EFI – 5º Ano Manhã e Tarde – Processo de passagem

Aos pais do 5º ano,

Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.

Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e planejamos para este semestre alguns encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.

Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu(sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.

Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!

Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.

 

OBJETIVOS GERAIS

Criar condições para que os alunos:

  • Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
  • Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.

Criar condições para que os pais:

  •  Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.

 

ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO

Solicitamos que os alunos não faltem à escola nas datas agendadas para que consigam participar de todas as atividades previstas.

ATIVIDADE OBJETIVO RESPONSÁVEIS
Aulas de OE
5º ano – manhã:
4/09, às 10h45
5º ano – tarde:
6/09, às 17h05
Que os alunos possam conversar sobre as suas expectativas, dúvidas e anseios relativos à passagem para o 6º ano. Valéria ou Daniela e Flávio
Conversas com o prof. Carlos Matumoto
5º ano – tarde:
10/09, às 14h55
5º ano – manhã:
11/09, às 11h35
Que os alunos conheçam o professor de Matemática do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar. Matumoto e Valéria ou Daniela
Conversas com a profª Luana Chnaiderman
5º ano – manhã:
20/09, às 11h35
5º ano – tarde:
20/09, às 13h15
Que os alunos conheçam a professora de Português do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar. Luana e Valéria ou Daniela
Avaliações de Matemática e Português
5º ano (manhã e tarde): a ser agendado pelas professoras
Que os alunos possam demonstrar os seus principais aprendizados nessas áreas através de uma atividade formal Valéria e Daniela
Conversas com o prof. Matumoto
5º ano – tarde:
8/10, às 14h55
5º ano – manhã:
9/10, às 11h35
Retorno coletivo do resultado da avaliação de Matemática. Matumoto, Valéria ou Daniela
Conversas com a profª Luana
5º ano – manhã:
18/10, às 11h35
5º ano – tarde:
18/10, às 13h15
Retorno coletivo do resultado da avaliação de Português. Luana, Valéria ou Daniela
Encontro com alunos do 6º ano
5º ano – manhã:
21/10, às 13h15
5º ano – tarde:
21/10, às 14h10
Que os alunos do 5º ano conversem com os do 6º ano, compreendendo o que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. Ana Tanis, Flávio, Valéria e Daniela
Encontro com alunos do 6º ano
5º ano – tarde:
25/11, às 13h15
5º ano – manhã:
25/11, às 14h10
Que os alunos do 5º ano conheçam um projeto interdisciplinar e recebam o Almanaque, material do projeto Santos. Mariana Doneux, Valéria e Daniela

 

Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados.

Ana Tanis
Orientação Pedagógica e Educacional – 6º ano
Flávio Cidade
Orientação Pedagógica e Educacional – 5º ano