Chamada Geral 2019 – 2º Ano – Tarde

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos, educadores, pais e convidados
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos e educadores
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
13h30 às 14h30 Alunos, pais, familiares e educadores
Atividade interna de socialização das oficinas do período integral 2ª e 3ª feira
09 e 10 de Dezembro
Período de aula Alunos e educadores
Apresentação de Música 4ª feira
11 de Dezembro
8h15 às 9h Alunos, pais, familiares e educadores

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 09/11/2019

Horário: das 10h às 12h30

Participantes: alunos, educadores, pais e convidados de Educação Infantil e Ensino Fundamental

Esse encontro, aberto a convidados, constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

Os alunos do 2º ano-Tarde vão expor o livro “Agora eu Era”, o jogo Fecha a Caixa e trabalhos de Artes.

 

Agora eu era…

A partir de leituras compartilhadas de “Agora eu era”, de Arthur Nestrovski e Laerte, discussões e brincadeiras de faz de conta, os alunos foram convidados a escrever novas versões para esse livro, colocando-se como protagonistas da história.

Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os alunos puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito, sobre o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.

O processo de trabalho foi muito prazeroso e os alunos puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.

Professoras responsáveis: Camilla Guimarães e Juliana Garrido

 

Fecha a Caixa

Os jogos são um importante recurso para o trabalho com conteúdos de Matemática e o exercício do raciocínio lógico. Ao longo do ano, foram propostos diversos jogos a partir dos quais as crianças precisaram estabelecer relações e comparações, como também realizar cálculos para os quais precisaram compor e decompor números. Durante o 2º semestre deste ano, as atividades de integração entre o 1º e o 2º ano–Tarde, envolveram principalmente o “Fecha a Caixa”, jogo que estimula o cálculo mental, possibilitando aos alunos explorarem diferentes possibilidades de adição para obter o mesmo resultado e de subtração para calcular o resultado final a cada jogada.

Depois de muito jogar, as crianças construíram alguns jogos que estarão disponíveis para que todos possam experimentar.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano, Camilla Guimarães, Heloisa Cesar e Juliana Garrido

 

Exposição de Artes – “Caderno e Autorretrato”

O 2º ano reúne nesta exposição dois trabalhos de muita importância para o aprendizado.

Devido à importância dada ao Caderno de Artes, escolhemos, junto com as crianças, uma de suas páginas para estar aqui, aos olhos de vocês, espectadores das “obras” dos nossos pequenos produtores de Arte.

O Caderno é um importante instrumento, uma vez que traz o processo de trabalho dos alunos no decorrer dos meses. Embora ainda tenha muitas páginas a serem produzidas, ele já traz marcas pessoais nos desenhos, como os lances em um jogo de futebol ou a presença de “monstros”.

O Autorretrato “com chapéu de cangaceiro” veio com a união de dois projetos encaminhados no decorrer do ano: “Retrato” e “Brinquedos e Brincadeiras” (que tinha um viés também na Arte Popular!). Entre a sequência de atividades para o estudo de retratos, os destaques foram desenhar o colega e a si próprio, como nas produções em nanquim apresentadas nesta exposição.

Professores responsáveis: Maria da Penha Brant e Tomás Decina

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de Grupo Interidades a 5º ano

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções dos alunos se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-los para encontros de socialização também com familiares e convidados.

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

Os alunos se preparam, em subgrupos, para apresentar aos colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, eles se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os subgrupos que se responsabilizam pelas apresentações se preocupem com o aprendizado dos ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que os outros alunos participem como ouvintes interessados, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão alunos de todas as séries. Cada professora responsável permanece junto à exposição de seus alunos e, conforme os subgrupos se revezam na visita à exposição, os integrantes do grupo que realizou os trabalhos que estão sendo observados são os responsáveis pela socialização com os demais. Desta forma, todos os alunos, em algum momento, assumem essa responsabilidade, podendo contar com o acompanhamento da sua professora.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2019

Horário: das 13h30 às 14h30

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores de Grupo Interidades a 2º ano

A Roda de Capoeira, que reunirá alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em torno de alguns rituais, já é uma tradição para muitos de nossos alunos, um momento de reunião e confraternização que faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos convidados para compor a roda, tocando e cantando.

Neste ano, cada grupo de 2º a 5º ano terá o desfio de fazer uma demonstração especial: os alunos de 2º e 3º ano vão cantar e os de 4º e 5º ano vão tocar instrumentos.

Professores responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Atividades de socialização interna das oficinas do período integral

Data: segunda e terça-feira, dias 09 e 10/12/2019

Horário: período de aula

Participantes: alunos e educadores de 2º ao 4º ano

As atividades de socialização interna das oficinas do período integral se caracterizam por encontros de troca de experiências e apreciação das produções dos trabalhos realizados em propostas que abrangem o aprendizado e a experimentação de possibilidades de expressão em diferentes linguagens, de forma lúdica, cooperativa e autoral.

Essas oficinas acontecem uma vez por semana e integram, no segundo semestre, alunos de 2º a 4º ano, que participam da sugestão de propostas e, depois de definidas as que serão realizadas, escolhem em qual desejam participar ao longo desse período. Neste semestre as oficinas realizadas no período da tarde foram: “Música”, “Corpo e Movimento” e “Jogos de Tabuleiro”.

Para que todos possam conhecer os trabalhos desenvolvidos, os alunos se preparam para contar o que fizeram: qual era a proposta, o que planejaram, os desafios e os aprendizados envolvidos.

Nesse processo, todos terão a possibilidade de conhecer outras propostas e reunir recursos para sugerir e eleger, com mais propriedade, as oficinas nas quais irão participar nas próximas oportunidades de escolha.

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 11/12/2019

Horário: das 8h15 às 9h

Participantes: alunos, pais, familiares e educadores dos 2º e 3º anos

As apresentações de música têm como objetivo principal propiciar o momento de vivência musical que, de certa forma, conclui o ciclo/processo de aprendizagem. Ao vivenciar a prática e a execução musical do repertório estudado ao longo do ano, o aluno demonstra, em sua produção, a qualidade do aproveitamento alcançado ao aplicar efetivamente os elementos da linguagem musical que foram trabalhados em sala de aula:

  • duração: pulso e divisão rítmica;
  • altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação;
  • intensidade: interpretação, dinâmica;
  • timbre: qualidade e personalidade do som.

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação por parte do professor e para a autoavaliação do aluno diante de suas produções.

Nossas apresentações serão constituídas por canções do “tempo do onça”, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, músicas tradicionais de outras partes do mundo, música de inspiração indígena e de matriz africana, e músicas que fazem parte da chamada MPB, desde as mais antigas até as dos dias atuais.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Thayana da Silva Barbosa

 

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundametal II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série