Diálogos: família, escola, comunidade – 5 de abril

Diálogos: família, escola e comunidade

Inscrição para participação: Formulário de Inscrição até 01 de abril.

No mês de março, encerramos o ciclo de reuniões coletivas quando apresentamos às famílias os objetivos de trabalho com todas as nossas turmas, no semestre ou trimestre e, também, algumas das características da faixa etária e de grupos-classe. Essas reuniões são importantes para as famílias acompanharem os aprendizados de seus filhos e filhas, entenderem as escolhas curriculares da escola e a nossa metodologia de trabalho.

A coordenação da escola está sempre disponível para conversar com as famílias, individualmente, sobre outras questões que estejam vivenciando na educação de seus filhos e filhas. Entretanto, temos observado que algumas destas questões estão sendo vivenciadas em um grupo significativo de famílias.

Como supervisionar crianças e jovens no uso de eletrônicos? E quais os efeitos do uso excessivo na atenção e na interação entre as crianças e jovens? A entrada na adolescência significa experimentação e risco? Como dar autonomia e definir as responsabilidades?

Por isso, convidamos as famílias para que venham conversar entre si e com a escola sobre esses temas. A proposta é criar um espaço de diálogo e de troca de experiências, com a mediação de educadores do Colégio. Acreditamos que este espaço será significativo para as famílias refletirem sobre alguns desafios enfrentados na educação de suas crianças e jovens. Afinal, o aprendizado da paternidade e da maternidade não está pronto e não se constitui apenas com a chegada  das crianças, mas se dá cotidianamente, a partir da relação com elas.

Nosso encontro será no dia 05 de abril, sábado, às 9h, conforme previsto no nosso calendário escolar, com um café da manhã. Às 9h30 será o início das conversas nos grupos, com duração, aproximada, de duas horas.

Sabemos que todos estes temas são importantes e que a escolha por um deles pode ser difícil, mas o pedido é que, se puderem estar conosco nesse dia, definam qual irão participar. Como consideramos passar a organizar eventos como esse todos os anos, em nova oportunidade será possível compartilhar sobre outra temática. Importante ressaltar que as questões da educação antirracista e anticapacitista estará presente em todos os grupos, como um tema transversal, contando com contribuição dos membros da Comissão Antirracista e do Coletivo anticapacitista.

Para quem puder ficar mais tempo, os estudantes da 3ª série vão oferecer um almoço e, à tarde, haverá um leilão. O almoço e o leilão têm como objetivo arrecadar fundos para a viagem de formatura da turma

Seguem cronograma do dia. Solicitamos que você confirme sua presença e se inscreva em um grupo Formulário de Inscrição. O prazo para as inscrições é dia 01 de abril.

PROGRAMAÇÃO

9h – Café da manhã 

Participantes: todos

Local: Pátio da cantina

9h30 às 11h30 – Conversa nos grupos 

Grupos de discussão:

  1. Hábitos de adolescentes na internet e mediação parental

Apresentação de dados sobre o uso de eletrônicos por crianças e jovens no Equipe a partir de pesquisa realizada com estudantes e suas famílias. Troca em pequenos grupos sobre como familiares supervisionam o uso. Socialização das conversas e sistematização pela escola com orientações gerais para um bom uso de eletrônicos.

Solicitamos a todas as famílias respondam a pesquisa que foi enviada por boletim eletrônico até dia 1º de abril.

 Coordenação: Luciana Fevorini, Luís Márcio Barbosa, Luciana Gamero, Flávio Cidade e Adriana Mangabeira

  1. Adolescências e Vulnerabilidades:

Apresentação do trabalho sobre o tema que é feito entre a 1ª e a 3ª séries do Ensino Médio. Roda de conversa a partir da leitura de material produzido pelos estudantes.

 Coordenação: Graça Totaro, Iza Anacleto e Ausonia Donato

  1. Por que é importante continuar a falar sobre masculinidades?

    Como podemos pensar respostas possíveis a partir da escuta de adolescentes e jovens adultos que trazem em suas vivências o desafio de se perceberem agentes ativos, e ou vítimas da condição estrutural da sociedade do patriarcado?

Faz um ano que começamos a formação de um grupo independente de responsáveis de estudantes do Colégio Equipe para discutir esse assunto, mas  ainda existe uma longa caminhada nessa luta, por isso gostaríamos de trocar com a comunidade equipana, pautas e possíveis práticas que ofereçam ferramentas para nossos alunos, alunas, famílias e professores e coordenadores, lidarem com esse desafio.

Sabemos que essa tarefa não é nada fácil, pois implica também compreender a importância de olhar para as transversalidades de poder e não poder, como gênero, raça, recorte social, anti-capacitismo, como discutir isso tudo ao mesmo tempo e agora continua sendo um grande desafio.

Coordenação: Grupo de masculinidades, Sílvio Hotimsky e Joana Elkis