EM – 1ª a 3ª série – Projetos Eletivos

COLÉGIO EQUIPE 2023

PROJETOS ELETIVOS NO ENSINO MÉDIO 

Caros estudantes e familiares,

 

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a indicação de opções por Projetos Eletivos pelos estudantes do Ensino Médio. 

Para que os estudantes do ciclo pudessem se preparar para suas indicações, realizamos a apresentação de Treinos Esportivos e de Projetos Sociais em 09/02, com a participação de todos em oficinas que envolvem habilidades e atividades desenvolvidas no contexto dos projetos sociais.

Neste documento, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola. 

 

Vamos lá:

 

  • Os Projetos Eletivos constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe na qual, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, são feitas opções por projetos pelos estudantes, considerando seus interesses e habilidades. 

Desde a reforma do Ensino Médio, a carga horária tornou a participação em uma destas atividades obrigatória para estudantes de 1ª e 2ª séries. Estudantes da 3ª série, que têm a carga horária ampliada pelo projeto de Monografia e por visitas a universidades, podem escolher participar ou não, justificando sua opção, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para o ano.

 

  • Os Projetos Eletivos têm as turmas formadas por interesse. Ou seja, cada estudante busca o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado, sendo responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s) atividade(s), cada um assumirá o compromisso de participar dessa atividade até o final do ano.

 

  • Estes Projetos Eletivos constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.

 

  • Para este ano teremos as seguintes modalidades de Projetos Eletivos: Projetos Sociais e Turmas de Treinamento Esportivo. Cada um deles foi apresentado por educadores e/ou estudantes e será detalhado a seguir em seus aspectos organizacionais.

 

  • Os Projetos Eletivos, como os demais componentes curriculares, terão a avaliação expressa em conceitos. A participação será avaliada bimestralmente no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao  longo do processo de trabalho. Como nos demais componentes curriculares, a presença é obrigatória e há limite de faltas para a aprovação do estudante na série.

 

  • A indicação de opções de participação de cada estudante deverá contar com uma conversa com os familiares/responsáveis para a ciência deles quanto aos horários dos compromissos.

     

     

Ao planejar o compromisso com os Projetos Eletivos é importante que os estudantes considerem o interesse em participar das Reuniões do Grêmio, que não se configuram como Projetos Eletivos e que costumam ocorrer nas tardes de quinta-feira.

 

Contamos que, além destas atividades sistemáticas obrigatórias desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de estudantes. 

Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados, e são divulgadas ao longo do ano. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão. 

 

 

1 – Cronograma do processo de apresentação e opção por Projetos Eletivos / Início das atividades

 

 

O processo de apresentação, indicação de opções e início de trabalho dos Projetos Eletivos segue o seguinte cronograma:

 

  • 09/02 – Apresentação dos Projetos Eletivos e envio deste documento aos estudantes e familiares, com publicação no site.

  • 09 a 12/02 – Leitura deste documento pelos estudantes e familiares visando às indicações de opções a serem realizadas pelos estudantes.

  • 13/02 – Preenchimento do Formulário para Indicação de Opções por Projetos Eletivos (1ª e 2ª série – na aula de Orientação Educacional; 3ª série – na aula de Química).

  • 24/02 – Divulgação das turmas de Projetos Eletivos.

  • 27/02 – Início das atividades dos Projetos Eletivos nos respectivos dias das atividades.

     

     

2 – Quadro de horários das atividades 

 

 

 

Tarde

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

14h às 17h

Projeto Social: Chá de Arte

14h30 às 16h

Treino: Vôlei Feminino*

(Prof. Nelson Conegundes)

14h30 às 16h

Treino: Futebol Society**

(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

14h às 17h

Projeto Social: Ver o Mundo

14h30 às 16h

Treino: Basquete ou Handebol – a definir junto aos estudantes

Misto*

(Profs. Gilson Pedroso e Francisco Avelaneda)

14h30 às 16h

Treino: Futsal 

Feminino**

(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

 

 

      16h às 17h30

Treino: Vôlei Masculino*

(Profs. Nelson Conegundes e Francisco Avelaneda)

 

15h às 18h

Projeto Social: Era Outra Vez

16h às 17h30

Treino: Futsal 

Masculino**

(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

 

 

 

* Os treinamentos de vôlei e handebol/basquete ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).

 ** O treinamento de futebol society às segundas-feiras ocorrerá no Playball, situado na Av. Nicolas Boer, 66 – Pompeia e o de futsal, às quartas-feiras, no Club Homs. Jogadoras do Feminino devem priorizar a quarta-feira, para favorecer a montagem de time.

     O transporte sai da porta do colégio impreterivelmente às 14h (para treinos às 14h30) e às 15h30 (para treinos às 16h).

 

 

3 – Breve descrição das atividades, critérios para organização e condições de participação

 

Turmas de Treinamento Esportivo 

Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Márcio Ricardo de Lima, Gilson Nogueira Pedroso e Francisco Avelaneda.

 

 

Critério de Organização: grupos de até 18  alunos (vôlei masculino), 24 alunas (vôlei feminino), 15 alunos (basquete/handebol) e 16 ou 20 alunos, a depender do local do treino (futsal/futebol society).

 

Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o estudante pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futsal, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. As modalidades de treinamento têm como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e a participação em campeonatos. 

 

 

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos: 

 

 

1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;

 

 

2- Ter se identificado com o esporte escolhido;

 

 

3- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;

 

 

4- Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de estudantes do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:

  1. Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);

  2. Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento/suspensão de atividade de jogo);

  3. Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);

  4. Presença em jogos para os quais o estudante tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);

Obs. – A realização de jogos e a relação de estudantes convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita será enviada ao e-mail dos estudantes e familiares/responsáveis.

 

Custo – Para estudantes da 3ª série e para estudantes de 1ª e 2ª séries que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo: Taxa anual de R$ 640,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga
em quatro parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03,
25/04, 25/09 e 25/10.

 

 

Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada estudante que optar por treino(s). Cada estudante escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas. 

Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto. Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.

Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short. 

Turma de basquete/handebol: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto). 

O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 01 e 03/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 75,00; Meião preto – R$ 25,00; Short masculino e feminino – R$ 50,00). É imprescindível que seja experimentado e confirmado o tamanho, antes da definição da encomenda.

 

Instituto Equipe Cultura e Cidadania

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (estudantes, ex-alunos, funcionários, familiares, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

 

Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho, Marcos Barreto e Coordenação do Ensino Médio

 

Projetos Sociais

Coordenação dos Projetos Sociais: Maria Rita Pires do Rio

 

Critério de Organização: busca por atender opções dos estudantes, de forma a viabilizar as atividades, respeitando o que é adequado a cada instituição parceira na qual o trabalho será desenvolvido.

 

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a estudantes e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

 

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

 

1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;

 

2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;

 

3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;

 

4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;

 

5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;

 

6- Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de estudantes e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, ausências interferem – e muito – na qualidade do trabalho;

 

 

7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações, reuniões  e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

 

Custo – Para estudantes da 3ª série e para estudantes de 1ª e 2ª séries que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo: Taxa anual de R$ 640,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga
em quatro parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03,
25/04, 25/09 e 25/10.

 

 

Atuais projetos sociais:

 

Chá de Arte  – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor  dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo  para que o seu estado seja menos doloroso e triste. 

 

 

Local de atuação em 2023: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Deslocamento através de van.

Educadoras Responsáveis: Marina Corazza Padovani e Maria Rita Pires do Rio

 

 

Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.

 

 

Local de atuação em 2023: EMEI Alceu Maynard

Deslocamento através de van.

Educadoras Responsáveis: Inessa Silva de Oliveira e Maria Rita Pires do Rio

 

 

Era Outra Vez – Projeto iniciado em 1997, quando o Colégio Equipe firma parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, formando estudantes como mediadores de leitura, para atuarem em diversas entidades, junto a crianças e jovens. Naquele momento o projeto se chamava Biblioteca Viva. Ao longo do tempo, transformou-se no Mudando a História, retomado em 2022, novamente com a Fundação Abrinq. Em 2023, a mediação de leitura permanece como principal recurso na atuação, com a antiga denominação atribuída ao projeto por equipanos: Era Outra Vez. Neste momento, será desenvolvido em parceria com Movimentos de Moradia do Centro de São Paulo.

 

 

Local de atuação em 2023: Ocupação 9 de julho

Deslocamento através de van (a ser confirmado pelo número de estudantes participantes).

Educadora Responsável: Maria Rita Pires do Rio

 

 

4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde

 

Os Projetos Eletivos e outras atividades que possam ocorrer no período da tarde se dão quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestes horários, consideramos os seguintes procedimentos:

  • O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos estudantes participantes de Projetos Eletivos e de outras atividades à tarde,  até 13h30. Micro-ondas, pratos e talheres podem ser utilizados, respeitando as orientações específicas.

  • Se não houver atividade das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Biblioteca pode ser utilizada pelos estudantes do Ensino Médio, com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.

  • Os Projetos Sociais e o Grêmio usarão a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião e devem manter atenção às normas para a utilização desse espaço. Os Treinos Esportivos ocorrerão no Club Homs (turmas de futsal, basquete/handebol e vôlei) e no Playball (futebol society às segundas-feiras). Os banheiros a serem utilizados pelos estudantes do Ensino Médio quando estiverem no Colégio para estas atividades são os localizados no térreo.

  • Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente  como espaço do Ensino Fundamental  e da Educação Infantil.  

  • Para  entrada,  saída e situações de espera à tarde, os estudantes deverão utilizar o corredor / entrada lateral.

                                                              

Coordenação do Ensino Médio