Cronograma | |||
---|---|---|---|
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 09 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos, educadores, pais e convidados |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos e educadores |
Atividade interna de socialização das oficinas do período integral | 2ª feira 02 de Dezembro |
Período de aula | Alunos e educadores |
Roda de Capoeira | 6ª feira 06 de Dezembro |
11h às 12h30 | Alunos, pais, familiares e educadores |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
8h15 às 9h | Alunos, pais, familiares e educadores |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2019
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Os alunos do 3º ano-Manhã vão expor um livro de contos de fadas, um projeto de História e trabalhos de Artes.
Livro de Contos de Fadas |
Através de florestas, castelos e lugares encantados, acompanhamos as jornadas dos nossos heróis e heroínas até alcançarem o final feliz!
Assim como o desenrolar de um Conto de Fadas, o caminho percorrido pelos alunos e alunas promoveu muitos aprendizados, pois estudaram as características desse gênero literário, leram histórias, produziram suas escritas e revisaram suas produções, observando a estrutura narrativa e colocando em prática os conhecimentos construídos até aqui sobre pontuação e ortografia. Os alunos contaram com nosso acompanhamento durante toda a sua jornada como estudantes e autores.
Este livro é o “final feliz” alcançado pelo grupo depois de todo o trabalho de cada um em seu processo de aprendizagem.
Professores responsáveis: Anita Correa e Patrícia Viotto
O Brasil em 1500 e o Brasil hoje – Reflexos |
Durante o estudo de História do 3º ano – Manhã, observamos o interesse crescente dos alunos e das alunas da sala em conhecer um pouco mais sobre nossa terra, os povos que aqui existiam antes da chegada dos portugueses e o processo de “descoberta” (ou será colonização? Ou será invasão?).
Com muitas perguntas e algumas respostas, apresentamos parte dos nossos estudos nessa exposição e o olhar dos nossos alunos e alunas sobre esse processo.
Professores responsáveis: Anita Correa e Patrícia Viotto
Exposição de Artes – “Pintura Rupestre, Escultura de Pássaros e Pesquisa de Olhos – Nanquim” |
A pintura esteve presente em várias atividades no transcorrer de nossas aulas para o 3º ano. A sequência de atividades planejada para o ano trouxe o contato com as tintas guache e nanquim, bem como o uso de aquarelas. Outros modos de produção de pinturas foram explorados, como o uso de vassoura, tampinhas e bolinhas, como meios, assim como de suportes de diferentes tamanhos.
As Pinturas Rupestres presentes nesta Mostra foram produzidas no decorrer desse projeto.
Para a pesquisa visual de Pássaros, foram encaminhados desenhos no caderno e estes em nanquim que estão aqui expostos, dessa vez com o desafio de produzirem olhos de pássaros em grande escala.
As esculturas de Pássaros vieram atreladas à proposta de modelar a partir de um bloco de argila.
Todo este trabalho foi realizado a partir de muitas imagens de pássaros, que as crianças usaram como pesquisa para a sua produção individual.
Professores responsáveis: Maria da Penha Brant e Tomás Decina
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2019
Horário: período de aula
Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.
Atividades de socialização interna das oficinas do período integral |
Data: segunda-feira, dia 02/12/2019
Horário: período de aula
Participantes: alunos e educadores de 2º ao 4º ano
As atividades de socialização interna das oficinas do período integral se caracterizam por encontros de troca de experiências e apreciação das produções dos trabalhos realizados em propostas que abrangem o aprendizado e a experimentação de possibilidades de expressão em diferentes linguagens, de forma lúdica, cooperativa e autoral.
Essas oficinas acontecem uma vez por semana e integram, no segundo semestre, alunos de 2º a 4º ano, que participam da sugestão de propostas e, depois de definidas as que serão realizadas, escolhem em qual desejam participar ao longo desse período. Neste semestre as oficinas realizadas no período da manhã foram: “Mágica”, “Construção de Jogos” e “Criarte”.
Para que todos possam conhecer os trabalhos desenvolvidos, os alunos se preparam para contar o que fizeram: qual era a proposta, o que planejaram, os desafios e os aprendizados envolvidos.
Nesse processo, todos terão a possibilidade de conhecer outras propostas e reunir recursos para sugerir e eleger, com mais propriedade, as oficinas nas quais irão participar nas próximas oportunidades de escolha.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 06/12/2019
Horário: das 11h às 12h30
Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de 3º, 4º e 5º anos – Manhã.
A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.
Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.
Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2019
Horário: das 8h15 às 9h
Participantes: alunos, pais, familiares e educadores do 2º e 3º anos – Manhã e Tarde
As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:
- duração: pulso e divisão rítmica;
- altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
- intensidade: interpretação, dinâmica;
- timbre: qualidade e personalidade do som.
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.
Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundametal II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |