Aos Pais dos alunos de 4º e 5º ano,
Seguem as informações necessárias para que possamos compartilhar uma boa preparação para a nossa ida ao Acampamento Repúbllica Lago.
Gostaríamos de reforçar nosso pedido para que nos liguem caso haja a possibilidade de seus filhos, por alguma razão, não irem conosco. Essa é uma atividade curricular, o que pressupõe que será partilhada por todos, de forma que gostaríamos de acompanhar, junto com vocês, a necessidade de decisões que impliquem ausência de algum aluno nessa proposta.
Fichas de inscrição, saúde e autorização
Seguem, anexas, uma ficha de inscrição e saúde e uma autorização, a serem preenchidas e entregues na Secretaria até o dia 13 de março, assim como a relação dos pertences que recomendamos que os alunos levem. Quaisquer alterações posteriores no estado de saúde ou medicação devem ser informadas por escrito diretamente à Orientação, na véspera ou no momento da saída do ônibus.
Pedimos o cuidado especial de anotarem, na ficha de inscrição, se os alunos podem ou não dormir na cama de cima do beliche, pois quem se mexe muito acaba se virando para o lado do pé da cama e pode cair pela parte sem grade. Na falta de camas na parte de baixo, temos como recurso juntar várias camas e colocar um adulto na cama que dá passagem para descer, o que impede também que algum aluno caia. É necessário, também, que nos informem sobre sonambulismo, se for o caso.
Saída, retorno e acompanhamento
Saída |
Retorno |
Dia: 2a feira, 23/03/2015 |
Dia: 4a feira, 25/03/2015 |
Local: Colégio Equipe |
Local: Colégio Equipe |
Encontro: 7h30 (ou às 7h15, caso seja necessário organizar medicação) |
Chegada: 19h |
Partida: 8h, pontualmente |
|
As crianças serão acompanhadas por suas professoras de classe, pelo professor de Educação Física Gilson Pedroso, pela professora de Inglês Flávia e pelas orientadoras Ana Cristina Marotto e Adriana Mangabeira. No Acampamento, elas serão também acompanhadas pelos monitores de lá em todas as atividades e durante a noite.
Medicamentos
Pedimos o favor de não enviarem remédios na bagagem dos alunos, já que isso dificulta muito a nossa organização, não permite que possamos nos responsabilizar pelo uso adequado da medicação e pode implicar risco para outros alunos.
Neste ano, levaremos alguns medicamentos que são frequentemente enviados pelos pais em caso de febre, dor de barriga e picada de inseto. Essa iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de medicamentos que os pais trazem de casa e com isso facilitar a nossa organização com os medicamentos que são específicos para cada aluno. Segue a lista dos medicamentos que levaremos da escola: Ibuprofeno (Alivium), Dipirona (Novalgina), Paracetamol (Tylenol), Andantol e Polaramini (pomadas antialérgicas) e pomadas à base de medicamento natural – de Arnica, para batidas e contusões, e de Calêndula, cicatrizante.
Nenhum medicamento será ministrado para os alunos sem o prévio conhecimento dos pais. Qualquer medicamento que os pais queiram deixar previamente autorizado, para que não seja necessário telefonar de lá, precisa ser anotado na ficha de inscrição.
Podemos nos responsabilizar por ministrar remédios apenas nos horários das refeições (café, almoço, lanche, jantar e lanche noturno) e manter horários fixos exclusivamente em caso de antibióticos ou anti-inflamatórios.
Pedimos ajuda dos pais para que nos enviem os remédios com o nome do aluno na caixa (ou no remédio) e já separados da forma como serão levados ao Acampamento, para que possamos abreviar o tempo de recebimento e organização deles antes da viagem. O ideal seria que viessem separados em saquinhos plásticos, marcados com o nome do aluno e a indicação geral – conforme a seguinte classificação:
- Uso eventual (ficam com a Orientação) – serão utilizados apenas se o aluno manifestar algum sintoma específico que costuma ser conhecido da família.
- Uso contínuo (ficam no Refeitório) – remédios que os alunos já estão tomando e vão tomar por um período específico ou por toda a temporada.
- Uso no quarto e remédios com horários fixos – antibióticos e anti-inflamatórios (ficam com as professoras) – pomadas, descongestionantes ou pastilhas para uso noturno, remédios que são utilizados após o banho e remédios com hora marcada, que serão controlados diretamente pelas professoras.
Enviamos, anexos, modelos de fichas com as informações que devem constar dentro de cada saquinho e para cada medicação, embora as anotações possam ser feitas em outra folha.
Solicitamos que os medicamentos sejam entregues diretamente para a Orientação no dia da saída. Quem puder já trazer tudo organizado dessa forma pode apenas nos entregar. Quem preferir, pode organizar conosco na hora da entrada do período da manhã – teremos saquinhos e etiquetas para fazer a marcação e separação. Nesse caso, pedimos que os pais cheguem à escola às 7h15, para que possamos terminar essa organização sem atrasar os preparativos para a saída às 8h.
Bagagem
Segue, anexa, uma lista com os itens necessários e suficientes para nossa estadia no Acampamento.
As malas, mochilas e lancheiras devem estar etiquetadas com o nome e classe do aluno. Além disso, todos os volumes que compõem a bagagem devem estar identificados com uma fita colorida – comunicaremos e enviaremos na véspera, pela agenda dos alunos, pedacinhos de lã da cor que deverá ser usada por cada grupo, e teremos uma sobra para marcar as malas no dia da saída, para quem necessitar.
Todas as roupas e objetos pessoais dos alunos devem estar marcados com o nome e inicial do sobrenome, com caneta para tecido.
Os alunos devem levar apenas roupas simples e usadas, e não devem levar roupas ou objetos de alto valor econômico ou pessoal.
Para a “Trilha do Barroso” (uma caminhada na qual todos se sujam muito de lama), é importante que levem uma muda completa separada e etiquetada para essa finalidade, incluindo tênis de amarrar, de preferência que possa ser abandonada lá. Pedimos aos pais que anotem na agenda, diretamente para as professoras, caso os alunos devam tentar trazê-la de volta, para que seja colocada para secar em local específico.
Sacos plásticos separados para roupas com lama, molhadas e sujas são indispensáveis, bem como uma orientação para as crianças caso queiram usá-los ou para que peçam e esperem a ajuda de um adulto.
Lanche
Os alunos deverão levar um lanche para a viagem de ida ao acampamento. Na volta, traremos um lanche coletivo. Teremos 5 refeições por dia e poderemos solicitar algo extra se necessário, de forma que não há necessidade de (e os alunos não devem) levar alimentos para consumir no Acampamento.
Dinheiro
No Repúbllica Lago, os alunos podem adquirir lembranças em uma pequena loja de souvenires. No caso das famílias que permitirem as compras, recomendamos que os alunos levem entre R$ 2,00 e R$ 40,00, valor suficiente para a aquisição de uma ou duas lembranças[1]. Se preferirem, os pais podem entregar o dinheiro em um envelope com o nome do aluno para a Orientação. Infelizmente não teremos como solucionar questões relativas ao esquecimento ou ao empréstimo de dinheiro entre os alunos.
Máquinas fotográficas e similares
É cada vez maior o número de alunos que quer levar sua própria máquina ou tablet. Se, por um lado, isso lhes permite fazer suas próprias fotos, de outro é uma responsabilidade que, às vezes, acarreta bastante trabalho e preocupação, já que cada um tem que cuidar de sua própria máquina – buscar e levar no chalé e tomar cuidado para não perder, deixar cair ou molhar.
Não proibimos que levem, mas não recomendamos, porque não temos como cuidar dos equipamentos de todos. Dessa forma, quem fizer questão de levar deve aceitar correr o risco envolvido nessa escolha.
O Acampamento divulga fotos em seu site durante nossa estadia e nós divulgaremos as fotos que fizermos pelo Facebook da escola alguns dias após o retorno.
Celulares, aparelhos de som, jogos eletrônicos e outros
Pedimos que os alunos não levem esses ou outros objetos de valor, pois não haverá horário apropriado para o seu uso e não temos como nos responsabilizar pelo cuidado desses pertences, de forma que há risco deles se perderem ou estragarem.
No local do Acampamento não há sinal de telefonia celular; por isso, a comunicação com as famílias se dará pela escola ou por um contato nosso, se necessário.
Comunicação com os pais
Durante o acampamento, nossos esforços se concentram no atendimento e acompanhamento das atividades juntamente com os alunos. Solicitamos aos pais, portanto, que não tentem falar com seus filhos, com os professores ou com a Orientação. Aqueles que desejarem poderão ligar para a escola para obter notícias, já que nos manteremos em contato.
Para visualizar as fotos da temporada que o Acampamento disponibiliza enquanto estivermos lá, é só entrar no site do Repúbllica Lago (www.replago.com.br), digitar o login “equipe” e a senha “repequipe”, sem dar espaços e apenas com letras minúsculas.
Na página de fotos do site do Acampamento, há uma opção “Fale com o Acampante”, mas não temos o costume de entregar mensagens aos alunos, já que nossa temporada é curta.
Diante de qualquer dúvida ou necessidade, a Orientação ligará diretamente de Leme para as famílias ou solicitará que um profissional da escola entre em contato. Os telefonemas de Leme costumam ser feitos a cobrar, por solicitação do Repúbllica Lago, mas quando não conseguimos localizar os pais dessa forma, fazemos uma ligação normal.
Agradecemos, desde já, o apoio das famílias e nos colocamos à disposição para todos os esclarecimentos necessários.
Atenciosamente,
Ana Cristina Marotto e Adriana Mangabeira
Orientação Pedagógica e Educacional – 4º e 5º ano
Custos e prazos de pagamento
O custo total dessa atividade será de R$ 1.140,92. Este valor permitirá o pagamento das despesas com transporte, alojamento, alimentação, material de apoio e remuneração dos educadores que acompanharão os alunos.
Para favorecer a participação de todos os alunos, a escola dividirá este valor em 04 parcelas iguais de R$ 285,23, com vencimento no dia 25 dos meses de março, abril, maio e junho, e pagamento através de boleto bancário.
O setor de Tesouraria da escola está disponível para qualquer outro esclarecimento.
Atenciosamente,
Alberto Rodrigues Neto
Diretor Financeiro do Colégio Equipe
[1] Botons – R$ 2,00; Canetas – R$ 4,00; Chaveiro – R$ 8,00; Canecas – R$ 15,00; Bonés – R$ 25,00; Squeeze – R$ 10,00; Camisetas – R$ 20,00 a R$ 39,00.