Chamada Geral 2024 – 4º ano-Tarde

Cronograma
Atividade Data Horário Participantes
Escola, Arte e Cultura Sábado
09 de Novembro
10h às 12h30 Alunos(as), educadores(as) e familiares
Atividade interna de socialização 2ª feira
11 de Novembro
Período de aula Alunos(as) e educadores(as)
Roda de Capoeira 6ª feira
06 de Dezembro
16h30 às 18h Alunos(as), educadores(as) e familiares
Apresentação de Música 4ª feira
11 de Dezembro
11h às 12h Alunos(as), educadores(as) e familiares

 

Escola, Arte e Cultura

Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo

Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.

 

 Contos Populares: “Vamos enganar a Morte este ano?”

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao cemitério do 4º ano-Tarde! Descansam aqui, após diversas tentativas de enganar a Morte, os personagens do livro produzido pelos alunos e alunas da turma.

Lemos inúmeros contos populares de várias partes do mundo e, especialmente, do Brasil; construímos repertório e estudamos as regularidades do gênero; mas foi através das discussões que as crianças aprofundaram o contato com este gênero literário. Após este momento de estudos, a turma fez a escolha pelos contos de enganar a morte e iniciaram o processo de escrita de seus próprios textos. “Como podemos enganar a morte?”, foi o questionamento dos nossos escritores e escritoras para a produção de suas histórias.

Esperamos que se divirtam, se assustem, questionem e celebrem a vida, antes que a Morte bata à porta, ou será que podemos realmente enganá-la?

Capa do livro de contos populares

Professoras responsáveis: Bruna Giuliano e Gustavo Leopoldino

 

Exposição de Artes – Isogravuras: Gravuras em Isopor

Nas aulas de artes, as turmas do 4º ano se dedicaram a estudar técnicas artesanais de impressão e reprodução da imagem. assim, ao longo do ano experimentamos a criação de moldes vazados, máscaras e carimbos para compor figuras e padronagens, investigando as diversas possibilidades visuais que a repetição da imagem pode oferecer.

Nesta exposição, apresentamos as impressões em tinta guache realizadas a partir de matrizes entalhadas no isopor, a isogravura, uma técnica que se aproxima da xilogravura, na qual a matriz é  entalhada em madeira.

Os desafios envolveram dominar a pressão da ponta seca para marcar o isopor, modular a espessura e a profundidade das linhas, explorar as relações de positivo e negativo entre as marcas da matriz e seus resultados na impressão, bem como a quantidade de tinta para entintar a matriz e a pressão do rolo sobre o papel ao imprimir cada cópia – foram muitas e muitas tentativas!

Para inspirar nosso trabalho, analisamos algumas obras do autor e ilustrador fernando vilela e assistimos vídeos da pesquisadora e gravurista simone peixoto, integrante do ateliê itinerante xilomóvel, com base em campinas.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira

 

Exposição de Artes – Pinturas Gigantes

As técnicas artesanais de reprodução da imagem compõem o eixo central dos estudos em Artes do 4º ano. Neste projeto as crianças vivenciaram o processo de criar pinturas em larga escala com o suporte do projetor para ampliar as imagens.

Divididas em grupos, as crianças desenharam sobre folhas de acetato transparente para copiar figuras de fotografias e, em seguida, usando o retroprojetor, projetaram as imagens em tamanho ampliado sobre o papel craft  para traçar, a lápis, as linhas guias da pintura. Depois, finalmente, aplicaram a tinta acrílica para preencher as formas da figura e do fundo.

As pinturas aqui expostas são, portanto, de autoria coletiva. Cada grupo se organizou para escolher sua figura e vivenciar a sequência de etapas necessárias para transferir e ampliar sua figura inicial para o suporte final.

Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira

 

Atividades de socialização interna dos aprendizados

Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Tarde

As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).

Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.

As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.

Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.

Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.

 

Roda de Capoeira

Data: sexta-feira, dia 06/12/2024
Horário: das 16h30 às 18h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Tarde

A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.

Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.

Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)

 

Apresentação de Música

Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde

As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios.  Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:

  • Duração: pulso e divisão rítmica
  • Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
  • Intensidade: interpretação, dinâmica
  • Timbre: qualidade e personalidade do som
  • Expressividade e Autonomia
  • Relação corpo/voz e movimento

A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.

Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.

Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora

Apresentação Ensino Infantil Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio
GI Manhã
GI Tarde
1° Ano Manhã
1° Ano Tarde
2° Ano Manhã
2° Ano Tarde
3° Ano Manhã
3° Ano Tarde
4° Ano Manhã
4° Ano Tarde
5° Ano Manhã
5° Ano Tarde
6° Ano
7° Ano
8° Ano
9° Ano
1ª Série
2ª Série
3ª Série