos pela comunidade científica – digitados (espaço 1,5), citações com aspas, notas de rodapé e bibliografia corretamente indicados (conforme orientações específicas a serem apresentadas em seminário a ser realizado por um professor orientador de monografia).
- A bibliografia deve ser acessível e compatível com os estágios de desenvolvimento do aluno, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.
- Os alunos devem circunscrever uma questão dentro do seu tema de estudo (recorte).
- O trabalho deve colocar o aluno em contato com situações que ele, provavelmente, viverá no futuro: a universidade, as bibliotecas, a necessidade de aprender a manipular fichas, índices e apresentações de livros.
- O trabalho final deve ocupar entre 15 e 30 páginas, a não ser que o professor encaminhe algo diferenciado junto ao aluno.
- O trabalho final deverá ser entregue em versão impressa, encadernada, e também em formato digital.
VI – ETAPAS DO TRABALHO / MARCOS DE AVALIAÇÃO
Primeiro Bimestre
- Apresentação das propostas dos professores.
- Recebimento das propostas dos alunos.
- Leitura de textos comuns sobre metodologia de pesquisa.
- Apresentação de seminários metodológicos.
- Orientações coletivas de trabalho.
- Levantamento bibliográfico (levantar os principais referenciais teóricos do tema que irá abordar na monografia).
- Pré-projeto: delimitação do tema e identificação de questões principais, descrição e localização de fontes de pesquisa.
Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 1º bimestre
- Entrega de registros de leitura da bibliografia básica comum (março).
- Entrega da primeira síntese do levantamento bibliográfico no Diário de Bordo e entrega de fichamentos de textos específicos sobre o tema que será abordado na monografia.
- Entrega do Pré-Projeto (delimitação do tema, identificação de questões principais, descrição e localização de fontes de pesquisa.
- Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
Segundo Bimestre
- Apresentação de todo o projeto de pesquisa que será realizado na monografia, especificando referenciais teóricos, questão e objeto de estudo, propostas de trabalho de campo, observações e realizações de entrevistas. O projeto deve seguir o seguinte modelo:
-
- Introdução.
- Objetivos.
- Justificativa do estudo.
- Organização do trabalho (tempo para leitura, parte prática e parte escrita).
- Referencial teórico.
- Como vai trabalhar com os dados coletados.
- Cronograma semanal até a data de entrega
- Referências bibliográficas.
- Continuidade das leituras específicas indicadas no levantamento bibliográfico e do trabalho com fichamentos dos textos.
- Elaboração do plano de texto de redação da monografia e redação de um ou mais capítulos.
Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 2º bimestre:
- Entrega da estrutura detalhada do trabalho (plano de trabalho).
- Entrega do plano de texto de redação da monografia
- Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
- Entrega de um ou mais capítulos.
Terceiro Bimestre
- Elaboração da redação final.
- Início das apresentações no interior dos grupos de orientação.
Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 3º bimestre
- Redação Final.
- Diário de Bordo (agendamento de cada orientador).
- Data de entrega: A ser anunciada
Quarto Bimestre
- Preparação das apresentações / socializações.
- Avaliação do processo de trabalho individual e do grupo.
- Apresentação de monografias para os alunos do Ensino Médio, pais da 3ª série e convidados.
Avaliação das apresentações / Retorno dos comentários redigidos pelos colegas e convidados.
- Avaliação final do processo do grupo. Indicação de eixos condutores para a apresentação do projeto para a 2ª série.
Trabalhos a serem realizados e considerados no conceito do 4º bimestre
- Apresentações e Socializações.
- Autoavaliação.
- Diário de Bordo (avaliação a critério de cada orientado).
- Data das apresentações: A ser anunciada.
VII – SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO COLETIVA
Primeiro Seminário
Tema:
Do Tema à Questão – limites e possibilidades.
A escolha do tema na elaboração da monografia – relação entre a experiência pessoal e a escolha; possibilidades de recortes temáticos e implicações metodológicas.
Professora orientadora: Eliane Yambanis
Segundo Seminário
Tema:
Diário de Bordo – registro do processo de trabalho: formas / possibilidades.
Professor orientador: Silvio Hotimsky
Início do segundo bimestre:
Terceiro Seminário
Tema:
A necessidade do trabalho de campo no processo de pesquisa.
Professor orientador: Roosevelt K. Fujikawa
Quarto Seminário
Tema:
Metodologia do trabalho científico / uso das convenções – padrões utilizados pela comunidade científica; rigor conceitual e honestidade intelectual.
Professor orientador: Iuri Pereira
1º Semestre – em aula de OE
Tema:
O processo de trabalho – a monografia no currículo da escola.
Ex-alunos a serem convidados.
VIII – PROPOSTAS TEMÁTICAS
INSTITUIÇÕES DA ARTE
Iuri Pereira
A TEORIA CRÍTICA: OS TROPEÇOS DA RAZÃO EMANCIPATÓRIA
Marlito de Souza Lima
PARA PENSAR O BREVE SÉCULO XX
Eliane Yambanis
QUAIS OS DESTINOS DAS TRANSFORMAÇÕES?
Roosevelt Fujikawa
PSICOLOGIA SOCIAL: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Silvio Hotimsky
ESPELHO OU VIDRAÇA. UM RETRATO EM PRETO E BRANCO DA/O BRASILEIRA/O NO SÉCULO XXI.
Luiz Carlos Santos