Aos pais do 5º ano – Manhã e Tarde,
Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.
Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e nesta semana começamos a planejar encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.
Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu (sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.
Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!
Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.
OBJETIVOS GERAIS
Criar condições para que os alunos:
- Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
- Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
- Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.
Criar condições para que os pais:
- Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.
ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO
Solicitamos que os alunos não faltem à escola nas datas agendadas para que consigam participar de todas as atividades previstas.
ATIVIDADE |
OBJETIVOS |
RESPONSÁVEIS |
Aulas de O. E. do 5º ano |
Que os alunos levantem questões e expectativas em relação ao 6º ano. |
Valéria, Elaine e Adriana |
5º Manhã: 5ª f., 14/09 5º Tarde: 3ª f., 19/09 Conversa com a professora Luana, do EF II, e avaliação de Português para os alunos do 5º ano |
Que os alunos conheçam os professores de português e matemática do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar, assim como demonstrem seus principais aprendizados nessas áreas. |
Luana e Valéria ou Elaine |
4ª f., 13/09 Conversa com o professor Carlos Matumoto e avaliação de Matemática para os alunos do 5º ano |
Carlos Matumoto e Valéria ou Elaine |
|
5º Manhã: 5ª f., 28/09 5º Tarde: 3ª f., 10/10 Retorno coletivo do resultado da avaliação de Português para os alunos de 5º ano |
Que os alunos entendam como foram avaliados pelos professores do 6º ano e analisem seus resultados coletivamente. |
Luana e Valéria ou Elaine |
5º Manhã: 4ª f., 4/10 5º Tarde: 4ª f., 11/10 Retorno coletivo dos resultados das atividades de Matemática para os alunos de 5º ano |
Carlos Matumoto e Valéria ou Elaine |
|
2ª, 23/10 Encontro com alunos do 6º ano |
Que os alunos do 5º ano conversem com os do 6º ano, compreendendo o que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. |
Valéria, Elaine, Ana Tanis e Celina |
2ª, 30/10 (5º – Tarde) 4ª, 01/11 (5º – Manhã) Encontro com a orientação do Ensino Fundamental II |
Que os alunos obtenham um retorno sobre suas expectativas e sintetizem sua compreensão relativa ao que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. |
Valéria ou Elaine, Ana Tanis e Celina |
Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados.
Ana Tanis e Celina Fernandes Orientação Pedagógica e Educacional – EFII |
Adriana Mangabeira Orientação Pedagógica e Educacional – EFI |