EM – 2ª série – Socialização Projeto Interdisciplinar

Ensino Médio – 2ª série

Socialização

Data: 17/11/2025, segunda-feira
Horário: 19h30 às 21h30
Participantes: Estudantes, familiares e convidados
Local: Colégio Equipe – Salas de aula no 2º andar

“Cubatão e Baixada Santista: Qual nossa parte nessa herança?”
Apresentação de Ensaios desenvolvidos por estudantes da 2ª série 2025

A partir de diversas metodologias de pesquisa, como entrevistas, observação da paisagem e análise de discursos, os estudantes da 2ª série buscam um aprofundamento no trabalho conceitual desenvolvido pelas disciplinas durante o ano. O estudo da região da Baixada Santista / Cubatão passa pela caracterização do modelo de desenvolvimento que levou à construção do polo industrial e o mantém, de suas consequências socioambientais, das diferentes leituras e respostas dos setores e segmentos sociais envolvidos, da realidade das mudanças tecnológicas nos processos produtivos, da empregabilidade e condições de trabalho, dos desafios quanto à situação energética, ambiental e de saúde.

Para responder à questão “Cubatão e Baixada Santista: Qual nossa parte nessa herança?”, em 2025 estudantes e professores visitaram empresas — remota e presencialmente —; conversaram com trabalhadores, sindicalistas, com técnica da CETESB, com o especialista em contaminação do meio ambiente, assessor na Ecel Ambiental, Élio Lopes; entrevistaram representantes da Secretaria de Saúde de São Vicente, lideranças comunitárias e moradores da Ilha Caraguatá (Cubatão) e do Parque das Bandeiras (São Vicente), alunos da ETEC – Cubatão e representantes da ACPO – Associação de Combate aos Poluentes. Houve ainda, nos estudos preparatórios ao campo, um encontro com o Dr. Alfésio Luís Ferreira Braga, médico estudioso das questões de ambiente e saúde da Baixada Santista e uma aula sobre o SUS com a Profª. Ausonia Donato. É significativa neste trabalho a percepção dos estudantes de como eles também fazem parte dessa realidade e que ela se faz presente em cada uma das suas escolhas.

De volta à sala de aula, com a mediação de conceitos nucleadores das disciplinas envolvidas no projeto, os estudantes fazem diferentes recortes do que foi estudado e desenvolvem um ensaio individual, criando respostas para a questão. Parte dos trabalhos será apresentada e discutida por estudantes e educadores da série, familiares e convidados, a partir das diversas temáticas abordadas.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), João Gabriel Priolli (História Geral), Leonardo Carvalho Cordeiro (Filosofia), Luana Chnaiderman de Almeida (Redação), Lucas Ricardo Alves Pessoa (Biologia), Rafael Chiachiri (assistente em Química), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional).