EFI – 5º Ano Manhã e Tarde – Processo de passagem

Aos pais do 5º ano – Manhã e Tarde,

Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.

Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e nesta semana começamos a planejar encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.

Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu (sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.

Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!

Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.

 

OBJETIVOS GERAIS

Criar condições para que os alunos:

  • Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
  • Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.

Criar condições para que os pais:

  • Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.

 

ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO

Solicitamos que os alunos não faltem à escola nesses dias para que consigam participar de todas as atividades previstas.

ATIVIDADE OBJETIVOS RESPONSÁVEIS
Aulas de O. E. do 5º ano Que os alunos levantem questões e expectativas em relação ao 6º ano. Valéria, Elaine e Adriana
5ª, 22/09 Conversa com a professora Luana, do EF II, e avaliação de Português para os alunos do 5º ano Que os alunos conheçam os professores de português e matemática do 6º ano e um pouco da sua forma de trabalhar, assim como demonstrem seus principais aprendizados nessas áreas. Luana e Valéria ou Elaine
3ª, 03/10 (5º – Manhã) 5ª, 13/10 (5º – Tarde) Conversa com o professor Carlos Matumoto e avaliação de Matemática para os alunos do 5º ano Carlos Matumoto e Valéria ou Elaine
5ª, 06/10 Retorno coletivo do resultado da avaliação de Português para os alunos de 5º ano Que os alunos entendam como foram avaliados pelos professores do 6º ano e analisem seus resultados coletivamente. Luana e Valéria ou Elaine
2ª, 17/10 (5º – Manhã) 5ª, 27/10 (5º – Tarde) Retorno coletivo dos resultados das atividades de Matemática para os alunos de 5º ano Carlos Matumoto e Valéria ou Elaine
2ª, 24/10 (5º – Manhã) 5ª, 20/10 (5º – Tarde) Encontro com alunos do 6º ano Que os alunos do 5º ano conversem com os do 6º ano, compreendendo o que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. Valéria, Elaine e Celina
3ª, 25/10 (5º – Manhã) 5ª, 03/11 (5º – Tarde) Encontro com a orientação do Ensino Fundamental II Que os alunos obtenham um retorno sobre suas expectativas e sintetizem sua compreensão relativa ao que muda e o que permanece no Ensino Fundamental II. Valéria ou Elaine e Celina

Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados. 

 

Celina Fernandes
Orientadora Pedagógica e Educacional – EFII
Adriana Mangabeira
Orientadora Pedagógica e Educacional – EFI