Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 11 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 13 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 29 de Novembro |
8h às 9h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Projeto Gigante – Nosso bom gigante amigo, Miguel |
Nosso projeto nasceu a partir da música “O gigante”, do Tiquequê, e da leitura do livro “BGA”, de Roald Dahl. O grupo se encantou por essas produções artísticas e, através delas, pudemos ampliar o tema e desenvolver assuntos nos campos da Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e Artes.
O grupo teve a ideia de inventar seu próprio Gigante. Assim, aproveitamos para trabalhar o gênero textual de descrição, que é muito pertinente neste momento do processo de alfabetização. As crianças nomearam nosso gigante de Miguel e disseram que ele deveria ter 130 metros.
Cada etapa deste projeto foi marcada por reflexões, estudos e convidados que recebemos para ajudar nesta construção. Visitamos arranha-céus para ter noção do tamanho do Miguel, entre eles o Copan, o Edifício Itália, e o Hilton.
O grupo então construiu o Miguel, nosso gigante do 1° ano-Manhã, uma produção coletiva; bem como as suas cavernas, criadas individualmente, nas quais moram os gigantes da turma.
Esse processo foi recheado de momentos únicos e significativos.
Ilustração coletiva do Gigante Miguel
Professora responsável: Heloisa Cesar e Gabriel Martins
Tangram |
Neste 2º semestre, os grupos do 1º e do 2º ano-Manhã participaram de atividades de integração para o estudo de Geometria. Para trabalhar com os conceitos geométricos, utilizamos o Tangram, que é um quebra-cabeça constituído de apenas 7 peças (1 quadrado, 1 paralelogramo e 5 triângulos retângulos) que possibilitam a criação de imagens muito variadas. Brincando com essas peças, as crianças percebem as formas geométricas e criam, a partir delas, figuras compostas, ampliando a imaginação e a criatividade e podendo compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vivem.
O Tangram teve origem na China há muitos séculos. Na modernidade, tornou-se conhecido na Europa e no resto do mundo, inspirando outros brinquedos semelhantes, mas nenhum ao mesmo tempo tão simples e tão genial.
As crianças coloriram seu jogo de Tangram e foram convidadas a resolver alguns desafios, dos mais simples aos mais complexos.
Professoras responsáveis: Heloisa Cesar, Luciana Justi e Gabriel Martins
Family Picture Book |
Os conteúdos trabalhados com as crianças do 1º ano garantiram o aprendizado do vocabulário relacionado a membros de uma família. Para a aquisição desse conteúdo de maneira lúdica, confeccionamos um álbum de figurinhas. Cada criança escolheu alguns membros de sua família para adicionar à sua página no álbum do grupo. Ao longo dos encontros, desenharam e coloriram cada uma delas, além de personalizar suas páginas e criar capas para os álbuns.
O produto final deste processo são os lindos álbuns de figurinhas do 1º ano da Manhã e da Tarde, resultado do trabalho feito ao longo do 2º e 3º trimestres de 2024 nas aulas de Inglês.
Ilustrações de Abel Sisto Glaser e Martim Marinho Pereira Orair
Professora responsável: Bianca Figueiredo
Apresentação de Música |
A apresentação de música como parte do evento “Escola, Arte e Cultura” é o momento de partilhar com as famílias o que vem sendo trabalhado em sala ao longo do ano. É também para as crianças uma experiência do fazer artístico, que se inicia na escolha conjunta do repertório, passando por ensaios e finalizando o processo no dia da apresentação.
Toda aula de música consiste em uma história que é brincada, cantada e dançada. As narrativas são escolhidas de acordo com os ciclos da cultura popular brasileira e suas matrizes formadoras (afro, indígena e ibérica), assim como as brincadeiras, cantigas e toadas que vão sendo experimentadas ao longo do encontro. Trata-se de um repertório que está intimamente ligado à cultura popular e à cultura da infância. A ideia é desenvolver de forma lúdica com as crianças uma construção de identidade e pertencimento, além de habilidades musicais e motoras.
A apresentação será um recorte de aula, uma história brincada que contará com a participação especial das professoras de sala, da professora de Música Rosana Araújo ao piano, além da participação especial dos familiares em um determinado momento.
Professora responsável: Flora Poppovic
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 29/11/2024
Horário: das 8h às 9h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Manhã
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |