EFI – 1º ano – Passagem para 2º ano

São Paulo, 06 de novembro de 2026

Às famílias das crianças do 1º ano,

A partir do dia 12/11 (quinta-feira), passaremos a fazer algumas atividades específicas de integração com as crianças do 2º ano, com o objetivo de que os alunos e alunas do 1º ano conheçam as mudanças curriculares, de organização e rotina da nova série e possam conversar e refletir sobre essa passagem.

O primeiro encontro será uma roda de conversa entre as crianças das duas turmas. As crianças da manhã, com suas respectivas professoras, irão se reunir na sala do 2º ano, para que as crianças deste grupo contem para as mais novas como foi a chegada delas na série, o que mudou e como enfrentaram os desafios; mostrem como é a organização dos materiais e da sala; e relatem alguns dos momentos que consideraram mais importantes ou significativos ao longo deste ano.

O recreio é uma novidade de 2º ano, uma experiência diferente de ocupação do espaço da escola que pressupõe maior autonomia. Optamos por não abrir a opção de cantina ainda, vamos deixar para o último recreio, que será no dia 03/12. Então pedimos que mandem lancheira normalmente às quintas, como em todos os dias e aguardem outro e-mail nosso próximo ao dia 03/12, quando pediremos que vocês enviem dinheiro para que as crianças comprem seu lanche pela primeira vez.

As crianças vão comer no pátio, junto às turmas de 2º, 3º, 4º e 5º ano. Depois, podem escolher o espaço onde querem brincar e, quando bater o sinal, vão retornar para a sala do 1º ano. As professoras vão se dividir para acompanhar as crianças pelos diferentes espaços o tempo todo.

Estamos animadas e as crianças também!

Qualquer dúvida ou preocupação, peço que nos procurem para conversar.

Atenciosamente,

Joana Elkis

Orientação Pedagógica e Educacional