Cronograma | |||
Atividade | Data | Horário | Participantes |
Escola, Arte e Cultura | Sábado 09 de Novembro |
10h às 12h30 | Alunas(as), educadores(as) e familiares |
Atividade interna de socialização | 2ª feira 11 de Novembro |
Período de aula | Alunos(as) e educadores(as) |
Roda de Capoeira | 6ª feira 29 de Novembro |
8h às 9h | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Apresentação de Música | 4ª feira 11 de Dezembro |
8h15 às 9h15 | Alunos(as), educadores(as) e familiares |
Escola, Arte e Cultura |
Data: sábado, dia 09/11/2024
Horário: das 10h às 12h30
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares do grupo
Esse encontro constitui um importante momento de apresentações, exposições e socializações de produtos e sínteses finais dos trabalhos dos alunos e das alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, relativos à aprendizagem em diferentes áreas.
“Eu me vejo no futuro” |
A partir da leitura compartilhada do livro “Afrofuturo – Ancestral do Amanhã”, de Henrique André e Tutano Nômade, e de muitas conversas e brincadeiras, os alunos e as alunas foram convidados(as), assim como as crianças da história, a planejar, sonhar e criar possíveis situações para o seu futuro, colocando-se como protagonistas de uma história que descreve seu dia a dia ou uma situação especial.
Nessa primeira produção de um texto narrativo para publicação, os(as) estudantes puderam refletir sobre o sistema de escrita, sobre as diferenças entre o texto falado e o escrito e o uso da pontuação e das regras ortográficas aprendidas, em atividades que propiciaram o exercício dos recursos de produção autoral e de revisão de textos.
O processo de trabalho foi muito prazeroso e as crianças puderam se entregar livremente a tudo o que desejaram criar.
Ilustrações de Pietro Rui Freitas e |
Valentino Mallarino Vasquez |
Professoras responsáveis: Luciana Justi, Camilla Guimarães, Aparecida Rodrigues e Evelyn Tomoyose
Tangram |
Neste 2º semestre, os grupos do 1º e do 2º ano-Manhã participaram de atividades de integração para o estudo de Geometria. Para trabalhar com os conceitos geométricos, utilizamos o Tangram, que é um quebra-cabeça constituído de apenas 7 peças (1 quadrado, 1 paralelogramo e 5 triângulos retângulos) que possibilitam a criação de imagens muito variadas. Brincando com essas peças, as crianças percebem as formas geométricas e criam, a partir delas, figuras compostas, ampliando a imaginação e a criatividade e podendo compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vivem.
O Tangram teve origem na China há muitos séculos. Na modernidade, tornou-se conhecido na Europa e no resto do mundo, inspirando outros brinquedos semelhantes, mas nenhum ao mesmo tempo tão simples e tão genial.
As crianças coloriram seu jogo de Tangram e foram convidadas a resolver alguns desafios, dos mais simples aos mais complexos.
Professoras responsáveis: Heloisa Cesar, Luciana Justi e Gabriel Martins
“Memórias do 2º ano em 2024” – Caderno de Memórias e Linha do Tempo |
Os Cadernos de memórias do 2º ano e as Linhas do Tempo foram organizados com a intenção de registrar e resgatar as principais experiências do 2º ano em 2024.
A partir da aproximação com os conceitos de documentos e fatos históricos, a proposta feita aos alunos e às alunas foi a de registrarmos as atividades, aprendizagens e vivências escolares, organizando as situações mais significativas para o grupo.
Em cadernos confeccionados pelos próprios estudantes, cada um foi registrando, ao longo do ano, sua trajetória e impressões pessoais e, com a aproximação do final do ano, elaboramos juntos uma linha do tempo, como uma importante estratégia para o grupo resgatar o percurso vivenciado. Ela permite também a compreensão de que as aprendizagens dependem de um conhecimento anterior, de interações, conversas, pesquisas e investimento, trazendo a ideia de processo, de que o aprender é contínuo e uma construção coletiva.
Entendendo que os “Cadernos de memória” têm como objetivo o registro do momento de cada criança, optamos por não corrigir as escritas, respeitando suas hipóteses acerca da organização do sistema alfabético e das regras ortográficas.
As crianças se empenharam em todos os registros e trabalharam na organização e na montagem desta bela e significativa memória de um período de suas vidas.
Professoras responsáveis: Luciana Justi, Camilla Guimarães, Aparecida Rodrigues e Evelyn Tomoyose
Exposição de Artes – Coleção de figurinhas |
Neste trabalho, é possível mergulhar no universo de personagens, heróis, jogadores, bichos fofos e estranhos que habitam o imaginário das crianças do 2º ano, e que ganharam forma nos mais de 30 trabalhos elaborados por elas. Coleções incompletas, mas com figurinhas raras, legend, premium e, como não poderia deixar de ser, figurinhas repetidas… ótimas para trocar com os amigos e as amigas!
Nesta atividade, as crianças vivenciaram práticas de desenho, narrativa e composição visual através da brincadeira de criar suas próprias coleções. Os trabalhos em pequena escala nos convidam a apreciar os detalhes e as sutilezas. Em sala de aula, demos atenção ao preenchimento de cor, qualidade das linhas, contraste entre figura e fundo e uma infinidade de recursos visuais presentes na criação de uma ilustração.
O convite na exposição é observar de pertinho essas mini-obras e suas histórias. Cada detalhe traz uma memória, cada figurinha revela um pedacinho de imaginação e um pouco da rotina das nossas aulas de Artes.
Completam a exposição os álbuns e os cadernos de artes com os desenhos de projeto dos barquinhos de argila.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Exposição de Artes – Barquinhos de Argila |
Nesta instalação coletiva, cada criança explorou a combinação dos materiais (argila, madeira e tecido) na criação de seu barquinho. As ideias partiram da apreciação de imagens de barquinhos do artista Arthur Bispo do Rosário, que inspiraram os desenhos de projeto realizados no caderno de artes. A partir dos projetos, as turmas vivenciaram o desafio de dar tridimensionalidade ao desenho através da modelagem em argila. Nas etapas seguintes, mastros e velas foram confeccionados com palitos de madeira e tecido de algodão cru com desenhos de canetinha.
Professores responsáveis: Tomás Decina e Inessa de Oliveira
Animal Swap |
Ao longo do 3º trimestre, as crianças do 2º ano se fizeram de cientistas para pesquisar, selecionar e reproduzir os espécimes que compõem o catálogo de observatório animal que vocês encontrarão nessa exposição. Esperamos deixar nossos leitores estupefatos pelas maravilhosas combinações possíveis quando, ao virarem as páginas, se produzirem nomenclaturas inéditas para os espécimes observados!
Esse trabalho surgiu a partir de jogos e atividades escolhidos para que as crianças conhecessem e se familiarizassem com os nomes de animais em inglês. Depois disso, realizamos um levantamento coletivo dos animais favoritos do grupo, e com base nele, cada criança produziu um animal que compõe o livro, inspirado pela obra original Professor Revillod’s Universal Animalarium, de Miguel Murugarren.
A produção artística em torno do vocabulário apresentado no trimestre possibilitou concretizar o conhecimento adquirido, enquanto a escrita segmentada dos nomes dos animais e as variadas combinações entre eles serviram como estratégia para a associação entre escrita e fonemas da língua inglesa.
Esperamos que os leitores gostem e se divirtam tanto quanto nós nos divertimos criando diferentes combinações entre os nomes dos animais!
Professora responsável: Bianca Figueiredo
Atividades de socialização interna dos aprendizados |
Data: segunda-feira, dia 11/11/2024
Horário: período de aula
Participantes: alunos(as) e educadores(as) de GI a 5º ano-Manhã
As atividades de socialização interna dos aprendizados e produções das crianças se caracterizam por encontros de troca de conhecimentos entre colegas de diferentes grupos/séries, um grande desafio nesse momento da escolaridade, que aos poucos deve prepará-las para encontros de socialização também com familiares e convidados(as).
Essas atividades partem do princípio de que temos o direito de conhecer com os outros e o dever de partilhar nossos conhecimentos.
As crianças se preparam para apresentar aos e às colegas de outros grupos/séries o percurso de um estudo realizado, mostrar suas produções e avaliar seu aprendizado. Nesse processo, se conscientizam do que aprenderam, de como aprenderam e da finalidade do que aprenderam.
Durante os encontros, é importante que os grupos se preocupem com o aprendizado dos(as) ouvintes, sendo ao mesmo tempo de extremo valor que as outras crianças participem como ouvintes interessadas, contribuindo com perguntas e comentários essenciais para o aprendizado comum.
Os encontros ocorrerão no ginásio, diante dos trabalhos expostos, em subgrupos que integrarão as crianças de GI a 5º ano no período regular de aula.
Roda de Capoeira |
Data: sexta-feira, dia 29/11/2024
Horário: das 8h às 9h
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de GI a 2º ano-Manhã
A Roda de Capoeira é um momento de reunião e confraternização em torno de rituais como o cumprimento, a ginga, os passos típicos, a complementaridade entre os jogadores, o movimento, o ritmo e a música. Ela já é uma tradição para muitas de nossas crianças, faz parte da nossa história e compõe nossa identidade.
Este encontro costuma contar com a participação de ex-alunos(as) e convidados(as) para compor a roda, tocando e cantando.
Professora e professor responsáveis: Suelena Francisca da Silva (Dofona) e Alcides Santos de Jesus (Bui)
Apresentação de Música |
Data: quarta-feira, dia 11/12/2024
Horário: das 8h15 às 9h15
Participantes: alunos(as), educadores(as) e familiares dos grupos de 2º e 3º ano-Manhã e Tarde
As apresentações de música são construídas a partir de experiências vivenciadas ao longo do ano durante as aulas e cujo objetivo principal é o desenvolvimento das habilidades da escuta, percepção e domínio das linguagens artísticas e musicais por meio da prática e da expansão de repertórios. Entre outras coisas, foram trabalhados em sala de aula:
- Duração: pulso e divisão rítmica
- Altura: o desenho do som – grave, agudo, afinação, divisão de vozes
- Intensidade: interpretação, dinâmica
- Timbre: qualidade e personalidade do som
- Expressividade e Autonomia
- Relação corpo/voz e movimento
A situação de preparação/criação, ensaio e apresentação ou concerto possibilita também o aperfeiçoamento da performance e contribui para a avaliação dos processos por parte das professoras e para a autoavaliação da criança diante de suas conquistas.
Num grau crescente de desafios, nossas apresentações serão constituídas por recortes de aulas, pequenas canções da infância, adaptações de jogos rítmicos musicais tradicionais, canções da cultura popular de raiz e regionais, música de matriz africana e músicas do cancioneiro popular brasileiro.
Professoras responsáveis: Rosana Araújo e Nélia Hora
Apresentação | Ensino Infantil | Ensino Fundamental I | Ensino Fundamental II | Ensino Médio |
---|---|---|---|---|
GI Manhã GI Tarde |
1° Ano Manhã 1° Ano Tarde 2° Ano Manhã 2° Ano Tarde 3° Ano Manhã 3° Ano Tarde 4° Ano Manhã 4° Ano Tarde 5° Ano Manhã 5° Ano Tarde |
6° Ano 7° Ano 8° Ano 9° Ano |
1ª Série 2ª Série 3ª Série |