Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 9 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 29 de Novembro |
11h às 12h30 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
8h15 às 9h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
“Era uma vez…um conto que eu te conto outra vez” |
Era uma vez camponeses, cavaleiros e príncipes, que superaram suas perdas vivendo aventuras com valentia e coragem. Conheceram florestas, vilarejos e lugares distantes, contando com a sabedoria dos magos e das fadas para enfrentar os desafios impostos por grandes dragões, bruxas e outros vilões. Recompensados por sua coragem e determinação, foram rumo a um final feliz.
As histórias do livro de contos de fadas do grupo são o resultado de muitas leituras e muitos estudos e, como nos contos, podemos dizer que nossas alunas e nossos alunos passaram por verdadeiros desafios.
Estudaram a estrutura das narrativas, as características dos personagens, heróis, vilões e seres mágicos. Depois fizeram um roteiro e escreveram seus próprios contos, fazendo uso de todo o conhecimento adquirido, e então revisaram seus textos. Para finalizar, ilustraram suas histórias, na busca de permitir que seus leitores e suas leitoras se aproximem mais de suas aventuras.
O resultado está no conto de cada criança, na alegria de terem atravessado esse caminho com suas potencialidades, aprimorando a arte da escrita.
Ilustrações de Caio Davi Ferreira Vivanco e Nicolas Armstrong Namura de Siqueira
Professoras responsáveis: Maria Lucia Rodrigues de Souza e Cida Rodrigues
Floresta Tropical é vida – O que o 3º ano aprendeu |
Ao longo deste ano, as crianças fizeram várias pesquisas que envolveram as florestas tropicais a partir de perspectivas distintas, num trabalho interdisciplinar.
Em Geografia, localizaram as florestas nos mapas, estudaram sua estrutura, fauna e flora. Discutiram também sobre as causas do desmatamento e suas consequências.
Ao pesquisarem sobre os povos originários nas aulas de História, puderam refletir acerca da maneira como eles se relacionavam e se relacionam até hoje com a natureza, como estruturaram seu jeito de viver manejando aquilo que as florestas oferecem de forma mais harmônica e equilibrada. Além disso, discutiram a importância das nações indígenas para a preservação das florestas.
No estudo sobre o ciclo da água e os seres vivos, que aconteceu em Ciências, as crianças conseguiram observar a relevância das florestas tropicais na formação da chuva, seja na própria floresta, seja nas áreas urbanas, com os rios voadores.
Finalmente, foram a campo no Núcleo Engordador do Parque Serra da Cantareira e puderam observar e pôr em prática seus aprendizados, ampliando seus conhecimentos e levantando novas hipóteses.
Professoras responsáveis: Maria Lucia Rodrigues de Souza e Cida Rodrigues
Exposição de Artes – Pinturas Monocromáticas |
As cores são o eixo central dos estudos em Artes do 3º ano.
Neste projeto, usamos as plantas como ponto de partida para observar diversos tons de verde e recriá-los com tintas guache para a composição de pinturas monocromáticas.
A variedade de formatos e manchas das folhagens que observamos nos espaços da escola e nos vasos do ateliê serviram ao estudo dos desenhos de observação – um desafio importante para o aprimoramento do traço e do olhar no pensamento do desenho.
Em seguida, os desenhos ganharam camadas de tinta em diversos tons de verde, com a proposta de representar cada planta em sua riqueza de detalhes, bem como construir composições explorando as inúmeras variações de tons de uma única cor. Assim, as crianças vivenciaram os procedimentos básicos da pintura, se apropriando dos tipos de pincel, da cobertura dos pigmentos, mistura de cores, tempo de secagem, bem como do uso dos aparatos necessários para preparar a estação de trabalho: papelões sobre a mesa, potes de água, paninhos de limpeza e avental.
Como referência, apreciamos imagens de obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles e Adriana Varejão, que exploraram o impacto visual do monocromático em obras que encantam pela materialidade e vibração das cores.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Exposição de Artes – Modelagem em Argila |
No 2º trimestre, o curso de Artes se dedica ao estudo da argila. Alunas e alunos do 2º ao 5º ano se envolvem em práticas de modelagem, estudando referências artísticas, explorando ferramentas e técnicas de manipulação do barro na construção de peças figurativas, abstratas e utilitárias.
Ano após ano, este estudo tem se organizado em torno de diferentes recortes do vasto universo da cerâmica. Em 2021 estudamos a cerâmica Xakriabá (povo indígiena que habita a margem do rio São Francisco, no norte de Minas Gerais). Em 2022 buscamos olhar para obras de artistas negras contemporâneas. Em 2023, foi a vez de Mestre Vitalino e Mestre Galdino, ceramistas de Pernambuco, referências da arte figurativa em cerâmica no Brasil.
Neste ano foram os temas e elementos visuais da cerâmica Waujá que guiaram as nossas práticas em sala de aula, inspirando a criação das obras.
Habitantes do Parque Indígena do Xingu, os Waujá são notórios pela singularidade de sua cerâmica, pelo grafismo de seus cestos, pela sua arte plumária e máscaras rituais. Além da riqueza de sua cultura material, esse povo possui uma complexa e fascinante mito-cosmogonia, na qual os vínculos entre os animais, as coisas, os humanos e os seres extra-humanos permeiam sua concepção de mundo (de acordo com o site do Instituto Socioambiental).
Nesta exposição, apresentamos os trabalhos das crianças do 3º ano da manhã e da tarde, como uma amostra da produção realizada pelas turmas do Ensino Fundamental I.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 29/11/2024
Horário: das 11h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 3º a 5º ano-Manhã
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
- Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |