Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 9 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 4ª feira 29 de Novembro |
11h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
11h às 12h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
Contos Populares: “Se a Morte você encontrar, cabeças vão rolar…” |
Os alunos e as alunas do 4º ano-Manhã estudaram contos populares, lendo muitas histórias de várias partes do mundo e aprendendo sobre as características deste gênero literário. Concentraram os estudos na estrutura dos contos de enganar a morte e, a partir desta escolha, se aprofundaram nas suas regularidades e elaboraram um planejamento detalhado para sua produção. Escreveram seus contos autorais e fizeram muitas revisões, até chegarem às versões finais. Ilustraram as histórias com muito capricho e definiram o título, a capa e a formatação do livro.
Ao se aprofundarem no estudo deste gênero narrativo, fortaleceu-se a percepção do valor da tradição oral no que diz respeito à transmissão do capital cultural de uma sociedade, aqui expresso por meio dos contos populares.
Capa do livro de contos populares
Professoras responsáveis: Rosangela Maria Garofalo e Cida Rodrigues
Exposição de Artes – Isogravuras: Gravuras em Isopor |
Nas aulas de artes, as turmas do 4º ano se dedicaram a estudar técnicas artesanais de impressão e reprodução da imagem. assim, ao longo do ano experimentamos a criação de moldes vazados, máscaras e carimbos para compor figuras e padronagens, investigando as diversas possibilidades visuais que a repetição da imagem pode oferecer.
Nesta exposição, apresentamos as impressões em tinta guache realizadas a partir de matrizes entalhadas no isopor, a isogravura, uma técnica que se aproxima da xilogravura, na qual a matriz é entalhada em madeira.
Os desafios envolveram dominar a pressão da ponta seca para marcar o isopor, modular a espessura e a profundidade das linhas, explorar as relações de positivo e negativo entre as marcas da matriz e seus resultados na impressão, bem como a quantidade de tinta para entintar a matriz e a pressão do rolo sobre o papel ao imprimir cada cópia – foram muitas e muitas tentativas!
Para inspirar nosso trabalho, analisamos algumas obras do autor e ilustrador fernando vilela e assistimos vídeos da pesquisadora e gravurista simone peixoto, integrante do ateliê itinerante xilomóvel, com base em campinas.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Exposição de Artes – Pinturas Gigantes |
As técnicas artesanais de reprodução da imagem compõem o eixo central dos estudos em Artes do 4º ano. Neste projeto as crianças vivenciaram o processo de criar pinturas em larga escala com o suporte do projetor para ampliar as imagens.
Divididas em grupos, as crianças desenharam sobre folhas de acetato transparente para copiar figuras de fotografias e, em seguida, usando o retroprojetor, projetaram as imagens em tamanho ampliado sobre o papel craft para traçar, a lápis, as linhas guias da pintura. Depois, finalmente, aplicaram a tinta acrílica para preencher as formas da figura e do fundo.
As pinturas aqui expostas são, portanto, de autoria coletiva. Cada grupo se organizou para escolher sua figura e vivenciar a sequência de etapas necessárias para transferir e ampliar sua figura inicial para o suporte final.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 29/11/2024
Horário: das 11h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Manhã
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 11h às 12h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 4º e 5º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
- Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |