EFI – 1º ano-Tarde – Passagem para 2º ano

São Paulo, 19 de novembro de 2025

Às famílias das crianças do 1º ano-Tarde,

A partir da semana que vem, passaremos a fazer algumas atividades específicas de integração com as crianças do 2º ano, com o objetivo de que os alunos e as alunas do 1º ano conheçam as mudanças curriculares, de organização e rotina da nova série e possam conversar e refletir sobre essa passagem.

O primeiro encontro será uma roda de conversa entre as crianças das duas turmas na quinta-feira da próxima semana, dia 27/11. As crianças da tarde, com suas respectivas professoras, irão se reunir na sala do 2º ano para que quem é deste grupo conte para as mais novas como foi a chegada delas na série, o que mudou e como enfrentaram os desafios; mostrem como é a organização dos materiais e da sala; e relatem alguns dos momentos que consideraram mais importantes ou significativos ao longo deste ano.

Neste encontro, vamos definir tutores do 2º ano, que irão acompanhar as crianças do 1º ano em uma proposta de “experiência de recreio”, que acontecerá em três datas: na própria quinta (27/11), na terça (02/12) e na quinta (04/12) da semana seguinte. O recreio é uma novidade de 2º ano, uma experiência diferente de ocupação do espaço da escola que pressupõe maior autonomia. Neste contexto, existe a possibilidade de comprar lanche na cantina, então pensamos numa programação que contemple essa possibilidade, conforme descrito a seguir.

  • Quinta 27/11: todas as crianças devem trazer R$ 15,00 numa carteira ou bolsinha. Vamos escolher juntos o lanche e devolver o troco, caso haja.

  • Terça 02/12: tazer lancheira normalmente. Vamos participar do recreio, mas não comprar na cantina.

  • Quinta 04/12: as crianças e famílias podem escolher trazer lancheira ou dinheiro para comprar lanche na cantina.

Em todos os casos, vamos comer no pátio junto às turmas de 2º a 5º e, depois, as crianças podem escolher o espaço onde querem brincar. Quando bater o sinal, vão retornar para a sala do 1º ano. As professoras vão se dividir para acompanhar as crianças pelos diferentes espaços o tempo todo.

Estamos animadas e as crianças também!

Qualquer dúvida ou preocupação, peço que nos procurem para conversar.

Atenciosamente,

Joana Elkis

Orientação Pedagógica e Educacional