São Paulo, 24 de junho de 2026.
Prezadas famílias e estudantes do Ensino Fundamental II,
Em 2024 lançamos nossos Princípios Antirracistas como parte do compromisso institucional com o enfrentamento do racismo no ambiente escolar. Esse documento é revisado e atualizado anualmente, em consonância com as ações permanentes da escola voltadas à promoção da equidade racial.
Nesse sentido, socializamos novamente com a comunidade escolar e convidamos famílias e estudantes à leitura atenta e à reflexão conjunta sobre a importância de identificar e combater práticas, atitudes e frases racistas no nosso cotidiano. Embora o documento seja mais explícito no enfrentamento ao racismo, os mesmos princípios são válidos para situações de bullying e outras atitudes discriminatórias que a escola venha enfrentar.
Esse material foi elaborado pela coordenação pedagógica e contou com contribuições de especialistas em relações étnico-raciais, educadores da escola, da comissão antirracista formada por famílias e responsáveis pelos estudantes, além do coletivo estudantil “Equipreta”.
Esse documento se articula a um conjunto mais amplo de ações institucionais, como as mudanças curriculares implementadas em todos os ciclos, o Fórum Étnico-Racial e o evento Vozes e Ecos, compondo uma política pedagógica permanente de combate ao racismo.
Consideramos este documento um instrumento em permanente construção, devendo ser revisto, atualizado e aprimorado continuamente, em diálogo com toda a comunidade escolar.
Princípios para Condutas de Enfrentamento aos Atos de Racismo na Escola
Atenciosamente,
Coordenação pedagógica e Direção do Colégio Equipe