Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,
No próximo dia 1º de outubro, quarta-feira, simularemos pela segunda vez a primeira fase do vestibular da Fuvest. “A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A duração da prova será de 05 (cinco) horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas”. (Manual da FUVEST 2014).
Iniciaremos a prova pontualmente às 7h30 e terminaremos às 12h30. Os alunos devem chegar antes do horário, dirigir-se à sala e organizar-se para o início da prova. Recomendamos que todos estejam no colégio até as 7h15. Não serão permitidos atrasos em hipótese alguma. Ocuparemos as salas da 3ª série e as carteiras estarão seguindo a ordem alfabética. O tempo mínimo de permanência em sala é de três horas.
O objetivo dessa atividade é que os alunos possam vivenciar situações que não são parte do cotidiano escolar e que, neste momento, devem ser conhecidas por todos:
- a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
- a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;
- a realização de uma prova longa que exija um verdadeiro programa de trabalho para sua elaboração;
- a realização de uma prova com conteúdos de toda uma vida escolar e até de conteúdos desconhecidos.
Assim, sugerimos que cada aluno aproveite essa proposta educacional, entendendo a sua importância.
Seguem abaixo algumas recomendações aos alunos.
Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Médio
RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO
a) Venha descansado e traga material para o trabalho: caneta esferográfica azul ou preta (apenas para assinar a lista), lápis nº 2, borracha, água e alimentos leves. Não é permitido sair para comprar lanche. Evite ingerir uma quantidade de líquido que exija idas ao banheiro. Se precisar dirigir-se ao banheiro, considere o tempo em que não estará fazendo a prova. Vista roupas confortáveis.
b) Leia a prova por matérias e elabore um programa para a realização do exame. Inicie pelas matérias cujos conteúdos lhe deem mais segurança.
c) As questões são divididas em baixa, média e alta dificuldade, todas de igual valor. É frequente ver alguém “quebrar a cabeça” em uma questão de alta dificuldade e, como consequência, errar várias questões de baixa e média dificuldade, que normalmente acertaria.
d) Atenção para as questões que são autorreferentes, isto é, são respondidas pelos próprios textos ou enunciados. Atenção para as “pegadinhas”. Boa parte da realização da prova depende de uma boa leitura.
e) Em certas matérias é possível responder, caso seja necessário, às questões do fim para o começo (das respostas para a pergunta), testando as alternativas no enunciado.
f) Aproveite ao máximo o tempo destinado à realização da prova. Procure ter uma ideia do tempo médio que pode ser destinado a cada questão e estipule prazos para a realização de blocos de questões.
Enfim, tudo isso exige trabalho e dedicação. Esperamos que todos aproveitem bem esse simulado, tanto na sua realização quanto na correção.
A cada um, força e bom trabalho!
Luciana B. Fevorini
Orientadora Educacional e Pedagógica