Cronograma | |||
---|---|---|---|
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 09 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos, educadores, pais e convidados |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos e educadores |
Reunião de Encerramento do ciclo – ritual de passagem | 2ª feira 02 de Dezembro |
18h30 às 20h30 | Alunos, pais e educadores |
Roda de Capoeira | 6ª feira 06 de Dezembro |
11h às 12h30 | Alunos, pais, familiares e educadores |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
<11h às 11h45/td> | Alunos, pais, familiares e educadores |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2019
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Os alunos do 5º ano-Manhã vão expor um livro de narrativas de enigma, uma maquete iluminada sobre o Trabalho de Campo no centro de São Paulo, um vídeo-minuto também sobre este campo, um trabalho de Inglês e trabalhos de Artes.
Livro de Narrativas de Enigma |
Já no 1º semestre, os alunos do 5º ano entraram em contato com o gênero da narrativa de enigma com a leitura compartilhada de diversos textos e autores, como Arthur Conan Doyle, Allan Poe, Medeiros e Albuquerque, entre outros.
No 2º trimestre, teve início o estudo do gênero propriamente dito, com apoio do livro “Trabalhando com os Gêneros do Discurso (Narrar) – Narrativa de Enigma”, de Jacqueline Peixoto Barbosa: suas peculiaridades, a construção dos personagens, o uso de recursos linguísticos que favorecem o “clima” da narrativa etc.
O gênero despertou muita curiosidade e interesse nos alunos, já que o desafio de desvendar crimes e suspeitas se revela muito motivador. Os trabalhos autorais, produzidos em duplas e em trios, foram escritos e revisados, na busca por qualificar a lógica do enredo e os aspectos formais do texto.
Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Beatriz Lysei
Maquete iluminada do centro de São Paulo (Projeto de Geografia, integrado a História, e alguns conceitos relacionados ao estudo de Matemática e de Ciências) |
O grupo vai expor uma maquete do centro da cidade de São Paulo no contexto atual, em uma proposta de releitura do espaço visitado, na qual serão destacadas algumas construções que retratam o centro velho e outras que simbolizam a passagem de vila à cidade e que caracterizam o centro novo.
Em História e Geografia, o estudo envolveu as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, do ponto de vista da vida social e política, relativas à construção da cidadania, de forma integrada à pesquisa sobre as transformações do espaço brasileiro, a formação das cidades e, particularmente, o surgimento e o crescimento da cidade de São Paulo.
Em Matemática, o estudo envolveu o conceito e o reconhecimento de ângulos, arestas, faces e vértices, conhecimentos que os alunos utilizaram para a construção das figuras espaciais na composição de elementos da maquete.
Na área de Ciências, o grupo estudou magnetismo, energia e suas transformações, reconhecendo a energia elétrica como a forma de energia mais importante da sociedade atual. Aplicaram seus conhecimentos sobre corrente elétrica e material condutor, utilizando fios, pilhas, lâmpadas e soquetes para iluminar a maquete.
Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Beatriz Lysei
Vídeo-minuto sobre o centro de São Paulo (Projeto de Geografia, integrado a História) |
Separados em subgrupos, os alunos construíram uma proposta de vídeo-minuto, isto é, um vídeo com tempo determinado em torno de 1 minuto, com o objetivo de criticar, homenagear, informar ou refletir acerca do estudo sobre o nascimento e o crescimento da cidade de São Paulo.
Assim como no trabalho desenvolvido com a maquete, em História e Geografia, o estudo envolveu o entendimento e a reflexão sobre as transformações ocorridas no mundo, no Brasil e na nossa cidade, com um olhar ainda mais apurado para São Paulo desde seu nascimento à transformação em metrópole.
A partir de perguntas disparadoras como “Como cresceu SP ao longo da História?” ou “Quais são os desafios para a cidade de São Paulo do futuro?”, os grupos foram deixando sua criatividade agir, até encontrarem um jeito autoral de promover a reflexão sobre esses temas nos vídeos-minutos.
Os vídeos uniram materiais gravados durante a saída ao centro, com a ajuda de monitores convidados do 3º ano do Ensino Médio, com recortes feitos na escola durante a edição após o campo, com o auxílio de arte-educadores especializados em audiovisual.
Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Beatriz Lysei
Artes – “Luz e Sombra” |
Há dois trabalhos de Artes dos alunos de 5º ano expostos neste evento: uma Projeção SP – palavras e pequenas imagens que remetem à cidade que ocupam, e um “filminho”, ambos resultado do projeto Luz e Sombra.
A multiplicidade de procedimentos experimentados pelos alunos do 5º ano nesse projeto nos assegura do quanto são capazes de trabalhar em grupo e se apoiar para seguir suas ideias ao explorar os exercícios com a projeção de luz.
Antecipamos que muitos aprendizados ocorreriam, dentre eles o contato com o teatro de sombras. Muitas escritas apareceram invertidas, bem como os objetos de cena, para citar algumas adaptações necessárias durante os exercícios de projeção.
Prevíamos a necessidade de ajudá-los na produção dos roteiros de seus filmes, mas devido ao entusiasmo de todos para filmar, tudo foi acertado entre o próprio grupo, com muita apropriação e rapidez. Acabaram se contagiando uns aos outros com seus enredos explosivos, assassinatos e outras cenas de medo, provavelmente inspirados na produção das narrativas de enigma realizadas em uma proposta de Língua Portuguesa.
Professores responsáveis: Maria da Penha Brant e Tomás Decina
Inglês – The Beatles Quiz |
Os quizzes que serão expostos trarão perguntas e alternativas de respostas elaboradas pelos alunos em duplas ou trios. A escolha desse gênero permitiu que eles se apropriassem principalmente de perguntas no passado simples, utilizando as Wh words (palavras que iniciam as perguntas abertas em inglês).
Tudo começou com a apreciação dos capítulos iniciais do documentário The Beatles Anthology I, que tratam da infância e de influências musicais da banda. Em seguida, os alunos leram uma biografia que explica a origem e a formação do grupo, cuja fama perdura até os nossos dias. Em ambos os casos, no trabalho com vídeo na sala de informática e com texto em sala de aula, os alunos foram desafiados a utilizarem estratégias de leitura e responderem a perguntas com as Wh words no intuito de compreenderem gradualmente o seu sentido.
Quizzes adaptados da internet também contribuíram para a compreensão do gênero, do vocabulário e das estruturas linguísticas.
Outro desafio colocado aos alunos foi o “show and tell”, no qual apresentavam seus produtos finais aos colegas.
Esperamos que todos se divirtam ao testarem seus conhecimentos e ao descobrirem curiosidades sobre essa banda tão famosa!
Professores responsáveis: Raphael Doria
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2019
Horário: período de aula
Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.
Reunião de Passagem de 5º para 6º ano |
Data: segunda-feira, dia 02/12/2019
Horário: das 18h30 às 20h30
Participantes: alunos, pais e educadores
Os principais aprendizados e as melhores histórias de nosso tempo de 2º a 5º ano
Os alunos do 5º ano e os educadores do Colégio Equipe convidam os pais para a Reunião de Passagem de 5º para 6º ano, na qual os alunos farão uma síntese de seus principais aprendizados no Ensino Fundamental I, partilhando relatos pessoais, aprendizados e vivências deste período.
Esse é um momento especial do percurso educacional dos alunos deste ano, que, no Ensino Fundamental II, serão solicitados a enfrentar novos desafios em sua vida escolar.
Professores responsáveis: Valéria Fernandes Rodrigo e Beatriz Lysei
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 06/12/2019
Horário: das 11h às 12h30
Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de 3º ao 5º ano-Manhã
A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.
Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2019
Horário: das 11h às 11h45
Participantes: alunos, pais, familiares e educadores do 4º e 5º anos
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- duração: pulso e divisão rítmica;
- altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
- intensidade: interpretação, dinâmica;
- timbre: qualidade e personalidade do som.
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |