Colégio Equipe – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
Normas e Procedimentos para 2020
Essas normas são uma referência para alunos, professores, funcionários e pais.
I. A COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA
Para facilitar a comunicação entre as famílias e a escola, destacamos a seguir os setores responsáveis por diferentes assuntos (telefones: 3579 9150 e 3662-6500).
ASSUNTO | SETOR |
---|---|
|
Orientação Educacional e Pedagógica Grupo Interidades, 1º e 2º ano – Joana Elkis 3º, 4º e 5º ano – Flávio Cidade Orientação de professores especialistas, coordenação de projetos especiais e eventos – Leonardo Golodne Coordenação geral de EI e EF I – Adriana Mangabeira Assistente de Orientação de GI a 5º ano – Sheila Valezi Assistente de Coordenação e Direção – Rita de Oliveira |
|
Recepção recepcao@colegioequipe.g12.br |
|
Secretaria secretaria@colegioequipe.g12.br |
|
Tesouraria tesouraria@colegioequipe.g12.br |
Realizaremos três reuniões de pais durante o ano para cada grupo ou série, planejadas para partilhar informações sobre a aprendizagem e a vida escolar dos alunos. Os eventos que a escola promove ao longo do ano, como as mostras de literatura e artes, entre outros, são também formas de encontro nos quais compartilharmos a produção escolar dos alunos com as famílias.As datas desses encontros constam do nosso calendário escolar, divulgado no site da escola.
Entrevistas individuais podem ser solicitadas tanto pelos pais quanto pela escola. Serão realizadas pela Orientação Pedagógica e Educacional nas questões relativas ao ensino e aprendizagem e pela Direção nas questões gerais e institucionais. Essas entrevistas podem ser agendadas por intermédio da Recepção da escola sempre que necessário.
As circulares ou outros materiais escritos da escola são enviados às famílias pelos alunos (dentro da agenda), pelo correio ou através do site com notificação por e-mail. Pedimos que os pais abram a agenda de seus filhos todos os dias.
Todos os recados e recomendações dos pais à escola (medicação, restrições alimentares, autorizações de saída etc.)podem ser comunicados pela agenda ou diretamente à Secretaria. Questões cotidianas podem ser conversadas diretamente com os professores, mas pedimos que eventuais preocupações sejam conversadas diretamente com a Orientação, por telefone ou pessoalmente.
É fundamental que possamos nos comunicar com os pais facilmente. Nesse sentido, solicitamos que sejam mantidos atualizados na secretaria os endereços, e-mails e telefones para contato.
Esperamos contar com a colaboração de todos para que possamos cuidar o melhor possível das necessidades dos alunos ao longo do ano.
II. ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS NA ESCOLA
Contamos, em todos os momentos de trabalho, com a presença de cada um dos alunos, de forma que consideramos a pontualidade uma condição essencial na frequência às aulas. Solicitamos que atrasos e faltas sejam justificados no próprio dia,junto à secretaria e, quando previstos, sejam comunicados antecipadamente.
Os alunos só poderão sair da escola acompanhados por seus pais ou pessoas por eles autorizadas. Saídas antecipadas e autorizações para a saída com colegas devem também ser comunicadas diretamente à secretaria ou pela agenda
Período da Manhã – horários
Ciclo | Horário de aula | Plantão de entrada | Plantão de saída |
---|---|---|---|
GI e 1º ano | 7h45 às 12h | 7h15 às 7h45 | 12h às 12h30 |
2º a 5ºano |
2ª feira |
2ª feira |
Período da Tarde – horários
Ciclo | Horário de aula | Plantão de entrada | Plantão de saída |
---|---|---|---|
GI e 1º ano | 13h15 às 17h30 |
Coletivo |
17h30 às 18h15 |
2º a 5ºano |
2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira |
2ª, 3ª, 5ª e 6ª feira |
17h55 às 18h15 |
Recomendações para o horário de entrada
- Solicitamos que os pais utilizem a parada na faixa amarela em frente à escola apenas para o embarque e desembarque dos alunos. Se for necessário estacionar para entrar com um aluno ou para resolver alguma questão dentro da escola, pedimos a todos que estacionem o carro nas proximidades.
- Recomendamos a zona azul da Alameda Barros.Os estacionamentos mais próximos ficam na própria Rua São Vicente de Paula, nos números129 e 147, e há outro,um pouco mais distantes, na Rua Albuquerque Lins, número 844.
Para os pais da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental
- Os pais dos alunos do Grupo Interidades podem acompanhar seus filhos até a sala, se necessário. No início do ano letivo,haverá uma maior tolerância quanto aos atrasos e à permanência dos pais na escola.
- Após o período de adaptação, os alunos a partir dos 4 anos devem ser estimulados a entrar na escola com os funcionários e as professoras responsáveis pelo acompanhamento da entrada. Eles estão orientados a receber os alunos no portão e encaminhá-los para o pátio/parque,onde esperarão pelo início das aulas.
- No período da tarde, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do EF sobem para as suas classes nos últimos 15 minutos do plantão, a partir das 13h,com suas respectivas professoras.Duas assistentes ficam próximas ao portão,uma para receber as crianças e outra para levá-las até a sala, para que seus acompanhantes tenham a opção de não precisar entrar no prédio.
Para os pais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano):
- A partir do 2ºdia de aula, os alunos do Ensino Fundamental devem entrar desacompanhados.
Recomendações para o horário de saída
- Os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I aguardam seus pais no “plantão”, acompanhados por professores e inspetores.
- As peruas escolares entram na escola por volta das 13h e das 17h15para que os alunos que as utilizam embarquem de maneira mais segura. Esses alunos são orientados a ir,juntos,diretamente para as peruas.
- Para os alunos que saem da escola com seus pais, nossos funcionários ficam no portão, próximos à calçada, e anunciam o nome e a turma do aluno para que outro funcionário o encaminhe para a saída.
- Após as 18h15,teremos na escola os funcionários de apoio. Solicitamos, portanto, que todos venham buscar seus filhos até esse horário.
Observações
- Passado o período de adaptações, solicitamos aos pais que não permaneçam no espaço do plantão nos horários de entrada e saída, para que possamos nos organizar melhor para cuidar dos alunos nesses momentos.
- Os pais que necessitarem podem se dirigir à secretaria ou à tesouraria com seus filhos ou deixá-los conosco no plantão.
- Aos demais, solicitamos que chamem seus filhos assim que chegarem à escola e evitem que os alunos retornem ao plantão, nos ajudando assim a garantir um momento o mais tranquilo e seguro possível para quem ainda aguarda a chegada de um responsável.
- Às famílias com filhos em ciclos diferentes, solicitamos que os responsáveis venham buscá-los no horário de saída dos alunos que saem mais tarde, colaborando assim com um melhor fluxo de pessoas e automóveis na frente da escola.
- Pedimos a todos que, em respeito aos vizinhos e de acordo com determinação legal a respeito, não estacionem na guia rebaixada dos prédios próximos à escola.
III. ALIMENTAÇÃO
- As refeições são parte integrante de nosso cotidiano escolar, portanto o que e como comer fazem parte do nosso projeto educacional. Os professores acompanham esse momento,atuando no sentido de que as crianças experimentem as opções, diversifiquem suas preferências e mantenham uma postura adequada.
- O lanche é fornecido pela escola para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano. No caso dos alunos do2º ao5º ano do Ensino Fundamental I, pode ser trazido de casa ou comprado na cantina.
- O almoço, servido em turnos, é uma opção para os alunos. É fornecido aos alunos do 2º ao5º ano do Ensino Fundamental I,uma vez por semana, quando permanecem o dia inteiro na escola, sendo opcional nos demais dias, desde que com agendamento prévio junto à secretaria escolar.
- Em breve, enviaremos uma carta específica sobre opções de pagamento mensal do lanche na cantina e a forma de contrato do almoço na escola.
- Todas as recomendações ou restrições alimentares devem ser comunicadas à professora da classe ou diretamente à Rita, Assistente de Coordenação, responsável pela cantina e pelo refeitório.
- O almoço é servido em dois turnos, entre 12h e 13h, e seguimos uma rotina de higiene após as refeições. Para tanto, solicitamos que todos os alunos do2º ao5º ano do Ensino Fundamental I tragam uma escova de dente para deixar na escola.
IV. SAÚDE E BEM-ESTAR
A ocupação e os deslocamentos dos grupos pelo espaço são planejados para proporcionar segurança aos nossos alunos e desafios coerentes com a sua faixa etária. Os procedimentos cotidianos de higiene e o constante acompanhamento dos professores contribuem para a formação de hábitos saudáveis e para o bem-estar de todos.
No caso de quedas, escoriações ou indisposições, o procedimento adotado é informar aos pais pela agenda ou, se necessário, entrar em contato com a família, que poderá ser apenas avisada do incidente para orientar alguma providência imediata ou ser solicitada a vir buscar o aluno. Caso isso não seja possível ou nenhum dos adultos indicados seja encontrado, a escola tomará as providências necessárias, segundo as orientações da Ficha de Saúde preenchida no ato da matrícula. No caso de encaminhamento médico, as despesas precisarão ser assumidas pelos pais.
Para que possamos nos responsabilizar adequadamente pelo cuidado necessário com os alunos em todas as situações durante o período escolar, consideramos imprescindível que a Ficha de Saúde seja entregue preenchida na escola até o primeiro dia de aula. Pedimos, assim, que todas as famílias verifiquem se o documento foi entregue na matrícula ou que façam isso até o dia 28 de janeiro.
No dia a dia,é muito importante observar algumas regras básicas,que têm como objetivo preservar a saúde de todos:
- Solicitamos que, no caso de febre, doenças ou infecções contagiosas, os alunos não frequentem a escola, resguardando-se e preservando a saúde de todos. Ao detectarmos algum desses sintomas ou doenças, os pais serão chamados para vir buscar o aluno imediatamente, para que não haja risco de contágio.
- Alunos que estejam com piolhos ou lêndeas vivos não devem também frequentar a escola, até que estejam curados, recomendação que recebemos da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. Solicitamos que a escola seja comunicada o mais rápido possível para que as demais famílias do grupo específico recebam um aviso desta ocorrência. A fim de prevenir a instalação e proliferação da doença, sugerimos a verificação diária e o tratamento, sempre que necessário, porque só assim será possível interromper o ciclo de sua incidência.
- Quando necessária a administração de medicamentos ou de outras recomendações médicas, as instruções devem ser comunicadas por escrito na agenda, para que possamos segui-las com segurança.
V. MATERIAL ESCOLAR
Para auxiliá-los na organização do material escolar de seu filho, segue uma descrição do que será necessário.
- Itens que a escola se compromete a fornecer, e que serão cobrados na taxa de material:
- Agenda.
- Materiais de artes de uso individual e coletivo.
- Folhas de lição e apostilas de trabalho de campo.
- Plásticos com 4 furos para arquivamento de textos e lições.
- Itens que devem ser adquiridos pelos pais:
- Material individual que todo aluno deve trazer diariamente ou deixar na escola (listagem no site da escola).
- Livros adotados para o ano letivo (listagem no site da escola).
- Utilização de material da biblioteca da escola:
- Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, conforme o projeto de leitura da classe,os alunos retiram livros de literatura da biblioteca para levar para casa. Solicitamos que os livros sejam devolvidos ou renovados no prazo de uma semana. Em caso de extravio,devem ser repostos e, se esgotados, a escola poderá sugerir novos títulos.
VI. UNIFORME, VESTIMENTA E PERTENCES PESSOAIS
Seguem recomendações importantes quanto a roupas e demais pertences pessoais:
- Todos os alunos devem ter, ao menos, uma camiseta cinza da escola, para uso em saídas ou ocasiões especiais.
- Para evitarmos acidentes, é importante que os alunos usem tênis, sapatos ou sandálias fechadas.
- Pedimos que os alunos usem roupas confortáveis, de preferência shorts ou calça de malha ou moletom, que lhes permitam brincar à vontade, sem receio de sujar ou manchar.
- Dependendo da época do ano, é importante também que os alunos usem protetor solar para vir à escola, já que brincam ao sol no parque e na quadrinha.
- Nos dias de aula com os professores especialistas da área corporal, que serão oportunamente divulgados, nossas orientações são para que os alunos:
- venham de tênis e meia e, se necessário, tragam algo para prender os cabelos;
- venham para as aulas de Educação Física com roupas de malha ou moletom;
- venham para as aulas de Capoeira com a camiseta da escola própria para essa aula, que pode ser adquirida na Secretaria da escola, e com calça branca de malha ou moletom (ou calça própria de Capoeira).
- Os alunos da Educação Infantil e 1º ano devem trazer, diariamente, uma mochila com tamanho suficiente para portar mudas de roupas adequadas à sua faixa etária e também uma pasta tamanho A4. Os demais devem ter uma mochila na qual consigam transportar o material necessário às lições de casa.
- Para os alunos de GI e 1º ano que ainda não utilizam o bebedouro,solicitamos nas listas de material 1 garrafa de plástico ou de outro material resistente à queda para que possam tomar água. As garrafas poderão vir com água ou podemos enchê-las na escola e, ao final do dia, elas serão enviadas na mochila para serem lavadas ou trocadas em casa.
- Para os alunos de 2º a 5º ano, recomendamos também o uso de uma garrafinha, pois facilita o hábito de tomar água com frequências em que a participação nas aulas tenha que ser interrompida, ajuda a evitar o contágio de gripe na escola e contribui para a diminuição do uso de copos descartáveis.
- As roupas, material escolar e objetos pessoais devem vir marcados com o nome do aluno e grupo/série. Não podemos nos responsabilizar por objetos ou roupas extraviadas. De qualquer forma, as crianças não devem trazer roupas, objetos ou brinquedos de grande valor pessoal ou econômico.
- Pedimos que os alunos não tragam aparelhos celulares, sonoros ou jogos eletrônicos para a escola.
- É muito comum que as crianças troquem objetos ou roupas entre si. Solicitamos aos pais que qualquer objeto alheio seja prontamente devolvido à escola.
VII. ANIVERSÁRIOS
Os aniversários dos alunos poderão ser comemorados na escola,no horário de lanche, desde que combinados com pelo menos uma semana de antecedência com a Rita, Assistente de Coordenação.
No GI e 1º ano, a critério de cada família,a comemoração pode incluir, além do bolo de aniversário, um prato de outro alimento, a distribuição de convites e a arrumação de uma mesa com utensílios próprios para festas infantis.
De 2º a 5º ano, pedimos que os alunos tragam apenas o bolo de aniversário e suco(opcional), e que não haja convites, troca de presentes ou distribuição de lembrancinhas, pois isso interfere demasiadamente, para essa faixa etária, na rotina de aulas e na produção escolar.
De GI a 5º ano, além dos alunos do grupo, só os irmãos que cursem até o 5º ano e estudem na escola poderão ser convidados ou, em casos excepcionais, outro grupo/classe inteiro. Podemos distribuir em classe convites para festas de aniversário comemoradas fora do período escolar desde que todos os alunos do grupo sejam convidados.
Lembramos que qualquer alteração no acompanhamento da saída dos alunos deverá ser autorizada e comunicada à escola somente pelo responsável direto.Os alunos que não tiverem a autorização com antecedência não poderão sair da escola com o grupo que vai para o aniversário, e pedimos que os pais não liguem na hora da saída para autorizar, porque isso desorganiza nosso cuidado com esse momento, o que é fundamental para a segurança de todos.
VIII. TRABALHOS DE CAMPO, PASSEIOS E ACAMPAMENTO
Para fortalecer os vínculos entre as crianças e proporcionar novas situações de aprendizado, saídas da escola fazem parte do nosso currículo. No Grupo Interidades, realizamos uma saída de dia inteiro (day camp) no final do ano. Para os alunos do1º ao5º ano do Ensino Fundamental I, estão programados um acampamento anual e trabalhos de campo ligados aos projetos de cada série.
A autorização para a saída do aluno nessas ocasiões é enviada no início do ano letivo para ser preenchida e entregue à Secretaria da escola, para que a ida dos alunos fique garantida, pois eventuais esquecimentos impediriam a participação.
Os pais receberão uma circular avisando dia e local. Se a participação na saída não for confirmada pelos pais, a escola entrará em contato para se certificar da ciência e autorização necessárias.
No caso das saídas previstas em calendário, com exceção dos day camps de GI e 5º ano, o valor do rateio de custos de transporte, entradas e acompanhantes será informado no início do ano letivo e cobrado de forma parcelada ao longo do ano;e a cada nova saída agendada, divulgaremos o valor e o prazo para o pagamento.
IX. TRANSPORTE ESCOLAR
A escola não dispõe de transporte escolar próprio, mas indica alguns profissionais de confiança que prestam esse serviço aos pais. Em caso de necessidade de uso desse serviço, consulte as informações disponíveis no site da escola.
Dispomos também de listas que agrupam os alunos por bairro ou regiões próximas, favorecendo rodízios ou outras formas de transporte organizadas entre os pais.