EFI – GI a 5º ano – Livros publicados na Mostra Literária 2025

São Paulo, 24 de junho de 2025

Caras famílias de GI a 5º ano,

O evento Mostra de Trabalhos de Língua e Literatura, ocorrido no final de maio, é um dos encontros anuais que dá contexto à publicação de livros com os principais textos produzidos pelas alunas e pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

É com orgulho e satisfação que partilhamos agora, com vocês, os livros publicados neste semestre, para que possam ler ou reler e se deliciar com as ideias e ilustrações de cada criança. Montamos PDFs que permitem também a impressão dos livros para quem quiser guardar o registro físico destas produções.

Os livros coletivos, jogos ou cartões produzidos pelos grupos continuarão em sala de aula ou em espaços coletivos para leitura e composição de um repertório de textos literários, brincadeiras e pesquisa.

Pedimos um cuidado especial de vocês para que as imagens das crianças, presentes em alguns materiais aqui disponibilizados, não sejam divulgadas em redes sociais, em função do compromisso da escola com as famílias. Para isso, não compartilhe este boletim ou o link para os livros nem publique qualquer foto aqui presente. Obrigada!

GI-Manhã

Livro Animais da Água – GI-Manhã/2025

GI-Tarde

Livro GI Comilão Abre o Bocão – GI-Tarde/2025

1º ano-Manhã

Almanaque Como ser um bom caçador de escorpião – 1º ano-Manhã/2025

1º ano-Tarde

Livro Monstros Rimados – 1º ano-Tarde/2025

Livro Rima de cada um – 1º ano-T/2025

Livro Rimas Malucas – 1º ano-Tarde/2025

Videoclipes das rimas – 1º ano-Tarde/2025

2º ano-Manhã

Livro Histórias de criação – 2º ano-Manhã/2025

2º ano-Tarde

O Livro das Palavras Travadas – 2º ano-Tarde 2025

3º ano-Manhã

Livro Há muitas luas atrás… –  3º ano-Manhã/2025

3º ano-Tarde

Livro Contos do 3º T – 3º ano-T/2025

4º ano-Manhã

Livro Fábulas Fabulosas – 4º ano-Manhã/2025

4º ano-Tarde

Livro 24 Fábulas Fantásticas – 4º ano-Tarde/2025

5º ano

Jornal Rep Notícias – 5º ano/2025

Segue, também, um breve relato da nossa proposta de publicação de livros.

As propostas de elaboração de texto têm como objetivos gerais que as crianças tenham experiências de produção autoral e estabeleçam relações entre aspectos narrativos, literários e gramaticais, para que possam se expressar e pensar sobre o uso da nossa língua e suas convenções a partir de uma prática concreta.

GI e 1º ano: Função social da escrita

Para esta faixa etária, os objetivos mais importantes, conforme a proposta, são a criação textual e a observação de diferenças entre a linguagem falada e a escrita mesmo antes da consolidação da alfabetização; a importância do registro escrito como forma de possibilitar a retomada da nossa produção; e a reflexão sobre o sistema de escrita para quem está em processo de alfabetização. Além disso, a publicação dá contexto ao investimento no desenho das letras e nas ilustrações, e possibilita ainda a socialização das produções, o que valoriza a criação e os aprendizados e permite que as crianças deem acesso, a familiares e colegas de outros grupos e idades, ao seu processo e aos conhecimentos conquistados.

2º a 5º ano: Processo de produção e revisão

Escrever para publicar dá contexto ao estudo de características de um gênero literário, como também, a partir do 2º ano, ao planejamento e à produção de várias versões de um mesmo texto, processo que consideramos precioso no aprendizado da língua. Paralelamente à análise e fruição de aspectos narrativos e literários, as crianças são convidadas a observar os conteúdos gramaticais dos quais já se apropriaram e aqueles que precisam retomar.

Nos diálogos coletivos e individuais que se estabelecem ao longo do processo de revisão, podemos planejar a retomada ou a antecipação de aspectos da norma padrão (ortografia, acentuação, concordância) e também uma reflexão sobre como melhorar a comunicação considerando aquilo que o autor quis expressar, a partir do entendimento e/ou das dúvidas dos(as) primeiros(as) leitores(as), que são os professoras e as professores, colegas de classe e a equipe de revisão da escola.

O processo de revisão se constitui, assim, como uma contribuição para a formação das crianças como usuárias da língua que conhecem a norma padrão, não para utilizá-la como a única forma, ou a forma correta, mas para conquistar autonomia para fazer escolhas e criar formas próprias para se expressar, ou seja, para se permitir escolher quando devem usá-la e quando querem transformá-la, adequá-la, transgredi-la, recriá-la.

No texto, a criança elabora sua presença no mundo, e nosso objetivo é que essa seja uma experiência  de pertencimento a uma tradição comum e simultaneamente de liberdade individual.

Esse processo traz mais qualidade à publicação e respeita o leitor, favorecendo a sua compreensão e contribuindo com bons modelos de escrita para a sua formação como escritor.

O investimento na ilustração e nas escolhas de formato e diagramação são uma experiência a mais que o grupo compartilha como forma de expressão autoral.

Boas leituras!

Equipe de Orientação, Professoras e Professores de EI e EFI