EM – 1ª série – Socialização de Trabalhos

M – 1ª série – Chamada Geral – Socialização

1ª série

Apresentação de Livros de Poemas – 1ª série 2023

Data: 25/11/2024, segunda-feira
Horário: 19h30 às 21h30
Participantes: Estudantes, familiares e educadores

Local: Colégio Equipe  – Ginásio

Livros de Poemas

O objetivo geral do curso de Redação do Ensino Médio do Colégio Equipe é que os estudantes, por meio de aulas práticas e expositivas, não só entendam, mas incorporem técnicas de redação necessárias a uma comunicação criativa e eficiente em linguagem escrita.

Em toda a 1ª série, trabalha-se com a forma de redação poema, cuja unidade expressiva é a palavra. Pretende-se, nesse momento, que os alunos entrem em contato direto com a palavra (em suas dimensões significativa, sonora e visual) e suas possibilidades combinatórias, de modo a assimilar recursos poéticos fundamentais para a redação de textos interessantes e expressivos.

No 4º bimestre, propõe-se aos estudantes a organização de um livro, síntese do trajeto percorrido desde o começo do ano. O livro deve ser pensado coletivamente, tanto em seu aspecto estético (capa, diagramação, possíveis ilustrações) e operacional (plataforma ou ferramentas digitais a serem utilizadas), quanto em seu conteúdo, o que não quer dizer que cada integrante do grupo não precise redigir um número mínimo de poemas (no caso, três).

Espera-se também, com esse trabalho final, que os estudantes tenham a oportunidade (que é muito importante para quem está no processo de aprendizagem da escrita) de ampliar o seu público leitor, socializando o produto de seu trabalho com familiares, amigos e professores.

Professora responsável: Cecília Bergamin (Redação)

Exposição de Trabalhos

A exposição dos trabalhos desenvolvidos em Artes que poderá ser vista resulta das pesquisas e processos pessoais de investigação em artes visuais realizadas pelos alunos da primeira série.

A proposta realizada ao longo do segundo semestre foi a de que, partindo da análise de obras escolhidas no acervo da Pinacoteca do Estado, cada estudante pudesse produzir uma série de 27 releituras e, em paralelo, desse andamento a um diálogo sobre a obra em interlocução com um colega.

Professores responsáveis: Gilberto Mariotti (Artes), Mateus Torralba Horta
(assistente em Artes)