Página Inicial • Somos • Educadores
Psicólogo formado pela PUC-SP. Trabalha na equipe de Coordenação do Colégio Equipe desde 1986. Atua também como consultor na área de Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação.
Ex-estudante, formada em 1986. Pedagoga e psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Escolar pelo Ipusp. Trabalha como orientadora educacional e pedagógica no Equipe desde 1992.
Doutora em Saúde Pública pela USP, com duplo mestrado: Educação em Saúde Pública e Psicologia da Educação. Dedica-se ao trabalho de educação formal e na área de saúde pública desde 1969. Diretora do Núcleo de Ensino no Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Diretora Pedagógica da Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde.
Formado em Ciências Contábeis pela Unifieo, onde cursou pós-graduação em Recursos Humanos. Prestou serviços na área de contabilidade por alguns anos. Trabalha no Colégio Equipe desde 1986, tendo iniciado suas atividades como office boy. Atualmente é diretor administrativo e financeiro do Colégio Equipe.
Ex-estudante, formada em 1978. Psicóloga com especialização em Psicopedagogia, psicanalista e orientadora pedagógica e educacional do Equipe desde 1992.
Formado em Comunicação Social, com especialização em Editoração. Professor de Português, Literatura e Cidadania no Ensino Fundamental. Coordenador pedagógico e orientador educacional desde 1999.
Psicóloga pela PUC-SP e Pedagoga pelo Centro Universitário Sumaré. Especialista em Psicologia Educacional/Escolar e em Saúde/Hospitalar. Foi educadora, coordenadora pedagógica, psicóloga e diretora em creches da Secretaria de Estado do Menor e da USP. Trabalha como orientadora educacional e pedagógica no Equipe desde 1992.
Artista-docente. Sua trajetória possui engajamento e a força de suas raízes pretas. Formação em Pedagogia e Educação Física, pós-graduada em Educação Lúdica e especialista em expressões corporais (dança, teatro e capoeira). É autora do livro “O herói de Damião em A Descoberta da Capoeira” e coordenadora do coletivo étnico-racial Equipreta.
Ex-estudante, formada em 2003. Psicóloga pela PUC-SP, atuou como professora desde 2005 e na Coordenação a partir de 2012. Hoje é orientadora educacional e pedagógica da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I, além de psicoterapeuta. Trabalha no Equipe desde 2019.
Psicólogo, psicopedagogo, acompanhante terapêutico e participante do Projeto “Escolas Protagonistas II no Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica”. Atua na área da Educação desde 2008, em diversos segmentos e funções. Membro e fundador do Coletivo Rede – Projetos por uma educação inclusiva. Trabalha no Equipe desde 2015.
Pedagoga formada pela PUC-SP. Especialista em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil pelo ISE Vera Cruz. Professora de Educação Infantil desde 1997 e orientadora pedagógica e educacional no Colégio Equipe desde 2011.
Trabalha no Colégio desde 2011, tendo ministrado cursos de Geografia, Projetos e Leituras no Ensino Fundamental II. Com formação em Geografia e Pedagogia, trabalha com orientação educacional e pedagógica desde 2020 na rede particular de ensino. É orientadora das turmas de 6º e 7º anos e faz parte da coordenação do coletivo étnico-racial de estudantes do Ensino Fundamental II. É ex-estudante do Equipe, formada em 2003.
Ex-estudante, formada em 1979. Formada em Pedagogia pela PUC-SP em 1986. Trabalha com Educação desde 1981. Fez cursos de extensão realizados no Centro de Estudos da Escola da Vila e na USP. Ministrou aulas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I durante onze anos, quando foi convidada a fazer parte da Coordenação. Trabalha no Colégio Equipe desde 1999.
Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade de Marília, em 2000, e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes, em 2011. Faz parte da equipe desde 2012, como professora auxiliar e, a partir de 2017, como assistente de coordenação de GI a 5º ano.
Formada em Pedagogia, com especialização na Educação dos Deficientes da Áudio-Comunicação (EDAC), pela PUC-SP, em 2009. Com experiência em Educação desde 2006, atuando nas áreas de Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos. Experiência com mediação de leitura em comunidades indígenas na região da Amazônia Legal Brasileira e estágio sobre formação de leitores pela Biblioteca de Santiago – Chile. Trabalha no Colégio Equipe desde 2013.
Licenciada em Letras – Português e Espanhol – pela USP. Tem Complementação Pedagógica e Habilitação para as séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Professora dos Encontros de Leitura de 2º a 5º ano. Esta no Equipe desde 2017. A partir de 2024 assume também como auxiliar de orientação de práticas inclusivas no Fundamental II.
Formada em Geografia pela Universidade de São Paulo, começou seu trabalho com Educação em 2014. Depois de concluir a formação de professores de Inglês como segunda língua da Universidade de Cambridge (CELTA) em 2018, tornou-se professora. Está cursando Letras na USP. Trabalha no Equipe desde 2021.
Formação em Psicologia (2011) e Pedagogia (2016), ambas pela PUC-SP. Começou a trabalhar com Educação em 2012 e está no Equipe desde 2018.
Formada em Psicologia e no Normal Pós-Ensino Médio. Professora em Educação Especial desde 1995 e em Educação Infantil desde 2002. Fez especialização em Educação Infantil no ISEVEC.
É formada em Psicologia (FMU), Pedagogia (Unesp) e está cursando Letras (USP). Há quinze anos atua como professora no Ensino Fundamental I e também tem três anos de experiência como professora de Literatura e Produção de Textos no Ensino Fundamental II.
Psicóloga formada pela PUC-SP e pedagoga formada pela Uniban-SP. Atua há vinte anos na Educação Infantil, com crianças de 0 a 7 anos.
Formada em Pedagogia em 2016 pelo Instituto Superior de Educação Singularidades; atua há sete anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Participa de oficinas, saraus e cursos para o desenvolvimento de uma consciência racial ativa. Entrou no Colégio Equipe em 2021.
Formada em Pedagogia em 2011, atua há treze anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No Fundamental II, trabalhou auxiliando no desenvolvimento de atividades adaptadas e no acompanhamento dos estudantes com dificuldade de aprendizagem, entre 2017 e 2019. Está no colégio Equipe desde 2020.
Ex-estudante, formada em 2003. É cantora, percussionista e brincante, atua no campo da música desde 1999. Graduanda em Pedagogia pelo Instituto Singularidades, é integrante e fundadora nos grupos Mundo Aflora, Histórias de Brincar, Bloco Batuntã e Orquestra Platinelas.
Professor de Educação Física, formado pela Unisa em 1993, pós-graduado em Educação Física escolar pela FMU em 2002. Professor do Equipe desde 1996.
Atua há vinte e sete anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Formada em Pedagogia pelo Mackenzie e extensão universitária no Instituto Singularidades. Está no Equipe desde 2013.
Formada em Pedagogia em 2007 pela Faculdade de Educação da USP, com Licenciatura Plena. É professora do Equipe desde 2006.
Formada em Psicologia, trabalhou na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e com estudantes com dificuldades de aprendizagem.
É pianista, cantora e escritora. É professora de Educação Musical, de técnica vocal, e regente coral, desde 1989. Graduada em Piano pela Unesp e em geografia pela USP, possui especialização em Linguagens Artísticas Contemporâneas – Ensino e Aprendizagem pela Faculdade Santa Marcelina e atualmente é mestranda em Educação Musical pela Unesp. É professora de Música do Colégio Equipe desde 2010, onde tem desenvolvido projetos de referência e que já foram apresentados na Conferência Internacional Music Children, realizada pela Universidade de Aveiro, em Portugal e nos Seminários de Educação Musical Latino Americana no Chile e no Rio de Janeiro.
Licenciada em Psicologia (1979) com especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e com formação no Magistério para o Ensino Fundamental e Educação Infantil. Atua como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental desde 1980 na rede particular de ensino.
Professora de Capoeira e Danças Brasileiras de crianças e jovens, e percussionista. É professora do Equipe desde 1980.
Arte-educador, ilustrador, diretor de arte e ator. É graduado em Artes Visuais pela Unicamp e formado pela Escola de Arte Dramática da USP. Participa de coletivos de pesquisa teatral, como “Núcleo Vagal” e “Cara de Cavalo”, com os quais desenvolve espetáculos, performances e ações formativas em circuitos nacionais e internacionais. No audiovisual já atuou na produção de projetos de cultura LGBTQIAP+ e como preparador de elenco infantil em séries e longas-metragens. É professor do Equipe desde 2018.
Formada em Pedagogia em 1990, com especialização em Magistério, Supervisão Escolar e Educação Infantil. Professora de Berçário ao 5º ano desde 1986 e do Equipe desde 1997. Participou do Projeto EDUCON desenvolvido pela Secretaria da Educação do Município e da formação de professores de Matemática da Educação Infantil da rede estadual.
Ex-estudante, formada em 2001. Formação em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela Unesp. Trabalha no Colégio Equipe desde 2008.
Formado em Geografia pela USP. É professor desde 1985 e professor no Equipe desde 1990. É coordenador e membro fundador do Instituto Equipe Cultura e Cidadania desde 2006.
Ator e pesquisador de Teatro. Formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com habilitação em Interpretação Teatral. Mestre na área de Pedagogia do Teatro (ECA/USP). Também é professor na Escola Livre de Dança (ELD) de Santo André e autor de livros didáticos de Arte. Atualmente, cursa Educação Física na EEFE/USP.
Licenciado em Ciências com modalidade em Matemática pela PUC-SP, graduado em 1975. Tem experiência em docência de Matemática no Ensino Fundamental e Médio desde 1975. É professor do Equipe desde 2001.
Formou-se em Letras pela USP, em 1999. É professora de Português desde 1998. Foi assistente do curso de Literatura no Colégio Equipe em 1997 e 1998. Em 2008, tornou-se mestre em Literatura Brasileira (USP), com estudo sobre João Guimarães Rosa. É autora da frente de Produção textual do livro didático “Ser Protagonista-Português” (Editora SM).
Formada em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, curso de História da Arte e Pintura e Desenho, no Croydon College, Londres, Inglaterra. É professora do Equipe desde 2000.
Formada inicialmente em Artes Cênicas, começou seu trabalho com Educação em 2012. Depois se formou em Pedagogia e se pós-graduou em Arte-Educação. Trabalha no Colégio Equipe desde 2018.
Formado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mestrando em Educação Matemática pela USP. Trabalha no Equipe desde 2019.
Formado em Educação Física (Licenciatura Plena) e Treinamento Esportivo (Bacharel) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2005 e 2006, respectivamente. Professor do Colégio Equipe desde 2016. Atua na Educação Física curricular (Fundamental II) e nos Treinamentos Esportivos, na modalidade Handebol.
Formou-se em História pela PUC-SP em 1983 e se especializou em Cultura Hispânica pela Universidade Complutense de Madri. Atua como consultora educacional para a Fundação Vanzolini desde 2001 e possui inserção em projetos educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na formação de professores e também como elaboradora de materiais didáticos para estudantes e docentes. É professora do Colégio Equipe desde 1992.
Formado pela Universidade de São Paulo em 1990, com especialização em Futebol. Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Uninove. Professor técnico de futebol nos Estados Unidos desde 1992. É professor do Equipe desde 1990.
Formada em Geografia pela Unisal (2006), mestre em Geografia Física pela USP (2010). Trabalhou em instituições públicas com pesquisa em clima, monitoramento de desastres naturais e geoprocessamento. Na Educação, atuou na produção de livros didáticos, foi professora na rede pública, tanto no ensino regular como na educação de jovens e adultos. Trabalha no Colégio Equipe desde 2020.
Ex-estudante, formado em 2004. Graduado em História pela Unicamp, é educador e professor desde 2009, atuando em escolas e em diferentes projetos de educação não formal.
Formada em Letras pela USP, dedica-se ao ensino de Língua e Literatura Inglesa desde 1995. Há mais de dez anos, tem concentrado seus estudos nas obras do dramaturgo inglês William Shakespeare. No ano de celebração de 400 anos da morte do escritor, em 2016, participou, dentre outras atividades, da confecção de vídeos educativos sobre suas peças para o projeto Shakespeare Vive, do British Council, além de ter trabalhado como revisora da tradução mais recente da tragédia “Rei Lear”, para a editora Martin Claret.
Formado em Biologia pela Universidade Mackenzie (2008), especialista em Gerenciamento Ambiental pelo CRBio (2014) e mestre em História da Ciência pela PUC (2016). Trabalhou em diversas empresas na área de investigação ambiental, de 2008 a 2013, e desde então atua no ensino de Ciências e Biologia em colégios particulares de São Paulo. Entrou no Equipe em 2017 como professor de Ciências para o 8º ano.
Ex-estudante, formado em 2005 e professor desde 2012 no Colégio Equipe. Formado em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP e cursa Pedagogia na Faculdade de Educação da USP. Atua como professor em oficinas de construção para crianças desde 2010.
Ex-estudante, formado em 2006. Mestre em História Social pela USP, onde fez a graduação e a licenciatura. Foi monitor e estagiário no Equipe antes de se tornar professor no ano em 2012.
Formado em 1983 pela FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos, com especialização em Fisiologia do Treinamento Esportivo pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina. Pós Graduação “Lato Senso” em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Sul de Minas, formado em Capoeira e Professor do Grupo Cordão de Ouro. É professor do Colégio Equipe desde 1989.
Professor de Língua e Literatura Inglesa. É psicólogo, formado pela PUC-SP, com especialização em História da Arte e mestrando em Filosofia pela PUC-SP. É professor do Equipe desde 2000.
Imigrante venezuelana, residente no Brasil desde 2006. Graduada no Curso de Comunicação e Artes com bacharelado em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Iniciou suas atividades como arte educadora em 2017, com investigação nas linguagens artísticas latino-americanas e seus desdobramentos políticos. É professora auxiliar no Ensino Fundamental I desde 2020 e professora de Espanhol – Vozes, Falas e Histórias Latino-americanas no Ensino Médio desde o início de 2023.
Formado em Geografia pela USP. É professor desde 1985 e professor no Equipe desde 1990. É coordenador e membro fundador do Instituto Equipe Cultura e Cidadania desde 2006.
Formada pela Universidade de São Paulo em 2017 e mestre em Educação Matemática pela mesma instituição. Pesquisadora na área de Ensino de Geometria e Jogos Matemáticos. É professora do Equipe desde 2023.
Formou-se em Letras (USP) em 1999. É professora de Português desde 1998. Foi assistente do curso de Literatura no Colégio Equipe em 1997 e 1998. Em 2008, tornou-se mestre em Literatura Brasileira (USP), com estudo sobre João Guimarães Rosa. É autora da frente de Produção textual do livro didático “Ser Protagonista-Português” (Editora SM).
Formada em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, curso de História da Arte e Pintura e Desenho no Croydon College, Londres, Inglaterra. É professora do Equipe desde 2000.
Formou-se em História pela PUC-SP em 1983 e se especializou em Cultura Hispânica pela Universidade Complutense de Madri. Atua como consultora educacional para a Fundação Vanzolini desde 2001 e possui inserção em projetos educacionais da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando na formação de professores e também como elaboradora de materiais didáticos para estudantes e docentes. É professora do Colégio Equipe desde 1992.
Formado pela Universidade de São Paulo em 1990, com especialização em futebol. Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Uninove. Professor técnico de futebol nos Estados Unidos desde 1992. É professor do Equipe desde 1990.
Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Faz parte atualmente do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo. Participou de exposições em diversos espaços culturais da cidade, como o Museu de Arte Moderna, o Centro Universitário Maria Antônia, o Paço das Artes e a Pinacoteca do Estado, sendo representado pela Galeria Luisa Strina. Tem atuado como educador em instituições ligadas à ação cultural, bem como em setores educativos de museus; e é professor no Colégio Equipe desde 1998.
Professor de Educação Física, formado pela Unisa em 1993, pós-graduado em Educação Física escolar pela FMU em 2002. Professor do Equipe desde 1996.
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências – modalidade Biologia – pela Universidade de São Paulo. É professora de Biologia há 20 anos.
Atriz e arte-educadora. Formada em Licenciatura em Arte-teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faz mestrado em Educação e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FE-USP) e é professora de biblioteca no Ateliescola Acaia. Trabalha no Colégio Equipe desde 2022.
Formado em Letras pela USP em 2000 e mestre em Teoria Literária pela Unicamp em 2005, publicou um livro de poemas (Dez poemas da vizinhança vazia, 2012) e organizou edições de obras de Gil Vicente (Farsa de Inês Pereira, 2012) e Gregório de Matos (Desenganos da vida humana e outros poemas, 2013). (Currículo lattes).
Ex-estudante, formado em 2004. Graduado em História pela Unicamp, é educador e professor desde 2009, atuando em escolas e em diferentes projetos de educação não formal.
Formada em Letras pela USP, dedica-se ao ensino de Língua e Literatura Inglesa desde 1995. Há mais de dez anos, tem concentrado seus estudos nas obras do dramaturgo inglês William Shakespeare. No ano de celebração de 400 anos da morte do escritor, em 2016, participou, dentre outras atividades, da confecção de vídeos educativos sobre suas peças para o projeto Shakespeare Vive, do British Council, além de ter trabalhado como revisora da tradução mais recente da tragédia “Rei Lear”, para a editora Martin Claret.
Jornalista, professor de Língua Portuguesa e Literatura, mestre em Sociologia. Foi editor da Revista Afro B do Museu Afro Brasil. Autor dos livros: “Luiz Gama”, Editora Summus; “O negro em versos – Antologia da poesia negra brasileira”, Editora Moderna. Foi professor de várias escolas particulares de São Paulo. Hoje é coordenador-executivo do NCN/USP; professor do curso Africanidades – Brasil – MEC 10639, da Unibero e da Federal de Uberlândia, além de assessor do Espaço EKOA.
Formado em Educação Física pela FIG/Unimesp em 1993, com especializações em futebol na Fefisa e em futsal na FMU. Fez pós-graduação em Treinamento Desportivo pela Fefisa. Tem licença de treinador pela Federação Paulista de Futsal, nível Pró, desde 2018, e de treinador níveis A e B da Confederação de Futsal/Conmebol, desde 2023. É professor no Equipe desde 2014.
Educadora formada em Geografia pela USP. Começou a trabalhar com projetos sociais em 2006 na organização Doutores da Alegria. Trabalha no Colégio Equipe desde 2011, onde começou como assistente de coordenação do Instituto Equipe Cultura e Cidadania.
Educadora, atriz e dramaturga. Mestra em Ciências pelo Programa de Mudança Social e Participação Política (EACH/USP) e graduada em Interpretação Teatral pela ECA/USP. Desde 2001 atua como arte-educadora em diferentes projetos públicos. Atualmente é educadora de sala de leitura do projeto Fábricas de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo.
Formado em Filosofia, estudou os índios Xavantes e as emoções nas culturas indígenas; pertence ao Núcleo de Pesquisa em Psicologia Social da PUC. É professor do Equipe desde 1996.
Mauro Pontes é assessor de Ciências, professor de Ciências e Tecnologia no Ensino Fundamental II (afastado temporariamente). É formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos – USP, mestre em Ciências pelo IF – USP. Licenciado em Ciências pela USP. É sócio criador da OBI – Oficina de Brinquedo e Invenções. Atualmente cursa bacharelado em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP.
Ex-estudante, formado em 1996. Bacharel em Cinema (FAAP), mestre (PUC) e doutor (USP) em Comunicação, com pós-doutorado em Educação (UFRJ). Trabalha no Equipe desde 2020.
Formado em 1983 pela FIG – Faculdades Integradas de Guarulhos, com especialização em Fisiologia do Treinamento Esportivo pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina. Pós Graduação “Lato Senso” em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Sul de Minas, formado em Capoeira e Professor do Grupo Cordão de Ouro. É professor do Colégio Equipe desde 1989.
Professor de Língua e Literatura Inglesa. É psicólogo, formado pela PUC-SP, com especialização em História da Arte e mestrando em Filosofia pela PUC-SP. É professor do Equipe desde 2000.
Licenciado em Física, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo, atua como professor do Ensino Médio no Colégio Equipe desde 2015. Trabalhou em programas de educação continuada, organizados pela USP e pelas Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Acre e Rio Grande do Sul”.
Bacharel, mestre e doutora em Física pela USP, com pós-doutoramento na área de Ciência dos Materiais (Poli-USP e Virginia Tech). Licenciada pela Unimes. Atua no magistério desde 2003, tendo lecionado no Ensino Fundamental, Médio e Superior. (Lattes: Currículo lattes)
Formado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP e licenciado em Química pela Faculdade Osvaldo Cruz. É professor do Equipe desde 1995.
Educador e psicanalista. É professor do Curso Conflito e Sintoma, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha no Equipe desde 1990 e faz parte do Instituto Equipe.