Aproveitando o fim de semana
Caros alunos, alunas, famílias e comunidade equipana,
Este fim de semana se inicia com um especial evento na noite desta sexta-feira. Teremos uma live com o professor Gilson Pedro, na qual ele conversará com Mônica Kalil sobre aulas ministradas a partir de diários de bordo de suas viagens. As famílias que chegaram mais recentemente ao Equipe talvez não conheçam o Gilson Pedro. Ausonia o chama de Gepeto, talvez pelo que consiga produzir ou resgatar para quem tem possibilidade de escutá-lo… Quem já o conhece tem perguntado sobre o acesso a essas aulas e sobre como não perder Mar Calmo e Viagem Próspera, evento sobre elas. Aqui estão então, nos links, os caminhos para acesso. Quem não o conhece tem nesse evento uma especial oportunidade. É hoje, às 20h.
As aulas, o evento e Gilson Pedro inspiraram a playlist do Instituto Equipe Cultura e Cidadania desta semana: A Música e as Artes Visuais. O texto de apresentação conta por que e, como nos anteriores, traz referências para aprofundamento na temática. Para o deleite musical:
https://open.spotify.com/playlist/01PB60A8xDQqYZNW7wsnm8?si=IlIvt-GoQJ-pa7d1N8MviQ
Considerando na arte, a Música, o Circo, as produções em Vídeo, segue O Fabuloso Circo Caseiro, caso tenha escapado de alguém o boletim anterior específico sobre esse trabalho do aluno da 3ª série, Pedro Goifman, realizado no contexto de sua Monografia (trabalho de conclusão realizado por todos os alunos nessa série), orientada pelo professor Roosevelt K. Fujikawa.
https://www.instagram.com/p/CBGhluLA25c/
Ainda no universo da arte, partilharemos aqui o trabalho que Denise Fraga, Luiz Villaça e equipe vêm desenvolvendo nesse momento. Denise faz de sua arte possibilidade de diversão sempre atrelada a reflexões e críticas. Difícil rir à toa com ela. O riso é de si mesmo, muitas vezes. E as emoções provocadas, quaisquer sejam elas, também evocam relações, cotidiano pessoal, familiar, brasileiro… Esse trabalho remete à proposta do recente espetáculo Eu de Você. Agora, Horas Em Casa. Os links são formas para assistir, para inscrição no canal, para “curtir”, comentar, compartilhar – tudo o que sabemos ser tão importante para quem divulga trabalho nas redes e, atualmente, para quem faz Arte. Nesse caso, Teatro. Denise pode ter sua imagem mais conhecida pelos pais, mas alunos mais velhos a conhecem pelas reflexões a partir de Galileu Galilei; alunos da segunda série, pela conversa sobre A Visita da Velha Senhora; mais novos, pela mãe do Tito (em Tito e Os Pássaros). Para quem já conhece e admira, para (re)conhecer, para (re)descobrir:
Fronteiras – Horas em Casa #001
https://www.youtube.com/watch?v=lQl8CXBOI40&feature=youtu.be
Encontros – Horas em Casa #002
https://www.youtube.com/watch?v=wd7NLbuEls8
As horas em casa também inquietam nossos alunos e alunas do Ensino Médio. E também fizeram com que, além de estudar, considerassem formas de ampliar trocas, reflexões, discussões. Assim nasceu o site do Grêmio Pão de Milho. Como eles mesmos colocam:
“Em circunstâncias de pandemia e isolamento, faz falta a convivência que ocorre no meio escolar e fora dele. Entre as incontáveis perdas que ocorrem no ensino à distância, o convívio e as trocas são as que, talvez, façam mais falta. As conversas nos corredores, nos intervalos de aula, na saída da escola e os abraços! Toda essa atmosfera que se produz em um ambiente de convívio e contato, se perde, e como dá saudades…
Dessas saudades se originou um questionamento em nossas reuniões virtuais: o que podemos fazer a respeito disso? Então, depois de algum tempo de conversa, tivemos a ideia de criar um site. Um site que serviria como uma plataforma de troca e comunicação entre os alunos, na qual pudéssemos compartilhar produções, ideias, perguntas, sentimentos, recomendações, criar projetos etc.”.
De equipanos para equipanos, como consta na página de abertura do site, cuja divulgação neste Boletim foi solicitada por eles e está sendo realizada com muita alegria e orgulho:
https://gremioequipe.wixsite.com/leefala/material
Parabéns a cada equipano envolvido nesse projeto! Ele passa a ser de todos. Participem!
Que tenhamos um final de semana pleno de saúde, arte e boas trocas – a qualquer distância.
Coordenação do Ensino Médio