Chamada Geral 2024 – 1º ano-Manhã

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
11 de Novembro
10h às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
13 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
29 de Novembro
8h às 9h Alunos(as), educadores(as) e familiares 

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

Projeto Gigante – Nosso bom gigante amigo, Miguel

Nosso projeto nasceu a partir da música “O gigante”, do Tiquequê, e da leitura do livro “BGA”, de Roald Dahl. O grupo se encantou por essas produções artísticas e, através delas, pudemos ampliar o tema e desenvolver assuntos nos campos da Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Artes.

O grupo teve a ideia de inventar seu próprio Gigante. Assim, aproveitamos para trabalhar o gênero textual de descrição, que é muito pertinente neste momento do processo de alfabetização. As crianças nomearam nosso gigante de Miguel e disseram que ele deveria ter 130 metros.

Cada etapa deste projeto foi marcada por reflexões, estudos e convidados que recebemos para ajudar nesta construção. Visitamos arranha-céus para ter noção do tamanho do Miguel, entre eles o Copan, o Edifício Itália, e o Hilton.

O grupo então construiu o Miguel, nosso gigante do 1° ano-Manhã, uma produção coletiva; bem como as suas cavernas, criadas individualmente, nas quais moram os gigantes da turma.

Esse processo foi recheado de momentos únicos e significativos.

Ilustração coletiva do Gigante Miguel

 

Professora responsável: Heloisa Cesar e Gabriel Martins

 

Tangram

Neste 2º semestre, os grupos do 1º e do 2º ano-Manhã participaram de atividades de integração para o estudo de Geometria. Para trabalhar com os conceitos geométricos, utilizamos o Tangram, que é um quebra-cabeça constituído de apenas 7 peças (1 quadrado, 1 paralelogramo e 5 triângulos retângulos) que possibilitam a criação de imagens muito variadas. Brincando com essas peças, as crianças percebem as formas geométricas e criam, a partir delas, figuras compostas, ampliando a imaginação e a criatividade e podendo compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vivem.

O Tangram teve origem na China há muitos séculos. Na modernidade, tornou-se conhecido na Europa e no resto do mundo, inspirando outros brinquedos semelhantes, mas nenhum ao mesmo tempo tão simples e tão genial.

As crianças coloriram seu jogo de Tangram e foram convidadas a resolver alguns desafios, dos mais simples aos mais complexos.

Professoras responsáveis: Heloisa Cesar, Luciana Justi e Gabriel Martins                                  

 

Family Picture Book

Os conteúdos trabalhados com as crianças do 1º ano garantiram o aprendizado do vocabulário relacionado a membros de uma família. Para a aquisição desse conteúdo de maneira lúdica, confeccionamos um álbum de figurinhas. Cada criança escolheu alguns membros de sua família para adicionar à sua página no álbum do grupo. Ao longo dos encontros, desenharam e coloriram cada uma delas, além de personalizar suas páginas e criar capas para os álbuns.

O produto final deste processo são os lindos álbuns de figurinhas do 1º ano da Manhã e da Tarde, resultado do trabalho feito ao longo do 2º e 3º trimestres de 2024 nas aulas de Inglês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ilustrações de Abel Sisto Glaser e Martim Marinho Pereira Orair

 

Professora responsável: Bianca Figueiredo

Apresentação de Música

A apresentação de música como parte do evento “Escola, Arte e Cultura” é o momento de partilhar com as famílias o que vem sendo trabalhado em sala ao longo do ano. É também para as crianças uma experiência do fazer artístico, que se inicia na escolha conjunta do repertório, passando por ensaios e finalizando o processo no dia da apresentação.

Toda aula de música consiste em uma história que é brincada, cantada e dançada. As narrativas são escolhidas de acordo com os ciclos da cultura popular brasileira e suas matrizes formadoras (afro, indígena e ibérica), assim como as brincadeiras, cantigas e toadas que vão sendo experimentadas ao longo do encontro. Trata-se de um repertório que está intimamente ligado à cultura popular e à cultura da infância. A ideia é desenvolver de forma lúdica com as crianças uma construção de identidade e pertencimento, além de habilidades musicais e motoras.

A apresentação será um recorte de aula, uma história brincada que contará com a participação especial das professoras de sala, da professora de Música Rosana Araújo ao piano, além da participação especial dos familiares em um determinado momento.

Professora responsável: Flora Poppovic

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 29/11/2024
Horário: das 8h às 9h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Manhã

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série